Dinâmicas Dos Tempos Litúrgicos

(Para melhor visualizar as fotos, clique sobre estas.)


Caminhada para uma Quaresma com Páscoa

“Abre a tua porta à alegria do Evangelho”

Diocese do Porto
2014/2015


«A nossa missão continua a ser a “Alegria do Evangelho”. No Advento e no Natal, fomos convidados a fazer da nossa casa uma casa para a alegria do Evangelho. Neste tempo, para vivermos uma “Quaresma com Páscoa” (EG 6), somos convidados a abrir a porta desta casa e a assumir o desafio: “abre a tua porta à alegria do Evangelho” para que a alegria «experimentada desde o interior» assuma a ousadia do “sair” e a capacidade de contagiar, de “levar o Evangelho”.
Nesta caminhada somos convidados a
 “Abre a tua porta à alegria do Evangelho”
Queremos responder ao desafio de abrir a porta para passar «do encontro pessoal com Jesus Cristo» … «ao anúncio renovado que proporciona aos crentes, uma nova alegria na fé e uma fecundidade evangelizadora»

(Papa Francisco)

Propõe-se que se crie uma estrutura com 7 portas, numeradas de um a sete, no espaço do presbitério. Ao abrir cada porta estará escrita uma letra da palavra alegria com o respectivo desafio. No momento do “ato penitencial” abrir-se-á a porta indicada para a semana. Assim, no dia de Páscoa, com todas as portas abertas, a palavra ALEGRIA tornar-se-á visível. 
Construção do símbolo: este poderá ser feito em qualquer tipo de material, desde que seja visível em toda a Igreja e se encontre bem seguro. Para tal, pode-se usar cartolina, contraplacado, cortiça… Serão 7 portas, todas com a mesma dimensão, aptas a serem abertas.    
Porquê o número de 7 portas?
A partir da simbologia da plenitude, o número 7 indicará as 7 letras da palavra ALEGRIA e os 7 domingos (5 de Quaresma com o Ramos e de Páscoa).»


Em "Uma casa para a alegria do Evangelho". Caminhada Advento - Natal. 2014 / 2015. 
Proposta da Diocese do Porto 

Da Quaresma à Páscoa


  Primeiro Domingo

Palavra: ARREPENDE-TE



  Segundo Domingo

Palavra: LEVANTA-TE




  Terceiro Domingo

Palavra: EDIFICA





  Quarto Domingo

Palavra: GLORIFICA



  Quinto Domingo

Palavra: RECRIA-TE


Domingo de Ramos

Palavra: IMIITA






Páscoa

Palavra: ANUNCIA








Caminhada Advento-Natal 

Uma casa para a alegria do Evangelho

Diocese do Porto
2014/2015

Metodologia:
  Construir um presépio em casa tendo a fachada da igreja paroquial como cenário
·     Construir um presépio na igreja paroquial com a casa de cada um, como se fosse a cidade de Belém (à imagem dos presépios antigos em forma de cascata).

Linhas Orientadoras:

«  3. Para dar expressão a esta ideia sugere-se que cada família faça, em casa, o seu presépio, tendo como cenário a fachada da sua igreja paroquial, que será entregue pela paróquia em fotocópia de tamanho A3, no domingo de Cristo-Rei (depois, cada família passá-la-á para o material que entender: cartão, madeira, K-line…). Na fachada deve estar marcada, a tracejado, a porta da igreja (que será aberta na Epifania).
Ao mesmo tempo, e usando uma caixa de cartão (de sapatos, cereais…), cada família fará a fachada da sua própria casa ou prédio, que entregará, na paróquia, no terceiro domingo de Advento, para se construir o presépio paroquial.
Para o presépio de sua casa, cada família levará, no final da Missa de cada domingo, a partir das leituras e da Exortação Apostólica do Papa Francisco, uma proposta de caminho: a) uma palavra; b) a indicação da figura e do símbolo a valorizar nessa semana; c) duas atitudes: uma atitude em família e uma atitude comunitária; d) uma oração.

