6 de fevereiro de 2013

Festa da Apresentação do Senhor


Festa da Apresentação do Senhor

Recordamos, Senhor, a vossa misericórdia
no meio do vosso templo.
Toda a terra proclama o louvor do vosso nome,
porque sois justo e santo, Senhor nosso Deus.
                                                                                  Salmo 47, 10-11


A Igreja Una e Santa celebra em 2 de Fevereiro, quarenta dias depois do Natal, a Festa da APRESENTAÇÃO do Senhor, que as Igrejas do Oriente conhecem por Festa do ENCONTRO (Hypapantê) e dos Encontros: Encontro de DEUS com o seu POVO agradecido, mas também de MARIA, de JOSÉ e de JESUS com SIMEÃO e ANA. Também connosco.

Quarenta dias depois do seu nascimento, sujeito à Lei (Gálatas 4,4), JESUS, como filho varão primogénito, é APRESENTADO a Deus, a quem, sempre segundo a Lei de Deus, pertence. De facto, o Livro do Êxodo prescreve que todo o filho primogénito, macho, quer dos homens quer dos animais, é pertença de Deus (Êxodo 13,11-13), bem como os primeiros frutos dos campos (Deuteronómio 26,1-10).

É assim que, para cumprir a Lei de Deus, quarenta dias depois do seu nascimento, JESUS é levado pela primeira vez ao Templo, onde, também pela primeira vez, se deixa ver como a Luz do mundo e a nossa esperança.

 Fevereiro é um mês de Alegria, de Apresentação e Encontro, de Consagração e Contemplação. Num mundo triste e cansado, e tantas vezes enjoado, como o nosso, Maria, José e o Menino, Simeão e Ana são ícones de Felicidade, que nos vêm dizer que se cresce, não apenas em idade, mas em idade, sabedoria e Graça!

 D. António Couto

LITURGIA DA PALAVRA DA FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR

I Leitura: Mal 3, 1-4

«Entrará no seu templo o Senhor a quem buscais»

 Na primeira leitura, um “mensageiro” anónimo anuncia o “Dia do Senhor” – o “dia” em que Deus vai descer ao encontro do seu Povo para criar uma nova realidade. Nesse dia, Jahwéh vai eliminar o egoísmo e o pecado, vai purificar o coração do seu Povo, vai inaugurar o tempo novo da comunhão verdadeira entre Deus e os homens. A Vida Consagrada é interpelação profética; interpela os homens, convida-os à conversão, anuncia e testemunha o mundo que há-de vir.          

Salmo  23

O Senhor do Universo é o Rei da glória

II Leitura: Hebr 2, 14-18

«Devia tornar-Se semelhante em tudo aos seus irmãos»

 A segunda leitura apresenta Jesus como o sacerdote por excelência que, ao oferecer ao Pai o sacrifício da sua vida, ao serviço do plano salvador de Deus, fez nascer o Homem Novo, livre da escravidão do pecado, promovido à categoria de “filho de Deus”. Esta “catequese” convida os discípulos a olhar para a cruz de Jesus, a interiorizar o seu significado, a seguir Jesus no dom total da vida, na entrega radical, no serviço simples e humilde aos irmãos. A Vida Consagrada é uma forma privilegiada de viver e de testemunhar esta realidade.

                ALELUIA              Lc 2, 32

Luz para se revelar às nações
e glória de Israel, vosso povo

Evangelho          Lc 2, 22-40
«Os meus olhos viram a vossa salvação»

O Evangelho desenha, através das palavras e da catequese do evangelista Lucas, o quadro da “Apresentação de Jesus” no Templo de Jerusalém, a fim de ser “consagrado” ao Senhor. A consagração de Cristo recorda-nos que a nossa vida se deve cumprir numa entrega total nas mãos do Pai, ao serviço do projecto de salvação de Deus para os homens e para o mundo.  

