23 de março de 2014

DOMINGO III QUARESMA

        Escuta(r)

A Palavra de Deus que hoje nos é proposta afirma, essencialmente, que o nosso Deus está sempre presente ao longo da nossa caminhada pela história e que só Ele nos oferece um horizonte de vida eterna, de realização plena, de felicidade perfeita. 

A primeira leitura mostra como Deus acompanhou a caminhada dos hebreus pelo deserto do Sinai e como, nos momentos de crise, respondeu às necessidades do seu Povo. O quadro revela a pedagogia de Deus e dá-nos a chave para entender a lógica de Deus, manifestada em cada passo da história da salvação. 

A segunda leitura repete, noutros termos, o ensinamento da primeira: Deus acompanha o seu Povo em marcha pela história; e, apesar do pecado e da infidelidade, insiste em oferecer ao seu Povo – de forma gratuita e incondicional – a salvação. 

O Evangelho também não se afasta desta temática… Garante-nos que, através de Jesus, Deus oferece ao homem a felicidade (não a felicidade ilusória, parcial e falível, mas a vida eterna). Quem acolhe o dom de Deus e aceita Jesus como “o salvador do mundo” torna-se um Homem Novo, que vive do Espírito e que caminha ao encontro da vida plena e definitiva. 

A modernidade criou-nos grandes expectativas. Disse-nos que tinha a resposta para todas as nossas procuras e que podia responder a todas as nossas necessidades. Garantiu-nos que a vida plena estava na liberdade absoluta, numa vida vivida sem dependência de Deus; disse-nos que a vida plena estava nos avanços tecnológicos, que iriam tornar a nossa existência cómoda, eliminar a doença e protelar a morte; afirmou que a vida plena estava na conta bancária, no reconhecimento social, no êxito profissional, nos aplausos das multidões, nos “cinco minutos” de fama que a televisão oferece… No entanto, todas as conquistas do nosso tempo não conseguem calar a nossa sede de eternidade, de plenitude, dessa “mais qualquer coisa” que nos falta para sermos, realmente, felizes. A afirmação essencial que o Evangelho de hoje faz é: só Jesus Cristo oferece a água que mata definitivamente a sede de vida e de felicidade do homem. Essa “água viva” de que Jesus fala faz-nos pensar no batismo. Para cada um de nós, esse foi o começo de uma caminhada com Jesus… Nessa altura acolhemos em nós o Espírito que transforma, que renova, que faz de nós “filhos de Deus” e que nos leva ao encontro da vida plena e definitiva.

Liturgia da Palavra do Domingo III da Quaresma


  • I Leitura                                 Ex 17, 3-7 
Dá-nos água para beber

O Evangelho domina toda a celebração deste Domingo; é o Evangelho da Samaritana. A liturgia deste dia abre a parte central da Quaresma no aspecto litúrgico, ligada à preparação para os sacramentos da iniciação cristã na Vigília Pascal e igualmente para a renovação da consciência da vida cristã para os que já são baptizados. Caminhamos para o Rochedo da água viva, que é Cristo, para d’Ele bebermos, como do rochedo batido pela vara de Moisés bebeu o antigo povo na travessia do deserto.
               
  • Salmo                    94 (95)
Se hoje ouvirdes a voz do Senhor,
não fecheis os vossos corações.

  • II Leitura:                             Rom 5, 1-2.5-8

 O amor de Deus foi derramado em nossos corações
pelo Espírito Santo que nos foi dado»

O Baptismo é nascimento pela água e pelo Espírito Santo. Disse-o Jesus. Que a água é tomada como sinal do Espírito Santo, disse-o também o Senhor noutra ocasião. E o Espírito Santo, derramado em nossos corações, é a fonte da vida de Cristo sempre a cantar em nós.

  • Aclamação ao Evangelho  
A salvação, a glória e o poder a Jesus Cristo, Nosso Senhor. 
Senhor, Vós sois o Salvador do mundo:
dai-nos a água viva, para não termos sede.
Senhor, Vós sois o Salvador do mundo:
dai-nos a água viva, para não termos sede.
               
  • Evangelho:                            Jo 4, 5-42

 Fonte da água que jorra para a vida eterna

Tanto nesta Missa, como no Ritual da iniciação Cristã dos Adultos, esta passagem do Evangelho ocupa lugar de primeira importância juntamente com os Evangelhos dos dois domingos seguintes. A Samaritana é o tipo daqueles que, vindo de longe, ao escutarem a palavra do Senhor, sentem nascer dentro de si a sede nunca antes experimentada do dom de Deus, sede que só Jesus pode saciar. É Ele a fonte de água viva.

ESCUTA Aquele que te sacia


…É como a árvore plantada à beira das águas (Sl 1, 3a)

Leitura Bíblica (Jo 4, 9-10.13-14): Jesus e a Samaritana
Disse-lhe então a samaritana: “Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber a mim que sou samaritana”? É que os judeus não se dão bem com os samaritanos. Respondeu-lhe Jesus: “Se conhecesses o dom que Deus tem para dar e quem é que te diz: ‘dá-me de beber’, tu é que lhe pedirias, e Ele havia de dar-te água viva…Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede; mas, quem beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der há-de tornar-se nele em fonte de água que dá a vida eterna”.

