14 de fevereiro de 2016

Domingo II do Advento

6 de Dezembro



“Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas e toda a criatura verá a salvação de Deus.”


Podemos situar o tema deste domingo à volta da missão profética. Ela é um apelo à conversão, à renovação, no sentido de eliminar todos os obstáculos que impedem a chegada do Senhor ao nosso mundo e ao coração dos homens. Esta missão é uma exigência que é feita a todos os batizados, chamados – neste tempo em especial – a dar testemunho da salvação/libertação que Jesus Cristo veio trazer.

A primeira leitura sugere que este “caminho” de conversão é um verdadeiro êxodo da terra da escravidão para a terra da felicidade e da liberdade. Durante o percurso, somos convidados a despir-nos de todas as cadeias que nos impedem de acolher a proposta libertadora que Deus nos faz. A leitura convida-nos, ainda, a viver este tempo numa serena alegria, confiantes no Deus que não desiste de nos apresentar uma proposta de salvação, apesar dos nossos erros e dificuldades.

A segunda leitura chama a atenção para o facto de a comunidade se dever preocupar com o anúncio profético e dever manifestar, em concreto, a sua solidariedade para com todos aqueles que fazem sua a causa do Evangelho. Sugere, também, que a comunidade deve dar um verdadeiro testemunho de caridade, banindo as divisões e os conflitos: só assim ela dará testemunho do Senhor que vem.

O Evangelho apresenta-nos o profeta João Baptista, que convida os homens a uma transformação total quanto à forma de pensar e de agir, quanto aos valores e às prioridades da vida. Para que Jesus possa caminhar ao encontro de cada homem e apresentar-lhe uma proposta de salvação, é necessário que os corações estejam livres e disponíveis para acolher a Boa Nova do Reino. É esta missão profética que Deus continua, hoje, a confiar-nos.

O Advento é um tempo favorável para o êxodo da terra da escravidão para a terra da liberdade. Neste tempo somos especialmente confrontados com as cadeias que ainda nos prendem e convidados a percorrer esse caminho de regresso que a bondade e a ternura de Deus vão aplanar, a fim de que possamos regressar à cidade nova da alegria e da liberdade.

Preparar o caminho do Senhor é convidar a uma conversão urgente, que elimine o egoísmo, que destrua os esquemas de injustiça e de opressão, que derrote as cadeias que mantêm os homens prisioneiros do pecado… Preparar o caminho do Senhor é um re-orientar a vida para Deus, de forma a que Deus e os seus valores passem a ocupar o primeiro lugar no nosso coração e nas nossas prioridades de vida.

Liturgia da Palavra Domingo II do Advento


I Leitura Bar 5, 1-9
«Deus mostrará o teu esplendor»

Deus promete a Israel dias de glória e de bênção, que porão fim ao cativeiro da Babilónia. Os membros do Povo eleito, dispersos, em pequenos grupos, num mundo pagão, hão de reunir-se, não pelo esforço dos homens, mas por obra do mesmo Deus, em volta de Jerusalém, constituindo, de novo, uma nação com destino próprio.
Como a Israel, Deus também nos libertou, por meio de Jesus Cristo, que veio à terra para nos reunir no Seu Povo, a Sua Igreja, a «Jerusalém do alto» e «nossa mãe».
                               
Salmo   125 (126)
O Senhor fez maravilhas em favor do seu povo.

II Leitura Filipe 1, 4-6.8-11
«Puros e irrepreensíveis para o dia de Cristo»

Graças à ação divina e à cooperação dada pelos cristãos de Filipos, o Evangelho difundiu-se extraordinariamente. Por isso, S. Paulo, com os mesmos sentimentos de alegria com que o profeta celebrava o «regresso» a Jerusalém, canta a «conversão» dos homens ao Evangelho, ao mesmo tempo que exorta os Filipenses a continuarem a trabalhar na construção da Igreja, pelo progresso na caridade e no conhecimento de Deus.
                               
Aclamação ao Evangelho Lc 3, 4.6
Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas
e toda a criatura verá a salvação de Deus.

Evangelho Lc 3, 1-6
«Toda a criatura verá a salvação de Deus»

S. Lucas situando, com precisão, a pregação de João Baptista no coração da história dos homens, indica, claramente que a salvação é universal, oferecida a todos os homens, sem exceção. «Ao novo Povo de Deus todos os homens são chamados» (LG 13).
A condição essencial para a aceitação da salvação é a conversão a Deus, que envolve, como consequências a libertação do pecado.
Para que a vinda misteriosa de Cristo às nossas almas, hoje se cumpra, é necessário, pois, «preparar os caminhos do Senhor».


Preparando a Liturgia para o Domingo  III do Advento


Sof 3, 14-18a                     
«O Senhor exulta de alegria por tua causa»

Salmo  12                            
Povo do Senhor, exulta e canta de alegria

Filip 4, 4-7                          
«O Senhor está próximo»

Lc 3, 10-18                           
«Que devemos fazer?»

Palavra de Deus para a semana de 7 a 12 de Dezembro


7 Segunda
Is 35, 1-10 -  Salmo 84 (85) - Lc 5, 17-26
Eis que vem o Rei, Senhor de toda a terra,
libertar-nos do jugo do nosso cativeiro.

8 Terça 
Gen 3, 9-15. 20 - Salmo 97 - Ef 1, 3-6. 11-12 - Lc 1, 26-38
Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco,
bendita sois Vós entre as mulheres.