4. Na igreja paroquial, constrói-se o Presépio, diante de uma fachada da própria igreja (ampliação da imagem entregue às famílias), e, à frente e à volta dele, como uma espécie de cidadezinha de Belém, seriam depois colocadas as fachadas das casas dos paroquianos feitas na tal caixa de cartão, se possível com as janelas abertas e com papel de celofane amarelo, para serem iluminadas.
Estas casas deverão ser trazidas no 3º domingo de Advento, para haver tempo de construir o presépio na igreja.
Deste modo, o Presépio da Igreja Paroquial seria a imagem da própria Paróquia, tal como ela se define: «a própria Igreja que vive no meio das casas de seus filhos e das suas filhas» (CFL 26; cit. por E.G.28). Não esqueçamos que a etimologia da palavra “Paróquia” remete, precisamente, para um conjunto de casas. ‘A paróquia é família de famílias’. »

Em "Uma casa para a alegria do Evangelho". Caminhada Advento - Natal. 2014 / 2015. 
Proposta da Diocese do Porto

  Primeira Semana

Palavra: PRIMEIRAR 


“O que vos digo a vós, digo a todos: Vigiai”.
Como pede o Papa, devemos ser o(s) primeiro(s) a “tomar a iniciativa, a ir à frente, a ir ao encontro…” (EG24)

- Figura do presépio: João Batista
- Símbolo: Lanterna

- Atitude para a família: Identificar na família uma situação de dificuldade - por ex., falta de tempo para dialogar.
- Atitude para a comunidade: Identificar fora da família uma situação de dificuldade - por ex., uma família/pessoa que passa dificuldades, que está só ou doente…

- Atividade: Em família, fazer o pinheiro de Natal; colocar e acender as luzes. Colocar a lanterna por trás do placar recortado, alusivo à fachada da Igreja.
  

  Segunda Semana

Palavra: ENVOLVER-SE




“Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”.
Como escreve o Papa, ‘o Senhor envolve-se e envolve os seus, pondo-se de joelhos diante dos outros para lavar os pés’ (EG24).

- Figura do presépio: Pastores
- Símbolo: Toalha branca/pano que envolverá o Menino

- Atitude para a família: Desligar a televisão e dialogar sobre o dia vivido, ficando a saber das alegrias e dificuldades que cada um sentiu.
- Atitude para a comunidade: Fazer uma visita à família ou pessoa ou situação escolhida, para partilhar a alegria do Evangelho, em gestos de proximidade.

Actividade: Colocar a manjedoura para o Menino na frente do placar da fachada da Igreja. Na manjedoura, colocar o paninho, que pode ser a toalha do Batismo.
Começar a construir a fachada da casa, usando uma caixa: por ex. de sapatos, cereais, bolachas, etc. Decorar a maquete da casa ao gosto de todos, e não esquecer de abrir janelas – se for possível, colocar nas janelas um bocadinho de celofane de cor amarela.

 


Terceira Semana

Palavra: ACOMPANHAR


“Veio como testemunha para dar testemunho da luz”.
Nas palavras do Papa: “Nós, cristãos, insistimos na proposta de reconhecer o outro, de curar as feridas, de construir pontes, de estreitar laços e de nos ajudarmos…” (EG67)

- Figura do presépio: José
- Símbolo: Sapatinho/bota de Natal

- Atitude para a família: Esta semana repetir com mais frequência três palavras-chave do vocabulário familiar: obrigado, desculpa, por favor.
- Atitude para a comunidade: Valorizar no seio da comunidade as três palavras-chave: obrigado, desculpa, por favor.

Actividade: Colocar o sapatinho ou bota de Natal junto ao presépio – por ex. pendurado no pinheiro.