  
PALAVRA DE DEUS PARA A SEMANA DE 04  A 09 DE  FEVEREIRO

04 SEG
S. JOÃO DE BRITO, presbítero e mártir  (M)
Hebr11, 32-40 – Salmo 30 – Mc 5, 1-20
«Espírito impuro, sai desse homem»

05 TER
S. ÁGUEDA, virgem e mártir  (M)
Hebr 12, 1-4 – Salmo 21 – Mc 5, 21-43
«Menina, Eu te ordeno: levanta-te»

06 QUA
SS. PAULO MIKI E COMPANHEIROS, mártires  (M)
Hebr 12, 4-7. 11-15 – Salmo 102 – Mc 6, 1-6
«Ide e ensinai as nações»

07 QUI
CINCO CHAGAS DO SENHOR (F)
Is 53, 1-10 – Salmo 21 – Jo 19, 28-37
«Hão-de olhar para Aquele que trespassaram»

08 SEX
Hebr 13, 1-8 – Salmo 26 – Mc 6, 14-29
«João, a quem mandei cortar a cabeça, ressuscitou»

09 SAB
Hebr 13, 15-17. 20-21 – Salmo 22 – Mc 6, 30-34
«Eram como ovelhas sem pastor»
PREPARANDO A LITURGIA PARA O DOMINGO V DO TEMPO COMUM
 Is 6, 1-2a.3-8
                        «Eis-me aqui: podeis enviar-me»
Salmo 137
                               Na presença dos Anjos, eu Vos louvarei, Senhor
1 Cor 15, 1-11
                              «É assim que pregamos e foi assim que acreditastes»
Lc 5, 1-11
                              «Deixaram tudo e seguiram Jesus»
INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 02 DE FEVEREIRO   (18:30h)
·         João de Jesus Pinto, sua mãe e sogros; Natália Fernanda da Silva Alves e seus avós; Margarida Teixeira de Jesus, marido e filho; Maria Rosa Leal Pinheiro; Emídio Luís; António Pinto Melo; Helena de Jesus Martins, marido e filho
INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 10 DE FEVEREIRO   (09:30h)
·         Alexandre da Silva Azeredo; António da Silva Luís, do Lameu; José de Araújo; Manuel Joaquim Teixeira; Albano Ferraz, do Carreiro; Luísa Pereira e marido, do Alto; José Ferreira Aguiar; Pais e familiares de Maria de Fátima; Missa de 30.º dia por Manuel Paulo Mesquita da Silva
05 FEV    - Conferência: A Fé Rezada,   Maria do Rosário Soveral, Centro de Cultura Católica, Torre da Marca, 21:00h
07 FEV    - Conferência: Como é que o Sínodo refletiu sobre o Ano da Fé?,     Dr. José Carlos Carvalho,
                                                                                                                                         Associação Católica do Porto, 21:30h
09 MAR  - Jornadas Vicariais da Fé     Alpendorada, 15:00h
                                                                    Avessadas, 21:00h
10 MAR  - Jornadas Vicariais da Fé     Fornos, 15:00h
Compõe a cena da Apresentação do Senhor um velhinho chamado SIMEÃO, nome que significa «ESCUTADOR», que vive atentamente à escuta, e que o Evangelho apresenta como um homem justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel. Ora, esse velhinho que vivia à espera e à escuta, com premurosa atenção, veio ao Templo, e, ao ver aquele MENINO, pegou nele nos braços. Por isso, os Padres gregos dão a SIMEÃO o título belo de Theodóchos [= recebedor de Deus]. É então que SIMEÃO entoa o canto feliz do entardecer da sua vida, um dos mais belos cantos que a Bíblia regista: «Agora, Senhor, podes deixar o teu servo partir em paz, porque os meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos, Luz que vem iluminar as nações e glória do teu povo, Israel!»
 E, na circunstância, também uma velhinha chegou carregada de esperança. Chamava-se ANA, que significa «GRAÇA»; é dita «Profetisa», isto é, que anda sintonizada em onda curta com a Palavra de Deus; era filha de Fanuel, que significa «Rosto de Deus»; era da tribo de Aser, que significa «Felicidade». Tanta intimidade com Deus! Também esta velhinha serena e feliz –  com 84 anos, número perfeito de números perfeitos (7 x 12) – viu aquele MENINO. E diz o Evangelho que se pôs a falar dele a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém!
  Esta é a Festa da Alegria e da Esperança acumulada e realizada. É a Festa da Luz. SIMEÃO e ANA viram a Luz e exultaram de Alegria. HOJE somos nós que nos chamamos SIMEÃO e ANA. Somos nós que recebemos esta Luz nos braços, e que ficamos a fazer parte da família da Felicidade e a viver pertinho de Deus, Rosto a Rosto com Deus, Escutadores atentos do bater do coração de Deus. Felizes sois vós, os pobres! (Lucas 6,20). Felizes os olhos que vêem o que vós vedes e os ouvidos que ouvem o que vós ouvis! (Lucas 10,23).
D. António Couto