9 de março de 2014

DOMINGO I QUARESMA



Conversão

No início da nossa caminhada quaresmal, a Palavra de Deus convida-nos à “conversão” – isto é, a recolocar Deus no centro da nossa existência, a aceitar a comunhão com Ele, a escutar as suas propostas, a concretizar no mundo – com fidelidade – os seus projectos.
A primeira leitura afirma que Deus criou o homem para a felicidade e para a vida plena. Quando escutamos as propostas de Deus, conhecemos a vida e a felicidade; mas, sempre que prescindimos de Deus e nos fechamos em nós próprios, inventamos esquemas de egoísmo, de orgulho e de prepotência e construímos caminhos de sofrimento e de morte. De onde vimos? Para onde vamos? Porque é que estamos aqui? Qual o sentido da nossa vida? São perguntas eternas, que o homem de todos os tempos coloca a si próprio. A Palavra de Deus que hoje nos é proposta responde: é Deus a nossa origem e o nosso destino último. Não somos um minúsculo e insignificante grão de areia perdido numa galáxia qualquer; mas somos seres que Deus criou com amor, a quem Ele deu o seu próprio “sopro”, a quem animou com a sua própria vida. O fim último da nossa existência não é o fracasso, a dissolução no nada, mas a vida definitiva, a felicidade sem fim, a comunhão plena com Deus
A segunda leitura propõe-nos dois exemplos: Adão e Jesus. Adão representa o homem que escolhe ignorar as propostas de Deus e decidir, por si só, os caminhos da salvação e da vida plena; Jesus é o homem que escolhe viver na obediência às propostas de Deus e que vive na obediência aos projectos do Pai. O esquema de Adão gera egoísmo, sofrimento e morte; o esquema de Jesus gera vida plena e definitiva. Alguns acontecimentos que marcam a história do nosso tempo confirmam que uma história construída à margem das propostas de Deus é uma história marcada pelo egoísmo, pela injustiça, pela prepotência e, portanto, é uma história de sofrimento e de morte. Quando o homem deixa de dar ouvidos a Deus, dá ouvidos ao lucro fácil, destrói a natureza, explora os outros homens, torna-se injusto e prepotente, sacrifica em proveito próprio a vida dos seus irmãos…
O Evangelho apresenta, de forma mais clara, o exemplo de Jesus. Ele recusou – de forma absoluta – uma vida vivida à margem de Deus e dos seus projetos. A Palavra de Deus garante que, na perspectiva cristã, uma vida que ignora os projectos do Pai e aposta em esquemas de realização pessoal é uma vida perdida e sem sentido. Quando o homem esquece Deus e as suas propostas, e se fecha no egoísmo e na auto-suficiência, facilmente cai na escravidão de outros deuses. Quais são os deuses que estão no centro da minha própria  vida e que condicionam as minhas decisões  e opções?

 Liturgia da Palavra do Domingo I da Quaresma


  • I Leitura:            Gen 2, 7-9; 3, 1-7

A criação e o pecado dos nossos primeiros pais

No tempo da Quaresma, a primeira leitura “refere-se à história da salvação, que é um dos objectivos próprios da catequese quaresmal”. Nela “se apresentam os principais elementos daquela história desde o princípio até à promessa da Nova Aliança”                          
              
  • Salmo 50 (51):

Pecámos, Senhor: tende compaixão de nós. 

  • II Leitura:            Rom 5, 12-19

Onde abundou o pecado, superabundou a graça

A leitura põe em contraste Adão e Cristo. Ambos são o princípio de uma humanidade nova. Mas, se a falta cometida por um só, Adão, se faz sentir abundantemente em todos os homens para sua perdição, a graça e o perdão trazidos por um só, Jesus Cristo, fazem sentir-se mais abundantemente ainda e levam à justificação.

  • Aclamação ao Evangelho                             Mt 4, 4b

Glória a Vós, Jesus Cristo, Palavra do Pai.
Nem só de pão vive o homem,
mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
               
  • Evangelho:         Mt 4, 1-11

Jesus jejua durante quarenta dias e é tentado

As tentações de Jesus resumem as tentações de todo o homem. Ao contrário de Adão, Jesus rejeita a tentação, fixando-Se no Pai e na sua palavra. Resistir ao mal, morrer para o pecado, firmando-se na palavra de Deus, é o primeiro passo para participar na Páscoa de Jesus. Quem deseja caminhar para a comunhão com Deus na Páscoa de Jesus, não pode deixar-se encantar, nesse caminho, com as tentações que o Inimigo lhe apresentará.


