6 de abril de 2014

Domingo V Quaresma

Acreditar



Neste 5º Domingo da Quaresma, a liturgia garante-nos que o desígnio de Deus é a comunicação de uma vida que ultrapassa definitivamente a vida biológica: é a vida definitiva que supera a morte.
Na primeira leitura, Deus oferece ao seu Povo exilado, desesperado e sem futuro (condenado à morte) uma vida nova. Essa vida vem pelo Espírito, que irá recriar o coração do Povo e inseri-lo numa dinâmica de obediência a Deus e de amor aos irmãos.
A segunda leitura lembra aos cristãos que, no dia do seu Baptismo, optaram por Cristo e pela vida nova que Ele veio oferecer. Convida-os, portanto, a ser coerentes com essa escolha, a fazerem as obras de Deus e a viverem “segundo o Espírito”.
O Evangelho garante-nos que Jesus veio realizar o desígnio de Deus e dar aos homens a vida definitiva. Ser “amigo” de Jesus e aderir à sua proposta (fazendo da vida uma entrega obediente ao Pai e um dom aos irmãos) é entrar na vida definitiva. Os crentes que vivem desse jeito experimentam a morte física; mas não estão mortos: vivem para sempre em Deus.
Não há morte para os “amigos” de Jesus – isto é, para aqueles que acolhem a sua proposta e que aceitam fazer da sua vida uma entrega ao Pai e um dom aos irmãos. Os “amigos” de Jesus experimentam a morte física; mas essa morte não é destruição e aniquilação: é, apenas, a passagem para a vida definitiva. Mesmo que estejam privados da vida biológica, não estão mortos: encontraram a vida plena, junto de Deus. A história de Lázaro pretende representar essa realidade. No dia do nosso Baptismo, escolhemos essa vida plena e definitiva que Jesus oferece aos seus e que lhes garante a eternidade.
Ao longo da nossa existência nesta terra, convivemos com situações em que somos tocados pela morte física daqueles a quem amamos… É natural que fiquemos tristes pela sua partida e por eles deixarem de estar fisicamente presentes a nosso lado. A nossa fé convida-nos, no entanto, a ter a certeza de que os “amigos” não são aniquilados: apenas encontraram essa vida definitiva, longe da debilidade e da finitude humanas.
A vida é esperança. Estão vivos aqueles que esperam. Depois do momento do nosso nascimento, em que fomos criados, somos habitados pela esperança. Não cessamos de procurar, esperar, desejar. Neste tempo da Quaresma, somos convidados à conversão. A esperança opera uma mudança nos nossos comportamentos. Porque o nosso Deus é um Deus que fala, somos chamados por Ele. A esperança faz-nos escutar os seus apelos e responder-lhes. Sejamos vivos. Sê-lo-emos se nós esperamos.


Liturgia da Palavra do Domingo V da Quaresma


  • I Leitura    
    Ez 37, 12-14
Infundirei em vós o meu espírito e revivereis


Depois de ter passado diante dos olhos, nos domingos anteriores, a história da salvação, no Antigo Testamento, através de alguns momentos mais significativos dessa história, chegamos hoje aos profetas. Eles são os homens que nos ensinam a interiorizar essa história e a apreender-lhe o sentido profundo. Toda ela se encaminha para Jesus Cristo, para a sua Ressurreição, que hoje é anunciada no Evangelho com a ressurreição de Lázaro. Por meio do profeta, Deus promete-nos o seu Espírito, que é em nós o princípio e a fonte da Ressurreição.
       
               
  • Salmo     129 (130)
No Senhor está a misericórdia
e abundante redenção..

  • II Leitura:             Rom 8, 8-11
O Espírito d’Aquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos habita em vós


O Espírito de Deus é Quem dá a vida. Foi pelo Espírito de Deus que Jesus ressuscitou; é pelo Espírito que Deus nos dá a sua vida e nos ressuscita com Jesus, seu Filho. Mas para isso é preciso que o Espírito de Deus habite em nós.

  • Aclamação ao Evangelho  Jo 11, 25a.26
Louvor e Glória a Vós, Jesus Cristo, Senhor.
Eu sou a ressurreição e a vida, diz o Senhor.
Quem acredita em Mim nunca morrerá.
                
  • Evangelho:            Jo 11, 1-45
Eu sou a ressurreição e a vida

A ressurreição de Lázaro é a terceira das três leituras evangélicas especialmente importantes na caminhada quaresmal. Catecúmenos e fiéis preparam-se para celebrar o Mistério da Páscoa, da Morte e Ressurreição do Senhor, e assim nelas participar. A Vida está em Deus, e vem a nós em seu Filho, Jesus Cristo. Ele é a Vida. Jesus morreu por nós; nós morreremos n’Ele e com Ele. Mas Jesus passou da Morte à Vida; ressuscitou. Ele próprio é a Ressurreição. N’Ele e com Ele nós ressuscitamos. É a grande mensagem desta leitura, que nos coloca assim na perspectiva pascal.


Em Cristo encontras a vida, ACREDITA


Não assim, não, os ímpios: são como palha que o vento leva.
Os ímpios não se aguentarão em julgamento, nem os pecadores na assembleia dos justos.
O Senhor vela pelo caminho dos justos, mas o caminho dos pecadores leva à perdição (Sl 1, 4-6)

Leitura Bíblica (Jo 11, 20-22.25-27): Ressurreição de Lázaro
Logo que Marta ouviu dizer que Jesus estava a chegar, saiu a recebê-lo, enquanto Maria ficou sentada em casa. Marta disse, então, a Jesus: “Senhor, se Tu cá estivesses, o meu irmão não teria morrido. Mas, ainda agora, eu sei que tudo o que pedires a Deus, Ele to concederá”. (…) Disse-lhe Jesus: “Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, mesmo que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá para sempre. Crês nisto”? Ela respondeu-lhe: “Sim, ó Senhor; eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus que havia de vir ao mundo".

