30 de março de 2014

DOMINGO IV QUARESMA



Confiança

As leituras deste Domingo propõem-nos o tema da “luz”. Definem a experiência cristã como “viver na luz”.
A primeira leitura não se refere diretamente ao tema da “luz”. No entanto, conta a escolha de David para rei de Israel e a sua unção: é um ótimo pretexto para refletirmos sobre a unção que recebemos no dia do nosso Batismo e que nos constituiu testemunhas da “luz” de Deus no mundo.
Na segunda leitura, Paulo propõe aos cristãos de Éfeso que recusem viver à margem de Deus (“trevas”) e que escolham a “luz”. Em concreto, Paulo explica que viver na “luz” é praticar as obras de Deus (a bondade, a justiça e a verdade).
No Evangelho, Jesus apresenta-se como “a luz do mundo”; a sua missão é libertar os homens das trevas do egoísmo, do orgulho e da auto suficiência. Aderir à proposta de Jesus é enveredar por um caminho de liberdade e de realização que conduz à vida plena. Da ação de Jesus nasce, assim, o Homem Novo – isto é, o Homem elevado às suas máximas potencialidades pela comunicação do Espírito de Jesus.
Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio ao encontro dos homens e mostrou-lhes a luz libertadora: convidou-os a renunciar ao egoísmo e auto suficiência que geram “trevas”, sofrimento, escravidão e a fazerem da vida um dom, por amor. Aderir a esta proposta é viver na “luz”.
O cego que escolhe a “luz” e que adere incondicionalmente a Jesus e à sua proposta libertadora é o modelo que nos é proposto. A Palavra de Deus convida-nos, neste tempo de Quaresma, a um processo de renovação que nos leve a deixar tudo o que nos escraviza, nos aliena, nos oprime – no fundo, tudo o que impede que brilhe em nós a “luz” de Deus e que impede a nossa plena realização. Para que a celebração da ressurreição – na manhã de Páscoa – signifique algo, é preciso realizarmos esta caminhada quaresmal e renascermos, feitos Homens Novos, que vivem na “luz” e que dão testemunho da “luz”.
Receber a “luz” que Cristo oferece é, também, acender a “luz” da esperança no mundo. O que é que eu faço para eliminar as “trevas” que geram sofrimento, injustiça, mentira e alienação? A “luz” de Cristo que os padrinhos me passaram no dia em que fui batizado brilha em mim e ilumina o mundo?



Liturgia da Palavra do Domingo IV da Quaresma


  • I Leitura                 1 Sam 16, 1b.6-7.10-13ª

 David é ungido rei de Israel.

Continuamos a ler, como primeira leitura dos domingos da Quaresma, algumas das passagens mais significativas da história da salvação do Antigo Testamento, para assim compreendermos melhor como a Páscoa de Jesus é o ponto culminante de toda essa história. Hoje lemos a unção de David como rei de Israel. David é um antepassado de Jesus, a quem foi feita a promessa de que um descendente seu seria o grande Rei do povo de Deus. Jesus é esse Rei, Filho de David, mas ao mesmo tempo, Filho de Deus, como Ele próprio Se revela no Evangelho. É Ele que vem para conduzir os homens, como seu Pastor, até ao Pai.          
               
  • Salmo     22 (23)

 O Senhor é meu pastor: nada me faltará.

  • II Leitura:             Ef 5, 8-14

 Desperta e levanta-te do meio dos mortos, e Cristo brilhará sobre ti

Este é o Domingo da luz, da iluminação. Essa luz é Cristo, como se diz no final da leitura, numa passagem que é talvez parte de um hino cristão primitivo. O Batismo é o sacramento da iluminação, da fé, que havemos de professar, de novo, na Vigília Pascal.              

  • Aclamação ao Evangelho  
Glória a Vós, Jesus Cristo, Palavra do Pai
Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor.
Quem Me segue terá a luz da vida.
                
  • Evangelho:            Jo 9, 1-41
Eu fui, lavei-me e comecei a ver

Jesus, que no domingo anterior Se revelou como Aquele que dá a água da vida, revela-Se hoje como a luz que ilumina o homem. O cego de nascença é figura de toda a humanidade, que tacteia, neste mundo, como que às apalpadelas, a caminho da vida, caminho que só Deus lhe pode desvendar. O Batismo é o banho que ilumina, porque nos faz mergulhar em Cristo que é a luz. Os antigos chamavam justamente ao Batismo a “iluminação”.     

Cristo é a luz, CONFIA e deixa-te guiar por Ele 


dá fruto a seu tempo e sua folhagem não murcha.
Tudo quanto fizer será bem sucedido(Sl 1, 3b)

Leitura Bíblica (Jo 9, 35-38): Jesus e o Cego de nascença
Jesus ouviu dizer que o tinham expulsado e, quando o encontrou, disse-lhe: “Tu crês no Filho do Homem”? Ele respondeu: “E quem é, Senhor, para eu crer nele”? Disse-lhe Jesus: “Já o viste. É aquele que está a falar contigo”. Então, exclamou: “Eu creio, Senhor”! E prostrou-se diante dele.

