15 de janeiro de 2013

Domingo do Baptismo do Senhor


Domingo do Baptismo do Senhor
13 de janeiro de 2013

Abriram-se os céus e ouviu-se a voz do Pai:

“Este é o meu Filho muito amado:

escutai-O”

A liturgia deste domingo tem como cenário de fundo o projecto salvador de Deus. No Baptismo de Jesus nas margens do Jordão, revela-se o Filho amado de Deus, que veio ao mundo enviado pelo Pai, com a missão de salvar e libertar os homens. Cumprindo o projecto do Pai, Jesus fez-Se um de nós, partilhou a nossa fragilidade e humanidade, libertou-nos do egoísmo e do pecado, empenhou-Se em promover-nos para que pudéssemos chegar à vida plena.

A primeira leitura anuncia um misterioso “Servo”, escolhido por Deus e enviado aos homens para instaurar um mundo de justiça e de paz sem fim… Animado pelo Espírito de Deus, Ele concretizará essa missão com humildade e simplicidade, sem recorrer ao poder, à imposição, à prepotência, pois esses esquemas não são os de Deus.

No Evangelho, aparece-nos a concretização da promessa profética veiculada pela primeira leitura: Jesus é o Filho/”Servo” enviado pelo Pai, sobre quem repousa o Espírito, e cuja missão é realizar a libertação dos homens. Obedecendo ao Pai, Ele tornou-se pessoa, identificou-Se com as fragilidades dos homens, caminhou ao lado deles, a fim de os promover e de os levar à reconciliação com Deus, à vida em plenitude.

A segunda leitura reafirma que Jesus é o Filho amado que o Pai enviou ao mundo para concretizar um projecto de salvação; por isso, Ele “passou pelo mundo fazendo o bem” e libertando todos os que eram oprimidos. É este o testemunho que os discípulos devem dar, para que a salvação que Deus oferece chegue a todos os povos da terra.

Dehonianos

LITURGIA DA PALAVRA DO DOMINGO DO BAPTISMO DO SENHOR


Depois do Baptismo do Senhor, abriram-se os Céus. Sobre Ele desceu o Espírito Santo em figura de pomba e fez-se ouvir a voz do Pai: “Este é o meu Filho muito amado, no qual pus as minhas complacências”.



I Leitura:               Is 42, 1-4.6-7

«Eis o meu servo, enlevo da minha alma»


No Baptismo que recebeu das mãos de João, Jesus manifesta-Se como sendo Aquele que o profeta anunciara: o Servo de Deus, que desce à água no meio dos pecadores para inaugurar a obra da redenção que o Pai Lhe confiara, e, ao mesmo tempo, o Filho bem amado, sobre quem repousa o Espírito de Deus, para que Ele seja portador da Boa Nova da salvação a toda a Terra.       

Salmo  28

O Senhor abençoará o seu povo na paz

II Leitura:             Actos 10, 34-38

«Deus ungiu-O com o Espírito Santo»

 O Espírito Santo desceu sobre Jesus na hora do Baptismo e ungiu-O para que Ele pudesse começar o seu ministério e, por Ele, os homens fossem também baptizados não só na água, mas na água e no Espírito. A unção que o Espírito Santo confere a Jesus na hora do seu baptismo marca-O como “Messias”, isto é, “Ungido”, ou seja “Cristo”, e, faz d’Ele a fonte da unção com que o mesmo Espírito marcará os “cristãos”, os “ungidos”, membros de Cristo, sua Cabeça.

ALELUIA                 Mc 9, 6

Abriram-se os céus e ouviu-se a voz do Pai: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O»
Evangelho             Lc 3, 15-16.21-22

«Jesus foi baptizado e, enquanto orava, abriu-se o céu»
 
No livro do Génesis (Gn 3 23-24) diz-se que depois do pecado dos nossos primeiros pais, Adão e Eva, eles foram expulsos do paraíso terrestre, que se fechou atrás deles. Agora, na hora do baptismo de Jesus, o Céu abriu-se para franquear a entrada ao homem novo, que é Jesus, que a voz do Pai declara ser o seu Filho. N’Ele e por Ele a todos os que n’Ele crêem, santificados pela graça do Espírito Santo, está agora patente a porta do paraíso.  
PALAVRA DE DEUS PARA A SEMANA DE 14  A 19 DE  JANEIRO
Seg 14
Hebr 1, 1-6 – Salmo 96 - Mc 1, 14-20
Está próximo o reino de Deus;  arrependei-vos e acreditai no Evangelho”

