16 de março de 2014

DOMINGO II QUARESMA

Alegria

No segundo Domingo da Quaresma, a Palavra de Deus define o caminho que o verdadeiro discípulo deve seguir: é o caminho da escuta atenta de Deus e dos seus projectos, da obediência total e radical aos planos do Pai.
Na primeira leitura apresenta-se a figura de Abraão. Abraão é o homem de fé, que vive numa constante escuta de Deus, que sabe ler os seus sinais, que aceita os apelos de Deus e que lhes responde com a obediência total e com a entrega confiada. Nesta perspectiva, ele é o modelo do crente que percebe o projecto de Deus e o segue de todo o coração. A figura de Abraão questiona o homem instalado e comodista, que prefere apostar na segurança do que já tem, em vez de arriscar na novidade de Deus, ou deixar que a Palavra de Deus ponha em causa os seus velhos hábitos, a sua forma de vida e a sua instalação.
Na segunda leitura, há um apelo aos seguidores de Jesus, no sentido de que sejam, de forma verdadeira, empenhada e coerente, as testemunhas do projecto de Deus no mundo. Nada – muito menos o medo, o comodismo e a instalação – pode distrair o discípulo dessa responsabilidade. Nós, os crentes, somos, aqui e agora, as testemunhas vivas de Deus e do seu projecto para os homens e para o mundo.
O Evangelho relata a transfiguração de Jesus. Recorrendo a elementos simbólicos do Antigo Testamento, o autor apresenta-nos uma catequese sobre Jesus, o Filho amado de Deus, que vai concretizar o seu projecto libertador em favor dos homens através do dom da vida. Aos discípulos, desanimados e assustados, Jesus diz: o caminho do dom da vida não conduz ao fracasso, mas à vida plena e definitiva. Segui-o, vós também.
A vida é combate. O primeiro acto do ser humano no seu nascimento é um grito. Ele deverá lutar para viver. Muitos doentes sabem que devem lutar contra o mal, o sofrimento, o desencorajamento, a lassidão. Desistir de lutar é sintoma de uma doença que se chama depressão. Podemos lutar para nos curarmos fisicamente. Podemos lutar para nos mantermos de pé na provação. A vida espiritual também é um combate. O Senhor é Alguém que se deixa procurar. Segui-l’O supõe, por vezes, escolhas radicais. Nesta semana, aceitemos conduzir um combate. Não para ser oo melhores, nem para esmagar os outros, mas para viver e fazer viver. A vitória neste combate é-nos anunciada neste domingo, em que nos juntamos ao Senhor transfigurado. Mas Ele diz-nos que, antes de ressuscitar, deve passar pelo combate da Paixão. A ressurreição é a vitória do combate pela vida.


 Liturgia da Palavra do Domingo II da Quaresma


  • I Leitura                 Gen 12, 1-4a

 Vocação de Abraão, pai do povo de Deus

A primeira afirmação da nossa fé, em relação aos homens, é que Deus nos chamou para sermos o seu Povo. Este chamamento está já nas origens, mas houve depois, ao longo da história da salvação, momentos especialmente significativos, e, destes, o primeiro e bem significativo foi, sem dúvida, o chamamento de Abraão. É a partir de Abraão que aparece, no meio de todos os outros povos, o Povo de Deus. Com ele o Senhor faz Aliança e a ele entrega a grande promessa, de que nele serão abençoados todos os povos da Terra, promessa que se há-de realizar plenamente no Descendente de Abraão, Jesus Cristo.

  • Salmo 32 (33)
Esperamos, Senhor, na vossa misericórdia
  • II Leitura: 2 Tim 1, 8b-10
Deus nos chama e ilumina
O chamamento de Deus chega até aos homens por seu Filho, Jesus Cristo, que, na leitura do Evangelho, o próprio Pai nos apresenta para que O escutemos. Por Ele se renova a Aliança entre Deus e os homens, e n’Ele já temos a garantia da vida e da imortalidade. É esta a fé da Igreja desde o princípio, como o Apóstolo o atesta.

  • Aclamação ao Evangelho 
 Glória a Vós, Senhor, Filho de Deus vivo.
No meio da nuvem luminosa,
ouviu-se a voz do Pai:
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».

  • Evangelho: Mt 17, 1-9
O seu rosto ficou resplandecente como o sol

A Transfiguração é a revelação antecipada de Cristo glorioso, como a sua Ressurreição, no fim da Quaresma, O há-de manifestar. Em Cristo transfigurado se antevê, desde já, a vida e a imortalidade a que somos chamados, reconhecemos a glória do Filho de Deus que se há-de revelar em nós próprios e tomamos coragem para subirmos, ao longo da Quaresma, até à transfiguração pascal, que Deus dará a quem escutar e seguir o seu Filho. 

Revestido de Cristo, ALEGRA-te


…mas antes se compraz na lei do Senhor
e nela medita dia e noite (Sl 1, 2)

Leitura Bíblica (Mt 17,4-5):   Transfiguração
Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: “Senhor, é bom estarmos aqui; se quiseres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias”.Ainda ele estava a falar, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra, e uma voz dizia da nuvem: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o meu agrado. Escutai-o”.

