14 de fevereiro de 2016

Oração em Comunidade: Vésperas I Domingo II do Advento



V. Deus, vinde em nosso auxílio.
R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

 


Hino


Excelso Criador dos grandes astros,
Jesus, eterna luz dos vossos crentes,
Divino Redentor da humanidade,
Ouvi as nossas súplicas ardentes.

Viestes, ó Jesus, para salvar-nos
Da morte em que o demónio nos trazia:
Do mundo enfraquecido foi remédio
O vosso amor que alenta e que alumia.

Para salvar-nos todos do pecado,
Viestes até nós como um Cordeiro:
Dum seio imaculado vós nascestes
Para Vos imolardes num madeiro.

O vosso nome santo e omnipotente
Por toda a criação seja adorado:
Vós sois, Senhor Jesus, excelso Rei,
Todo o poder que existe Vos foi dado.

Combatendo na terra o bom combate,
Queremos vosso reino dilatar:
Vireis, divino Rei, no fim dos tempos,
A vossa eterna glória proclamar.


Salmonia


Ant. 1    
Exulta de alegria, nova Sião, porque o teu Rei
há-de vir para salvar as nossas almas. Aleluia

Salmo 118 (119), 105-112


Elogio da lei divina

Eu sou o caminho, a verdade e a vida:
quem Me segue terá a luz da vida (Jo 14, 6; 8, 12)

A vossa palavra é farol para os meus passos *
e luz para os meus caminhos.  
Jurei e estou decidido *
a guardar os vossos justos juízos.

Estou em grande aflição, Senhor, *
fazei-me viver, segundo a vossa palavra.
Senhor, aceitai os louvores da minha boca *
e dai-me a conhecer os vossos justos juízos.

A minha vida anda em constante perigo, *
mas nunca me esqueço da vossa lei.    
Embora os pecadores me armem um laço, *
nunca me afasto dos vossos preceitos.

As vossas ordens são minha herança eterna, *
são elas que dão alegria ao meu coração.
Habituei o meu coração a cumprir os vossos decretos, *
até ao fim e para todo o sempre.

Ant. 1    Exulta de alegria, nova Sião, porque o teu Rei
há-de vir para salvar as nossas almas. Aleluia

Ant. 2 Robustecei vossas mãos fatigadas. Sede fortes e dizei:
Eis que vem o nosso Deus para nos salvar. Aleluia

Salmo 15 (16)


O Senhor é a minha herança

Deus ressuscitou Jesus,
livrando-O das garras da morte   (Actos 2, 24).

Defendei-me, Senhor: Vós sois o meu refúgio. *
Digo ao Senhor: «Vós sois o meu Deus, †
sois o meu único bem».
Para os santos da terra, admiráveis em seu poder, *
vai todo o meu afeto.
 Os que seguem deuses estranhos *
 redobrem as suas penas.
                 Não serei eu a fazer-lhes libações de sangue, *
                nem a invocar seus nomes com meus lábios.
 Senhor, porção da minha herança e do meu cálice, *
 está nas vossas mãos o meu destino.
Couberam-me em partilha terras aprazíveis: *
                muito me agrada a minha sorte.
 Bendigo o Senhor por me ter aconselhado, *
 até de noite me inspira interiormente.
O Senhor está sempre na minha presença, *
                 com Ele a meu lado não vacilarei.
 Por isso o meu coração se alegra e a minha alma exulta *
 e até o meu corpo descansa tranquilo.
Vós não abandonareis a minha alma na mansão dos mortos, *
                  nem deixareis o vosso fiel sofrer a corrupção.
Dar-me-eis a conhecer os caminhos da vida, *
alegria plena em vossa presença, †
delícias eternas à vossa direita.

Ant. 2       Robustecei vossas mãos fatigadas. Sede fortes e dizei:
   Eis que vem o nosso Deus para nos salvar. Aleluia.

Ant. 3    A Lei foi dada por meio de Moisés; a graça e
a verdade vieram por Jesus Cristo. Aleluia.