Quarta Semana

Palavra: FRUTIFICAR



“Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”.
Nas palavras do Papa: “Aquilo que descobriste, o que te ajuda a viver e te dá esperança, isso é o que deves comunicar aos outros.” (EG121)

- Figura do presépio: Maria
- Símbolo: Cesto com os frutos secos do Natal

- Atitude para a família: antecipar-se a fazer uma tarefa útil aos outros.
- Atitude para a comunidade: Ajudar a família/pessoa que estamos a acompanhar numa tarefa concreta: ir passear com ela, ler para ela, ir à farmácia…

Actividade: Colocar o cesto com os frutos junto da imagem de Maria.


Natal

 FESTEJAR


“Anuncio-vos uma grande alegria: Hoje nasceu o nosso Salvador, Jesus Cristo, Senhor”.
Escreve o Papa Francisco: “Quero dirigir-me aos fiéis cristãos a fim de os convidar para uma nova etapa evangelizadora marcada por esta alegria.” (EG1)

- Figura do presépio: Anjos
- Símbolo: Estrela(s) de Natal ou Anjo

- Atitude para a família: fazer da Ceia de Natal e do dia de Natal, um grande momento familiar, pela alegria, pela entreajuda, cada um fazendo-(se) um presente para o(s) outro(s);
- Atitude para a comunidade: Visitar a família/pessoa e levar-lhe um presente. Nalgum caso, poderá ser possível convidar para a Ceia ou para o almoço de Natal…


Actividade: Colocar a Estrela de Natal por cima da manjedoura e os Anjos à volta do presépio. Pode usar-se uma estrela que haja em casa, ou fazer uma a gosto.


Sagrada Família

APRESENTAR



“Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, para O apresentarem ao Senhor”.
Diz o Papa: “A família é o lugar onde nos formamos como pessoas. Cada família é um tijolo que constrói a sociedade.” (Twitter, 23/10/2014)

- Figura do presépio: Fotografia da Família
- Símbolo: Caminho e/ou Ponte entre a manjedoura e a igreja

- Atitude para a família: Participar juntos na Eucaristia;
- Atitude para a comunidade: Convidar a família ou pessoa para participar connosco na Eucaristia; se não, levar à família ou pessoa a oração ou objeto distribuído na igreja e rezar com ela.

Actividade: Fazer um caminho ou ponte – em areia, pedrinhas, musgo, etc. (se houver uma ponte da cascata, pode usar-se) – desde a manjedoura até à extremidade do presépio, como que sendo para continuar.
Para a Eucaristia deste dia, levar outra foto da família para ser colocada no presépio da Igreja

Epifania

SAIR


 “Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e adoraram-n’O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes”.
Diz o Papa: “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças.” (EG49)

- Figura do presépio: Magos
- Símbolo: Porta da igreja paroquial

- Atitude para a família: Decidir a partilha a fazer no ofertório da Missa.
- Atitude para a comunidade: Colaborar em alguma iniciativa da comunidade fora de portas.

Actividade: Abrir a porta na fachada da igreja que serve de cenário

                           

      

 Baptismo
RENOVAR


“E dos céus ouviu-se uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado, em ti pus toda a minha complacência”.
Escreve o Papa Francisco: “Convido todo o cristão a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo…” (EG3).

- Figura do presépio: Concha do Batismo – ou outra – com algumas gotas de água
- Símbolo: Vela do Batismo (ou outra, para quem não a tiver)

- Atitude para a família: Em casa fazer a oração acendendo alguma vela do Batismo (ou alguma vela do Natal).
- Atitude para a comunidade: Trazer outra vela - decorada – para ser levada à família ou pessoa que acompanhamos durante a caminhada do Advento e Natal, para ficar lá em casa como sinal da Luz que é Jesus.

Actividade: Colocar a concha com a água junto à maquete da Igreja.
Depois da Eucaristia, colocar a vela no meio do caminho ou ponte, ou junto do presépio.