Breve reflexão: 
Ao falar a Marta, Jesus mostra-nos que não há morte para aqueles que acolhem a sua proposta e que aceitam fazer da sua vida, uma vida de relação de amor com Ele e com os irmãos. A morte física para o cristão não tem a última palavra, ou seja, essa morte não é destruição e aniquilação, mas sim a passagem para a vida definitiva. É essa vida que pelo Batismo nos vemos participantes. Vivo de modo coerente com esta realidade? Diante desta vida que o Senhor me propõe, vejo-me como alguém que acredita sem medo e sem receio? Ou deixo-me alicerçar simplesmente naquilo que passa vivendo angustiado com o que virá? A nossa existência tem sido uma existência egoísta e fechada, que termina na morte, ou tem sido uma existência de amor, de partilha, que aponta para a realização plena do homem e para a vida eterna? (…)

Oração:   
Senhor, eu ACREDITO e creio em Ti porque me amas e me UNGISTE com o ÓLEO da Salvação. Alguém falou de Deus, como nosso Pai: chama-se Filho de Deus…Alguém morreu e ressuscitou para nossa salvação: chama-se Salvador…Alguém proclamou a Boa Nova: chama-se Jesus Cristo e eu ACREDITO e creio n’Ele.

Proposta de actividade: Coloca o nome da quinta raiz. Todos os domingos, na eucaristia, os cristãos dizem “Creio em Jesus Cristo”, escreve por palavras tuas o que tu crês e acreditas em Jesus.

Atitude (Nome da Raiz): ACREDITA(R)

Símbolo: Óleo do Crisma (Rito do Batismo – Unção depois do Batismo)

Deus todo-poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que vos libertou do pecado
e vos deu uma vida nova pela água e pelo Espírito Santo, unge-vos com o crisma da salvação,
para que, reunidos ao seu povo, permaneçais, eternamente, membros de Cristo sacerdote, profeta e rei.


Palavra de Deus para a semana de 7 a 12 de abril

  
7
Seg
S. JOÃO BAPTISTA DE LA SALLE, presbítero
Dan 13, 41c-62 - Salmo 22 (23) - Jo 8, 1-11
Eu não quero a morte do pecador, diz o Senhor,
mas que se converta e viva
8
Ter
          Num 21, 4-9 - Salmo 101 (102) - Jo 8, 21-30
A semente é a palavra de Deus e o semeador é Cristo.
Quem O encontra viverá eternamente.
9
Qua
Dan 3, 14-20. 91-92. 95 - Salmo Dan 3, 52. 53. 54. 55. 56 -  Jo 8, 31-42
Felizes os que recebem a palavra de Deus
de coração sincero e generoso e produzem fruto pela perseverança.
10
Qui
Gen 17, 3-9 - Salmo 104 (105) - Jo 8, 51-59
Se hoje ouvirdes a voz do Senhor,
não fecheis os vossos corações.
11
Sex
S. ESTANISLAU, bispo e mártir
Jer 20, 10-13 - Salmo 17 (18) - Jo 10, 31-42
As vossas palavras, Senhor, são espírito e vida,
Vós tendes palavras de vida eterna.
12
Sáb
Ez 37, 21-28 - Salmo Jer 31, 10. 11-12ab. 13 - Jo 11, 45-56
Deixai todos os vossos pecados, diz o Senhor;
criai um coração novo e um espírito novo.

DOMINGO DE RAMOS NA PAIXÃO DO SENHOR

  • Is. 50, 4-7
Não desviei o meu rosto dos que Me ultrajavam,
mas sei que não ficarei desiludido

  • Salmo    21 (22)
Meu Deus, meu Deus,
porque me abandonastes?

  • Filip 2, 6-11
Humilhou-Se a Si próprio; por isso Deus O exaltou

  • Mt 26, 14 – 27, 66
Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo


Intenções para a Eucaristia de 6 de abril (10:00h)

João de Jesus Pinto, de Requim, pais e sogros; Natália Fernanda da Silva Alves e seus avós; Margarida Teixeira de Jesus, marido e filho; Antero Pinto; Maria Rosa Leal Pinheiro; Maria da Graça da Glória, marido e filho; Emídio Luís; 30.º dia por Maria da Conceição Alves; António Pinto Melo; Alexandre da Silva Azeredo; Conceição Silva e Albano de Sousa, da Quinta; Acção de Graças  António Araújo, Elvira Cândida e seus familiares.


Intenções para a Eucaristia de 13 de abril (9:30h)

30.º dia por Maria da Conceição Soares; Pais e irmã de Conceição Soares; Albino Teixeira Pinto e esposa, de Requim; António da Silva Luís, do Lameu; António Pereira da Silva Guimarães; Carlos André; José de Azeredo e Silva; Familiares de Madalena Teixeira de Almeida e António Casimiro Almeida


Agenda


13 abr:  
    • DOMINGO DE RAMOS NA PAIXÃO DO SENHOR - Eucaristia, Igreja, 09:30h
16 abr:
    • Subir o Monte à Escuta de Deus!  – Adolescentes em Via Sacra, Braga