Cântico Filipe 2, 6-11


Cristo, Servo de Deus

Cristo Jesus, que era de condição divina, *
não Se valeu da sua igualdade com Deus, †
mas aniquilou-Se a Si próprio.

Assumindo a condição de servo, *
tornou-Se semelhante aos homens.

Aparecendo como homem,  
humilhou-Se ainda mais, *
obedecendo até à morte e morte de cruz.

Por isso Deus O exaltou *
e Lhe deu o nome que está acima de todos os nomes,

para que ao nome de Jesus todos se ajoelhem, *
no céu, na terra e nos abismos,

e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, *
para glória de Deus Pai.

Ant. 3    A Lei foi dada por meio de Moisés; a graça e
a verdade vieram por Jesus Cristo. Aleluia.

 


 Leitura breve 1 Tes 5, 23-24


O Deus  da  paz  vos  santifique   totalmente,  para  que  todo  o  vosso  ser – espírito, alma e corpo – se conserve irrepreensível para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Aquele que vos chama: Ele realizará as suas promessas.           
    

Responsório breve


V. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia.
R. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia.
V. E dai-nos a vossa salvação
R. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia.
V. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia.

 


Cântico Evangélico         


Magnificat                         Lc 1,46-55   

Ant. Vinde, Senhor, visitar-nos na paz, para que nos alegremos
        de todo o coração na vossa presença.

A minha alma glorifica ao Senhor *
 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
Porque pôs os olhos na humildade da sua serva: *
                de hoje em diante me chamarão bem-aventurada  
                   todas as gerações.
Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: *
Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração *
                 sobre aqueles que O temem.
Manifestou o poder do seu braço*
e dispersou os soberbos.
Derrubou os poderosos de seus tronos *
                e exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens *
e aos ricos despediu de mãos vazias.
Acolheu a Israel, seu servo, *
                 lembrado da sua misericórdia,
como tinha prometido a nossos pais, *
a Abraão e à sua descendência para sempre.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,*
                 como era no princípio, agora e sempre. Amen.

Ant. Vinde, Senhor, visitar-nos na paz, para que nos alegremos 
       de todo o coração na vossa presença.


Preces


Oremos, irmãos caríssimos, a Cristo nosso Senhor, que nasceu
da Virgem Maria, e digamos com humildade e alegria:

Vinde, Senhor Jesus.

Filho Unigénito de Deus, anunciado ao mundo como mensageiro
da verdadeira aliança que há-de vir,
— fazei que a humanidade Vos receba e se salve.

Filho Unigénito de Deus, que no seio da Virgem Maria Vos
fizestes Filho do homem,
— livrai-nos de toda a corrupção humana.

Filho Unigénito de Deus, que sois fonte de vida e quisestes
experimentar a morte,
— ajudai-nos a superar a sentença de morte que merecemos.

Filho Unigénito de Deus, que vindes julgar o mundo e trazeis
convosco a recompensa,
— estimulai a nossa esperança, para que sejamos dignos das
vossas promessas.

Senhor Jesus Cristo, que viestes socorrer os mortos com a
vossa morte,
— escutai as súplicas que Vos dirigimos pelos nossos defuntos.

Pai Nosso…


 Oração


Concedei, Deus omnipotente e misericordioso, que os cuidados deste mundo não sejam obstáculo para caminharmos generosamente ao encontro de Cristo, mas que a sabedoria do alto nos leve a participar do esplendor da sua glória.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, amén.

 «Toda a criatura verá a salvação de Deus»

No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe tetrarca da região da Itureia e Traconítide e Lisânias tetrarca de Abilene, no pontificado de Anás e Caifás, foi dirigida a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto. E ele percorreu toda a zona do rio Jordão, pregando um batismo de penitência para a remissão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías:
«Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas; endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas; e toda a criatura verá a salvação de Deus’». Lc 3, 1-6