  


   Estrela

A mesma proposta indica que a Caminhada tem ainda espaço para crescer dentro de cada paróquia. Assim sendo, a paróquia de São Paio de Favões decidiu envolver ainda mais as crianças e os jovens da catequese nesta dinâmica. Todas as semanas, determinado grupos da catequese era convidado a participar na Eucaristia e a pendurar uma estrela (com o seu nome e/ou desenho) na árvore junto ao presépio. 





                 


Quaresma e Páscoa de 2014

Enraizar a Fé no Baptismo e 

Frutificar pela Força do Espírito


Na Quaresma e Páscoa de 2014, a Paróquia de São Paio de Favões concretizou uma dinâmica sugerida pelo Secretariado Diocesano da Educação Cristã - Diocese do Porto. "Enraizar a Fé no Baptismo e Frutificar pela Força do Espírito" foi o título da dinâmica levada a cabo pela comunidade. 

Caracterização geral da dinâmica

A dinâmica terá como elemento principal uma ÁRVORE (...).
Desenvolver-se-á a dinâmica em três fases que corresponderão a três zonas distintas da mesma árvore:
- Tempo da Quaresma – Raízes da árvore (nomes + símbolos);
- Domingo de Ramos e Tríduo Pascal – Tronco da árvore ao qual se associará uma CRUZ + os elementos próprios de cada celebração do Tríduo Pascal;
- Tempo da Páscoa – Ramos da árvore (folhas + frutos);
Assumir a árvore como elemento e a cada “fase” ou tempo associar uma parte dela, procura mostrar para além da continuidade, o percurso que o cristão é chamado a fazer. Ninguém pode querer mudar a partir de cima, é essencial começar pela base, experimentar a conversão contemplando a cruz e olhando para ela como a árvore da vida da qual surgem e nascem os frutos quando alimentados e iluminados pelos dons do Espírito.
No geral, cada raiz terá o seu nome (depois com algumas variantes mediante o âmbito/destinatário e o material em que é realizada) e o conjunto dos ramos, ou seja a copa da árvore, será associado não apenas aos dons do Espírito Santo mas também aos seus frutos e às virtudes (Teologais e Cardeais).
Cada momento, seja em catequese seja em comunidade ou em família será acompanhado por uma ORAÇÃO. (...)
Em Comunidade, propõe-se que o elemento (+ símbolo) entre na procissão de entrada e seja colocado no lugar ao mesmo tempo que a oração é feita (p. ex. depois da saudação inicial)" (2014:7).

 Tempo da Quaresma 
                           Quarta-feira de Cinzas                                      



  


 I Domingo
Nome da raiz - Conversão 
Símbolo - Óleo dos Catecúmenos 


 II Domingo
Nome da raiz - Alegria
Símbolo -  Veste Branca



III Domingo
Nome da raiz - Escutar
Símbolo -  Água



 IV Domingo
Nome da raiz - Confiança
Símbolo - Luz


V Domingo
Nome da raiz - Acreditar
Símbolo - Óleo do Crisma



Domingo de Ramos e Tríduo Pascal



   
Tempo da Páscoa 
 II Domingo Pascal
Folhas - Entendimento
Frutos - Fé (Figos) e Fidelidade (Maçãs)

 
  III Domingo Pascal
Folhas - Ciência
Frutos - Esperança (Ananases) e Alegria (Uvas)

   
 IV Domingo Pascal
Folhas - Conselho
Frutos - Prudência (Pêras) e Mansidão (Cerejas)


V Domingo Pascal
Folhas - Temor de Deus
Frutos - Temperança (Limões) e Justiça (Amêndoas)

  
VI Domingo Pascal
Folhas - Piedade
Frutos - Benignidade (Laranjas) e Bondade (Pêssegos)


VII Domingo Pascal
Folhas - Fortaleza
Frutos - Fortaleza (Castanhas) e Paciência (Nozes)

Pentecostes
Folhas - Sabedoria
Frutos - Paz (Azeitonas) e Caridade (Morangos)