Breve reflexão:      
Jesus diante da samaritana revela-se como Água viva, aquela água que concede a todo aquele que dela beber a vida em abundância, a vida eterna. Esta água viva remete-nos claramente para o Batismo, para o nosso Batismo, por meio do qual iniciamos o nosso caminho com Cristo e em Cristo. Só Cristo nos oferece esta água que sacia para sempre, será que já descobri isto? Será que já tomei consciência da minha condição de criatura de Deus? O ser cristão em mim torna-me uma pessoa diferente? Ajo e conformidade com isso? Sou capaz de escutar a voz de Deus e de testemunhar as maravilhas que Deus opera em mim? (…)

Oração:  
Senhor, Tu és a ÁGUA viva, que sacia a minha sede. Tu me inundas com o teu amor e em mim ages, como oleiro que molda o barro. Tu me consolas e me transformas desde que nasci da ÁGUA batismal. Fortalece a minha vontade de Te ESCUTAR no íntimo do meu coração para que convicto de quem sou te possa testemunhar e proclamar como Salvador do Mundo.

Proposta de atividade:          Coloca o nome da terceira raiz e experimenta escutar o correr das águas (que produz em ti?) ou então procura estar atento a todos os que durante esta semana se cruzarem contigo e contigo conversarem (dirige-lhes a tua atenção).

Atitude (Nome da Raiz):       ESCUTA(R)

Símbolo:                 Água (Rito do Batismo – Batismo)


(Nome)., eu te batizo em nome do Pai e do filho e do Espírito Santo.

Palavra de Deus para a semana de 24 a 29 de março


  
24
Seg
2 Reis 5, 1-15ª - Salmo 41 (42) - Lc 4, 24-30
Eu confio no Senhor, confio na sua palavra,
porque no Senhor está a misericórdia e a redenção.
25
Ter
ANUNCIAÇÃO DO SENHOR – SOLENIDADE
             Is 7, 10-14; 8, 10 - Salmo 39 (40) - Hebr 10, 4-10 - Lc 1, 26-38
O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós
e nós vimos a sua glória.
26 Qua
Deut 4, 1. 5-9 – Salmo 147 - Mt 5, 17-19
As vossas palavras, Senhor, são espírito e vida:
Vós tendes palavras de vida eterna
27 Qui
Jer 7, 23-28 - Salmo 94 (95) - Lc 11, 14-23
Convertei-vos a Mim de todo o coração, diz o Senhor;
porque sou benigno e misericordioso.
28 Sex
Os 14, 2-10 - Salmo 80 (81) - Mc 12, 28b-34
Grandes e admiráveis são as vossas obras, Senhor.
Arrependei-vos, diz o Senhor;
está próximo o reino dos Céus.
29 Sáb
Os 6, 1-6 - Salmo 50 (51) - Lc 18, 9-14
A salvação, a glória e o poder a Jesus Cristo, Nosso Senhor. 

Preparando a liturgia para o Domingo IV da Quaresma


  • 1 Sam 16, 1b.6-7.10-13ª

 David é ungido rei de Israel.

  • Salmo   22 (23)

O Senhor é meu pastor: nada me faltará.

  • Ef 5, 8-14

 Desperta e levanta-te do meio dos mortos, e Cristo brilhará sobre ti

  • Jo 9, 1-41
Eu fui, lavei-me e comecei a ver


Intenções para a Eucaristia de 23 de março (10:00h)

Pais e marido de Idalina Cândida; Aniversário Natalício de António da Silva Luís, do Lameu; António Soares de Moura; Emídio Ribeiro; António Pereira de Freitas e esposa; Maria da Conceição Moreira, de Vila; António Carneiro Silva e sogro; Manuel de Araújo Barbosa; Manuel da Silva Pinto; António Araújo, das Lapas; Manuel Pinto da Costa; Maria Emília Ferreira, da Sra. da Piedade; da Associação por Maria da Conceição Alves; Manuel Luís e Zilai da Conceição Araújo; António Moreira e Júlia da Conceição; Francisca Moreira Pinto; 7.º dia por Maria da Conceição Soares.

Intenções para a Eucaristia de 30 de março (10:00h)

Manuel Vieira Ribeiro, pais e sogros; Manuel Alfredo da Fonseca Soares; Joaquim Moreira e esposa, do Alto; Maria Luísa de Sousa e marido, de Vila Nova; Joaquim Vieira e esposa, das Regadas; Gualter Ferraz Pinto, de Vila Nova; Maria Emília Leal Teixeira; Maria da Conceição Aguiar Pinto e marido; António Pinheiro Moreiro; José Carlos Nogueira e seus familiares;  da Associação por Maria da Conceição Soares.

Agenda

17-23 mar:  
    • "Unidos no amor, Juntos contra a fome”, Semana Nacional da Cáritas
23 mar:
    • Via Sacra, Igreja, 15:30h
25 mar: 
    • Celebração Penitencial, Igreja, 19:00h
    • Pinheiro (V.B.Bispo), 18:00h
30 mar: 
    • Eucaristia, Igreja, 10:00h