4 de abril de 2015

Oração em Comunidade: Vésperas Sábado Santo

PARÓQUIA DE S. PAIO DE FAVÕES

ORAÇÃO EM COMUNIDADE


VÉSPERAS

SÁBADO SANTO


04 de março de 2015



V.           Deus, vinde em nosso auxílio.
R.            Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre.  Amén.

Hino

O estandarte da Cruz proclama ao mundo
A morte de Jesus e a sua glória,
Porque o autor de todo o universo
Contemplamos suspenso do madeiro.

Com um golpe de lança trespassado,
Ficou aberto o Coração de Cristo,
Manando sangue e água como rio,
Para lavar os crimes deste mundo.

Ó árvore fecunda e refulgente,
Ornada com a túnica real,
Sois tálamo, sois trono e sois altar,
Para o corpo chagado e glorioso.

Ó Cruz bendita, só tu nos abriste
Os braços de Jesus, o Redentor,
Balança do resgate que arrancaste
Nossas almas das mãos do inimigo.

Cruz do Senhor, és única esperança,
No tempo da tristeza e da Paixão.
Aumenta nos cristãos a luz da fé,

Sê para os homens o sinal da paz.


SALMODIA

Ant. 1 –  Ó morte, eu serei a tua morte.
   Serei o teu aguilhão, ó inferno.

Salmo 115 (116 B)

Confiei no Senhor, mesmo quando disse: *
                «Sou um homem de todo infeliz».
Na minha perturbação exclamei: *
 «É falsa toda a segurança dos homens».

Como agradecerei ao Senhor *
tudo quanto Ele me deu?
Elevarei o cálice da salvação, *
 invocando o nome do Senhor.

Cumprirei as minhas promessas ao Senhor, *
 na presença de todo o povo.
É preciosa aos olhos do Senhor *
                 a morte dos seus fiéis.

Senhor, sou vosso servo, filho da vossa serva: *
                quebrastes as minhas cadeias.
Oferecer-Vos-ei um sacrifício de louvor,*
                invocando, Senhor, o vosso nome.

Cumprirei as minhas promessas ao Senhor, *
                na presença de todo o povo,
nos átrios da casa do Senhor, *
                dentro dos teus muros, Jerusalém

Ant. 1 –                 Ó morte, eu serei a tua morte.
                 Serei o teu aguilhão, ó inferno.

Ant. 2 -   Assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia,
  assim o Filho do homem estará três dias e três noites no seio da terra.

Salmo 142 (143), 1-11

 Ouvi, Senhor, a minha oração, *
pela vossa fidelidade, escutai a minha súplica, †
 atendei-me pela vossa justiça.
Não chameis a juízo o vosso servo, *
                porque ninguém é justo diante de Vós.
 O inimigo persegue a minha alma, *
 lançou por terra a minha vida,
atirou comigo para as trevas, *
                como se há muito tivesse morrido.
Quebrantou-se-me o ânimo, *
                gelou-se-me o coração dentro do peito.
 Recordo os dias de outrora, *
 medito em todas as vossas obras †
                e considero as maravilhas que operastes.
Estendo para Vós as minhas mãos; *
                como terra sem água, a minha alma tem sede de Vós.
 Ouvi-me, Senhor, sem demora, *
 porque se apaga a minha vida.
Não me escondais a vossa face: *
 seria como os que descem ao sepulcro.
 Fazei-me sentir, desde a manhã, a vossa bondade, *
                 porque em Vós confio.
Mostrai-me o caminho a seguir, *
 porque a Vós elevo a minha alma.
 Livrai-me dos meus inimigos, *
                porque em Vós ponho a minha esperança.
Ensinai-me a cumprir a vossa vontade, *
porque sois o meu Deus.
O vosso espírito de bondade *
 me conduza por caminho recto.
Por vosso nome, Senhor, conservai-me a vida, *
                por vossa clemência, tirai da angústia a minha alma.

Ant. 2 -  Assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia,
                 assim o Filho do homem estará três dias e três noites no seio da terra.
               Ant. 3 -   Destruí este templo, diz o Senhor, e em três dias
  O reedificarei. Ele falava do templo do seu Corpo.

Cântico                                Filip 2, 6-11

Cristo, Servo de Deus

Cristo Jesus, que era de condição divina, *
não Se valeu da sua igualdade com Deus, †
mas aniquilou-Se a Si próprio.
Assumindo a condição de servo, *
tornou-Se semelhante aos homens.
Aparecendo como homem, humilhou-Se ainda mais, *
obedecendo até à morte e morte de cruz.
Por isso Deus O exaltou *
e Lhe deu o nome que está acima de todos os nomes,
 para que ao nome de Jesus todos se ajoelhem, *
no céu, na terra e nos abismos,
e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, *
para glória de Deus Pai.