Breve reflexão:      
Diante de Cristo, aquele que havia sido cego, desde a nascença, de um modo muito simples e profundo profere uma belíssima profissão de fé “Eu creio, Senhor”. Confiando em Jesus, este homem foi capaz de entrar no caminho da luz, no caminho libertador que o Senhor lhe propõe. No Batismo, é Cristo enquanto Luz do mundo que recebemos e colocamos como guia do nosso caminho. Terei consciência disso? Será que olho para Cristo como Luz, como a minha Luz, como a Luz que permite que o meu coração arda e me mova a agir no mundo? De que modo alimento esta Luz? Ou deixo-a apagar-se? Neste mundo em que vivo, o que me poderá impedir de ver a Cristo Luz do mundo? (…)

Oração:  
Senhor, Tu que restituis a vista àqueles que a perderam, Tu que Te fazes LUZ no meio da escuridão, ensina-me a ter CONFIANÇA sem nunca a perder. Que ela se torne contagiante para os outros. Faz de mim uma pessoa capaz de permanecer de olhos abertos e atentos, pois ao ver-TE e ao acreditar em Ti, terei a força para amar o meu próximo. Senhor, Tu és a minha Luz, és a Luz que guia o meu caminho e me aquece o coração…”Coragem, tem CONFIANÇA!”

Proposta de atividade: Coloca o nome da quarta raiz e elabora/escreve a tua Oração de confiança em Jesus que te ama.

Atitude (Nome da Raiz):       CONFIANÇA

Símbolo:   Luz (Rito do Batismo – Entrega da vela)

A vós, pais e padrinhos, se confia o encargo de velar por esta luz, para que os vossos pequeninos, iluminados por Cristo, vivam sempre como filhos da luz, perseverem na fé e, quando o Senhor vier, possam ir ao seu encontro com todos os Santos, no reino dos céus.

Palavra de Deus para a semana de 31 de março a 5 de abril


  
31
Seg
Is 65, 17-21 - Salmo 29 (30) - Jo 4, 43-54
Buscai o bem e não o mal, para que vivais,

e o Senhor estará convosco.
1
Ter
            Ez 47, 1-9. 12 - Salmo 45 (46) - Jo 5, 1-3a. 5-16
Criai em mim, Senhor, um coração puro,
dai-me de novo a alegria da vossa salvação
2 Qua
S. Francisco de Paula, eremita – M
Is 49, 8-15 - Salmo 144 (145) - Jo 5, 17-30
Eu sou a ressurreição e a vida, diz o Senhor.
Quem acredita em Mim nunca morrerá.


3
Qui
Ex 32, 7-14 - Salmo 105 (106) - Jo 5, 31-47
Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito;

quem acredita n’Ele tem a vida eterna.
4
Sex
S. Isidoro, bispo e doutor da Igreja – M
Sab 2, 1a. 12-22 - Salmo 33 (34) - Jo 7, 1-2. 10. 25-30
Nem só de pão vive o homem,

mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
5
Sáb
S. Vicente Ferrer, presbítero - M
Jer 11, 18-20 - Salmo 7 - Jo 7, 40-53
Felizes os que recebem a palavra de Deus de coração sincero e generoso
e produzem fruto pela perseverança.

Preparando a liturgia para o Domingo V da Quaresma


  • Ez 37, 12-14
Infundirei em vós o meu espírito e revivereis»
  •  Salmo   129 (130)
No Senhor está a misericórdia
e abundante redenção.
  • Rom 8, 8-11
Espírito d’Aquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos
habita em vós
  •  Jo 11, 1-45
Eu sou a ressurreição e a vida


Intenções para a Eucaristia de 30 de março (10:00h)

Manuel Vieira Ribeiro, pais e sogros; Manuel Alfredo da Fonseca Soares; Joaquim Moreira e esposa, do Alto; Maria Luísa de Sousa e marido, de Vila Nova; Joaquim Vieira e esposa, das Regadas; Gualter Ferraz Pinto, de Vila Nova; Maria Emília Leal Teixeira; Maria da Conceição Aguiar Pinto e marido; António Pinheiro Moreira; José Carlos Nogueira e familiares; da Associação por Maria da Conceição Soares; aniversário por Manuel Oliveira Barreto; aniversário por Ricardo Luís.


Intenções para a Eucaristia de 6 de abril (10:00h)

João de Jesus Pinto, de Requim, pais e sogros; Natália Fernanda da Silva Alves e avós; Margarida Teixeira de Jesus, marido e filho; Antero Pinto; Maria Rosa Leal Pinheiro; Maria da Graça da Glória, marido e filho; Emídio Luís; 30.º dia por Maria da Conceição Alves; António Pinto Melo; Alexandre da Silva Azeredo.


Agenda

30 mar: 
    • Eucaristia, Igreja, 10:00h
5 abr:  
    •  Oração Comunitária Vésperas 1º sábado, Igreja, 19:00h
6 abr:
    • Eucaristia, Igreja, 10:00h