2 de abril de 2015

Pagela Páscoa

“Abre a tua porta à alegria do Evangelho”
Caminhada para uma Quaresma com Páscoa


Oitava da PáscoaAnuncia
 V/ Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.       R/Ámen.
1. Convite à oração: Nota: Certamente recebereis, em vossa casa, a visita pascal. É possível que essa visita integre um momento breve de oração. Se assim for, aproveitaremos essa oração, que poderemos repetir em outros dias desta oitava da Páscoa (cf. oração conclusiva desta semana).
2. Leitura bíblica: “Entrando no sepulcro, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, viram um jovem sentado do lado direito, vestido com uma túnica branca, e ficaram assustadas. Mas ele disse-lhes: «Não vos assusteis. Procurais a Jesus de Nazaré, o Crucificado? Ressuscitou: não está aqui. Vede o lugar onde O tinham depositado. Agora ide dizer aos seus discípulos e a Pedro que Ele vai adiante de vós para a Galileia.
Lá O vereis, como vos disse» (cf. Mc.16,1-8).
3. Breve diálogo sobre este evangelho:
a) Quem encontra Cristo ressuscitado experimenta uma grande alegria! Mas não é uma alegria, para reservar para si. É uma alegria a anunciar aos outros. “A alegria do evangelho”, isto é, a Boa Nova deste Deus Crucificado, morto e Ressuscitado por mim, é a nossa missão.
b) Cabe-nos ir adiante, na certeza de que lá, onde formos anunciá-l’O, Cristo já lá está, porque Ele vai sempre à nossa frente.
4. Gesto: Colocar na 7ª porta o nome de três de pessoas, a quem não deixaremos de anunciar a alegria de Cristo vivo, na nossa vida. Podemos fazer a nossa “visita pascal” a três famílias, e com eles partilhar a alegria da Páscoa. Participar ativamente na visita pascal ou receber a visita pascal em nossa casa, recebendo outros familiares e amigos, é também uma forma de anunciar a alegria da ressurreição!
5. Pai-Nosso
6. Oração conclusiva:
V/ Este é o dia que o Senhor fez. Aleluia.                                    R/ Aleluia. Aleluia.
V/ Por isso, estamos exultantes de alegria.                                  R/ Aleluia. Aleluia.
V/ Cristo vivo e ressuscitado:
abrem-se, de par em par, as portas da nossa casa, para que nela possais entrar.
Ficai connosco, ao nosso lado, sede a nossa companhia!

E juntos sairemos a anunciar o Evangelho da alegria!      R/ Aleluia. Aleluia.