9 Quarta 
Is 40, 25-31 - Salmo 102 (103) -  Mt 11, 28-30
O Senhor vem salvar o seu povo;
felizes os que estão preparados para ir ao seu encontro.

10 Quinta 
Is 41, 13-20 - Salmo 144 (145) - Mt 11, 11-15
Desça o orvalho do alto dos céus  e as nuvens chovam o justo;
abra-se a terra e germine o Salvador.

11 Sexta
Is 48, 17-19 - Salmo 1 - Mt 11, 16-19
O Senhor está perto, ide ao seu encontro; Ele é o príncipe da paz.

12 Sábado 
Sir 48, 1-4. 9-11 - Salmo 79 (80) -  Mt 17, 10-13
Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas
e toda a criatura verá a salvação de Deus.

                              Caminhada de Advento – Natal – 2015-2016   

                                           

                               Há mais alegria em dar (-se)!  (At 20,35)                                                                                                   Felizes os misericordiosos!  (Mt 5,7)

2.ª Semana do Advento
“Tenho plena confiança de que Aquele que começou em vós tão boa obra há de levá-la a bom termo, até ao dia de Cristo Jesus” (Fl 1,6)!

Confiança

Esvaziar o cabaz familiar ou de grupo para o cabaz paroquial.

Confia!

- Dedicar algum do tempo à oração confiante.
- Experimentar o conforto e o consolo de um Deus que confia em ti.


6  Dezembro     


S. Nicolau, bispo

Bispo de Mira, na Lícia (hoje Turquia), morreu nos meados do século IV e foi venerado em toda a Igreja, sobretudo a partir do século X.


7  Dezembro

    
S. Ambrósio, bispo e doutor da Igreja

Nascido em Tréveris, cerca do ano 340, de uma família romana, fez os seus estudos em Roma e iniciou em Sírmio a carreira pública. Em 374, vivendo em Milão, foi inesperadamente eleito para bispo da cidade e recebeu a ordenação em 7 de Dezembro. Fiel cumpridor do seu dever, distinguiu-se sobretudo na caridade para com todos, como verdadeiro pastor e mestre dos fiéis. Defendeu corajosamente os direitos da Igreja; com seus escritos e sua atividade ilustrou a verdadeira doutrina contra o arianismo. Morreu no Sábado Santo, em 4 de Abril de 397.


8  Dezembro     


Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria

Mais do que qualquer outro tempo do Ano Litúrgico, o Advento é tempo de Maria, pois é nele que A vemos em mais íntima relação com o Seu filho, ao Qual está unida «por vínculo estreito e indissolúvel» (LG. 53).Se o Senhor veio ao meio dos homens, se Ele vem ainda, é por meio de Maria. N’Ela se cumpre, na verdade, o mistério do Advento.
Embora, na sua origem e no seu princípio, a Solenidade da Imaculada Conceição, que vem do século XI, não nos apareça em ligação com o Advento, contudo ela é uma verdadeira festa do Advento. Ela é a aurora que precede, anuncia e traz em si o Dia novo, que está para surgir no Natal.
Enaltecendo a Virgem Maria, esta Solenidade, em vez de nos desviar do Mistério de Cristo, leva-nos, pelo contrário, a exaltar a obra da Redenção, ao apresentar-nos Aquela que foi a primeira a beneficiar dos seus frutos, tornando-se a imagem e o modelo segundo o qual Deus quer refazer o rosto da Humanidade, desfigurado pelo pecado.
Assim como na aurora se projeta a luz do sol, de cujos raios ela tira a vida, assim em Maria Imaculada se reflete o poder do Salvador que está para vir: a Seus méritos Ela deve, com efeito, o ter sido «remida de modo mais sublime» (LG. 53).
Festa de Advento, a Solenidade da Imaculada Conceição constitui uma bela preparação para o Natal.


11  Dezembro    


S. Dâmaso, papa

Nasceu na Península Hispânica pelo ano 305. Formou parte do clero de Roma, e foi eleito Bispo da Igreja de Roma no ano 366, em tempos muito difíceis. Teve de reunir frequentes sínodos contra os cismáticos e hereges e foi grande promotor do culto dos Mártires, cujos sepulcros adornou com seus versos. Morreu no ano 384.


12 Dezembro   


S. Joana Francisca de Chantal, religiosa

Nasceu em Dijon (França) em 1572. Casou com o barão de Chantal, e foi mãe de seis filhos, a quem educou esmeradamente. Tendo falecido o marido, levou, sob a direção de S. Francisco de Sales, uma admirável vida de perfeição, exercendo especialmente a caridade para com os pobres e os enfermos. Fundou o Instituto da Visitação, que governou sabiamente. Morreu em 1641.

 


Intenções para a Eucaristia de 8 de Dezembro (10h)

António da Silva Luís, do Lameu;
Madalena Carneiro Pinto, pais e sogros;
Albino Teixeira Pinto e esposa, de Requim.


 Intenções para a Eucaristia de 13 de Dezembro (10h)

Rosa de Jesus Carneiro e Martinho Pinto, de Carvalho de Vila;
Manuel Madureira Vieira e pai;
Familiares de Madalena Teixeira de Almeida e de António Casimiro Almeida;
Luísa Pereira, marido e genro, do Alto;
Manuel Duarte Moreira;
Carlos André;
António Luís, da Pena;
Maria da Conceição Soares;
José de Azeredo e Silva;
Albano de Sousa e esposa, da Quinta.