 O poder de Deus te fortaleça e CONVERTE-te


Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios,
nem se detém no caminho dos pecadores,
nem toma parte na reunião dos maldizentes (Sl 1, 1)

Leitura Bíblica (Mt 4, 1-2.10-11): Tentações de Jesus no deserto
Então, o Espírito conduziu Jesus ao deserto, a fim de ser tentado pelo diabo. Jejuou durante quarenta dias e quarenta noites e, por fim, teve fome. (…) Respondeu-lhe Jesus: “Vai-te, Satanás, pois está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto”. Então, o diabo deixou-o e chegaram os anjos e serviram-no.

Breve reflexão
Jesus de modo firme e confiante recusa as propostas que o tentador lhe faz e lhe dirige. Jesus nega querer caminhar fora dos caminhos do Pai e apenas manifesta vontade de cumprir o Seu projeto. E eu? Como me posiciono na vida? Dou mais ouvidos aos meus interesses e projetos e coloco-me à margem dos de Deus? Quando decido alguma coisa, o que é que para mim tem peso de facto? Na vida, deixo-me tentar facilmente? Quais e quem são os tentadores de hoje? Estou aberto à Conversão constante? (…).

Oração
Senhor, Tu que me UNGISTE no Batismo e fazes de mim teu filho, sustém-me com a força do teu olhar e com a grandeza do teu amor. Com a Tua Palavra reaviva em mim a certeza do meu ser cris-tão. Que a minha CONVERSÃO aconteça todos os dias e possa ser sinal do SIM constante que Te quero dar. A Ti Senhor me ofereço, a Ti Senhor me converto porque sei que me escolheste.

Proposta de atividade: Coloca o nome da primeira raiz e reza diariamente…

Atitude (Nome da Raiz): CONVERSÃO

Símbolo: Óleo dos Catecúmenos (Rito do Batismo – Unção pré-batismal):

O poder de Cristo Salvador vos fortaleça.
Em sinal desse poder vos fazemos esta unção,
em nome do mesmo Cristo nosso Senhor,
que vive e reina por todos os séculos.

Palavra de Deus para a semana de 10 a 15 de março


  
10 Seg
Lev 19, 1-2. 11-18 - Salmo 18 B (19) - Mt 25, 31-46
Agora é o tempo favorável,
agora é o dia da salvação.
11 Ter
Is 55, 10-11 - Salmo 33 (34) - Mt 6, 7-15
Nem só de pão vive o homem,
mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
12 Qua
Jonas 3, 1-10 - Salmo 50 (51) -  Lc 11, 29-32
Convertei-vos a Mim de todo o coração, diz o Senhor;
porque sou benigno e misericordioso.
13 Qui
Est 4, 17. n. p-r. aa-bb. gg-hh - Salmo 137 (138) - Mt 7, 7-12
Criai em mim, Senhor, um coração puro,
dai-me de novo a alegria da salvação.
14 Sex
Ez 18, 21-28 - Salmo 129 (130) - Mt 5, 20-26
Deixai todos os vossos pecados, diz o Senhor;
criai um coração novo e um espírito novo.
15 Sáb
Deut 26, 16-19 - Salmo 118 (119) - Mt 5, 43-48
Agora é o tempo favorável,
agora é o dia da salvação.

Preparando a liturgia para o Domingo II da Quaresma 


  • Gen 12, 1-4a
Vocação de Abraão, pai do povo de Deus

  • Salmo   32 (33)
Esperamos, Senhor, na vossa misericórdia.

  • 2 Tim 1, 8b-10
Deus nos chama e ilumina

  • Mt 17, 1-9
O seu rosto ficou resplandecente como o sol


Intenções para a Eucaristia de 9 de março (10:00h)


Alexandre Medon e filhos; António Antunes, esposa e filho; Maria da Graça da Glória, marido e filho; Emídio Luís e sua mãe; António Pinto Melo; Alexandre da Silva Azeredo; António da Silva Luís, do Lameu; Familiares de Madalena Teixeira de Almeida e António Casimiro Almeida; Aniversário Natalício de Elvira Oliveira Vales

Intenções para a Eucaristia de 16 de março (10:00h)


António Pereira da Silva Guimarães; Luísa Pereira e marido, do Alto; Carlos André; José de Azeredo e Silva; Associados da Mensagem de Fátima; José Araújo; António José Lino

Agenda

16 mar:  
    • Eucaristia, Igreja, 10:00h 
    • Adoração ao Santíssim Sacramento, Igreja, 15:00h 

23 mar: 
    • Via Sacra, Igreja, 15:30h