Breve reflexão:     
Jesus é-nos revelado como Filho Amado do Pai, semelhança do episódio do seu Batismo. É este Filho amado que Deus coloca no meio dos homens para lhes tocar o coração, para lhes ajudar a erguer a cabeça, a colocar de lado as dúvidas e incertezas e fixarem a sua Fé n’Este Salvador que se manifesta. Enquanto filho de Deus, como lhe correspondo? De que modo, o amor que ele tem por mim me contagia? A transfiguração de Jesus grita-nos, do alto daquele monte: não desanimeis, pois a lógica de Deus não conduz ao fracasso, mas à ressurreição, à vida definitiva, à felicidade sem fim…será que vivo certo disto? De que modo, a manifestação de Cristo é para mim sinal da Alegria? (…)

Oração:   
Senhor, Tu que me revestiste com a tua VESTE de admirável brancura, fazendo desta tua criatura um filho digno do teu amor, sustém a minha fraqueza e incapacidade de tantas vezes te ser fiel. Tu, Senhor Jesus, vieste e vens à terra, falas-me e mais que tudo ofereces-me o teu amor e dás-me a tua vida. É imensa a minha ALEGRIA ao ver que me estendes a tua mão, me levantas e me exortas: “Não tenhas medo!”.

Proposta de actividade: Coloca o nome da segunda raiz e escreve uma carta a alguém que seja para ti sinal de alegria (amigo, familiar, …)

Atitude (Nome da Raiz): ALEGRIA

Símbolo: Veste Branca (Rito do Batismo – Imposição da veste branca)

Agora sois nova criatura e estais revestidos de Cristo.
Esta veste branca seja para vós símbolo da dignidade cristã.
Ajudados pela palavra e pelo exemplo das vossas famílias,
conservai-a imaculada até à vida eterna.



Palavra de Deus para a semana de 17 a 22 de março

  
17
Seg
S. Patrício, bispo
Dan 9, 4b-10 - Salmo 78 (79) - Lc 6, 36-38
As vossas palavras, Senhor, são espírito e vida:
Vós tendes palavras de vida eterna.
18 Ter
S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja
Is 1, 10. 16-20 - Salmo 49 (50) - Mt 23, 1-12
Deixai todos os vossos pecados, diz o Senhor;
criai um coração novo e um espírito novo.
19 Qua
S. JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM SANTA MARIA - SOLENIDADE
2 Sam 7, 4-5a. 12-14a. 16 - Salmo 88 (89) - Rom 4, 13. 16-18. 22. 
 Mt 1, 16. 18-21. 24a ou Lc 2, 41-51a.
Felizes os que habitam na vossa casa, Senhor:
eles Vos louvarão pelos tempos sem fim.
20 Qui
Jer 17, 5-10 - Salmo 1 -  Lc 16, 19-31
Bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus
com coração nobre e generoso e produzem fruto pela perseverança.
21 Sex
Gen 37, 3-4. 12-13a. 17b-28 - Salmo 104 (105) - Mt 21, 33-43. 45-46
Deus amou tanto o mundo  que entregou o seu Filho Unigénito;
quem acredita n’Ele tem a vida eterna.
22 Sáb
Miq 7, 14-15. 18-20 - Salmo 102 (103) - Lc 15, 1-3. 11-32
Vou partir, vou ter com meu pai e dizer-lhe:
Pai, pequei contra o Céu e contra ti.

Preparando a liturgia para o Domingo III da Quaresma


  • Ex 17, 3-7
Dá-nos água para beber

  • Salmo   94 (95)

Se hoje ouvirdes a voz do Senhor,
não fecheis os vossos corações.

  • Rom 5, 1-2.5-8
O amor de Deus foi derramado em nossos corações
pelo Espírito Santo que nos foi dado

  • Jo 4, 5-42
Fonte da água que jorra para a vida eterna

Intenções para a Eucaristia de 16 de março (10:00h)

 António Pereira da Silva Guimarães; Luísa Pereira e marido, do Alto; Carlos André; José de Azeredo e Silva; Associados da Mensagem de Fátima; José Araújo; António José Lino; Fernando Madureira Azevedo; Joaquim Pinto Vieira e esposa; Missa de 7.º dia por Maria da Conceição Alves


Intenções para a Eucaristia de 23 de março (10:00h)

Pais e marido de Idalina Cândida; Aniversário Natalício de António da Silva Luís, do Lameu; António Soares de Moura; Emídio Ribeiro; António Pereira de Freitas e esposa; Maria da Conceição Moreira, de Vila; António Carneiro Silva e sogro; Manuel de Araújo Barbosa; Manuel da Silva Pinto; António Araújo, das Lapas; Manuel Pinto da Costa; Maria Emília Ferreira, da Sra. da Piedade; da Associação por Maria da Conceição Alves

Agenda

16 mar:  
    • Adoração ao Santíssimo Sacramento, Igreja, 15:00h
19 mar:
    • S. JOSÉ (Dia do Pai) – Celebração da Palavra, Igreja, 20:30h
23 mar: 
    • Eucaristia, Igreja, 10:00h
    • Via Sacra, Igreja, 15:30h