Ant. 3 - Destruí este templo, diz o Senhor, e em três dias
                o reedificarei. Ele falava do templo do seu Corpo.

LEITURA BREVE                                                  1 Pedro 1, 18-21

Lembrai-vos que não foi por coisas corruptíveis, como prata e ouro, que fostes resgatados dessa vã maneira de viver, herdada dos vossos pais, mas pelo Sangue precioso de Cristo, Cordeiro sem defeito e sem mancha, predestinado antes da criação do mundo e manifestado nos últimos tempos por vossa causa. Por Ele acreditais em Deus, que O ressuscitou dos mortos e Lhe deu a glória, para que a vossa fé e a vossa esperança estejam postas em Deus.

Em vez do RESPONSÓRIO BREVE, diz-se:

Ant.:   Por nosso amor, Cristo obedeceu até à morte e morte de cruz.      Por isso Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes.                                 

Cântico Evangélico         Magnificat Lc 1,46-55

Ant. –   Agora foi glorificado o Filho do homem:
                Deus foi glorificado n’Ele e há-de glorificá-l’O sem demora.

A minha alma glorifica ao Senhor *
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.

      Porque pôs os olhos na humildade da sua serva: *
      de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.

Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: *
Santo é o seu nome.

      A sua misericórdia se estende de geração em geração *
      sobre aqueles que O temem.

Manifestou o poder do seu braço *
e dispersou os soberbos.

      Derrubou os poderosos de seus tronos *
      e exaltou os humildes
.
Aos famintos encheu de bens *
e aos ricos despediu de mãos vazias.

      Acolheu a Israel, seu servo, *
      lembrado da sua misericórdia,

como tinha prometido a nossos pais, *
a Abraão e à sua descendência para sempre.

      Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,*
      como era no princípio, agora e sempre. Amen.

Ant. –   Agora foi glorificado o Filho do homem:
                Deus foi glorificado n’Ele e há-de glorificá-l’O sem demora.

PRECES

Adoremos com sincera piedade a Cristo, nosso Redentor, que
por nós padeceu e foi sepultado, para ressuscitar ao terceiro dia,
e imploremos humildemente:
Senhor, tende piedade de nós.
Senhor Jesus, que no sangue e água que brotaram do vosso
peito, ferido pela lança, revelastes o nascimento admirável
da santa Igreja,
— renovai a vida do povo de Deus pelo mistério da vossa    morte, sepultura e ressurreição.

Senhor Jesus, que Vos compadecestes dos Apóstolos, que tinham
esquecido a promessa da ressurreição,
— tende compaixão também daqueles que não acreditam no
vosso triunfo sobre a morte e vivem sem esperança.

Cordeiro de Deus, vítima pascal imolada por todos os homens,
— atraí à glória da vossa cruz todos os povos da terra.

Deus do universo, que dominais todos os confins da terra e
quisestes ser encerrado no sepulcro,
— livrai do inferno o género humano e conduzi-o à glória da
imortalidade.

Cristo, Filho de Deus vivo, que suspenso na cruz abristes ao bom ladrão as portas do Paraíso,
— tende piedade dos nossos irmãos defuntos, que, semelhantes a Vós na morte e sepultura, esperam associar-se também convosco na glória da ressurreição.
Pai Nosso…

Oração

Deus, Pai de misericórdia e fonte de toda a bondade, que nos fizestes encontrar no jejum, na oração e no amor fraterno os remédios do pecado, olhai benigno para a confissão da nossa humildade, de modo que, abatidos pela consciência da culpa, sejamos confortados pela vossa misericórdia. Por Nosso Se­nhor Jesus Cristo que é Deus convosco na unidade do Espírito santo,                    Amén

     Sábado Santo:
            Jesus desceu à mansão dos mortos





«Um grande silêncio reina hoje sobre a terra; um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio, porque o Rei dorme. A terra estremeceu e ficou silenciosa, porque Deus adormeceu segundo a carne e despertou os que dormiam há séculos [...]. Vai à procura de Adão, nosso primeiro pai, a ovelha perdida. Quer visitar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte. Vai libertar Adão do cativeiro da morte. Ele que é ao mesmo tempo seu Deus e seu filho [...] "Eu sou o teu Deus, que por ti me fiz teu filho [...] Desperta tu que dormes, porque Eu não te criei para que permaneças cativo no reino dos mortos: levanta-te de entre os mortos; Eu sou a vida dos mortos"»  


 Sábado Santo,
2ª Leitura do Ofício de Leituras: Liturgia das Horas