Ter 15
Hebr 2, 5-12 – Salmo 8 - 21-28
“Ensinava-os como quem tem autoridade”

Qua 16
Hebr 2, 14-18 – Salmo - Mc 1, 29-39
“Curou muitas pessoas, atormentadas por várias doenças”

Qui 17
Santo Antão, abade  (MO)
Hebr 3, 7-14 – Salmo 94 - Mc 1, 40-45
 “A lepra deixou-o e ele ficou limpo”

Sex 18
Hebr 4, 1-5.11 – Salmo 77 - Mc 2, 1-12
“O Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados”

Sáb 19
Hebr 4, 12-16 – Salmo 18 B - Mc 2, 13-17
“Não vim chamar os justos, mas os pecadores”



PREPARANDO A LITURGIA PARA O PRÓXIMO DOMINGO:

                Is. 62, 1-5
«A esposa é a alegria do marido»

Salmo 95
Anunciai em todos os povos  as maravilhas do Senhor

 1 Cor 12, 4-11
«Um só e o mesmo Espírito, distribuindo a cada um conforme Lhe agrada»

 Jo 2, 1-11
O primeiro milagre de Jesus

INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 13 DE JANEIRO   (09:30h)

·         Manuel Joaquim Teixeira; Albano Ferraz, do Carreiro; Helena de Jesus Martins, marido e filho; Luísa Pereira e marido, do Alto; Carlos André; Rosa Pereira de Jesus; José de Azeredo e Silva; António Monteiro Teixeira; Manuel Duarte Moreira; Ronaldo Silva Teodoro, António Teodoro, Clodemir Silva Teodoro e Maria Adelina Carvalho; Abílio Bernardo da Cruz e esposa

INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 20 DE JANEIRO   (09:30h)

·         António Pereira de Freitas e esposa; Associados da Mensagem de Fátima; José de Araújo; José Ferreira Aguiar e Joaquim Ferreira; Maria da Conceição Moreira, de Vila; António Carneiro Silva e sogro; Manuel Barbosa Araújo; Manuel da Silva Pinto; Martinho da Silva Pereira; Emídio Ribeiro; António da Silva Luís, do Lameu

18 Janeiro, 18:00h Celebração da Eucaristia com intenção de 7º dia por Manuel Paulo Mesquita de Cortes
20 JAN – Reunião do Grupo de Acólitos, no fim da Missa

              – Adoração ao Santíssimo Sacramento, Igreja, 15:00h                   
A celebração do Baptismo do Senhor leva-nos até um Jesus que assume plenamente a sua condição de “Filho” e que Se faz obediente ao Pai, cumprindo integralmente o projecto do Pai de dar vida ao homem. É esta mesma atitude de obediência radical, de entrega incondicional, de confiança absoluta que eu assumo na minha relação com Deus? O projecto de Deus é, para mim, mais importante de que os meus projectos pessoais ou do que os desafios que o mundo me faz?
O episódio do Baptismo de Jesus coloca-nos frente a frente com um Deus que aceitou identificar-Se com o homem, partilhar a sua humanidade e fragilidade, a fim de oferecer ao homem um caminho de liberdade e de vida plena. Eu, filho deste Deus, aceito ir ao encontro dos meus irmãos mais desfavorecidos e estender-lhes a mão? Partilho a sorte dos pobres, dos sofredores, dos injustiçados, sofro na alma as suas dores, aceito identificar-me com eles e participar dos seus sofrimentos, a fim de melhor os ajudar a conquistar a liberdade e a vida plena? Não tenho medo de me sujar ao lado dos pecadores, dos marginalizados, se isso contribuir para os promover e para lhes dar mais dignidade e mais esperança?
No Baptismo, Jesus tomou consciência da sua missão (essa missão que o Pai Lhe confiou), recebeu o Espírito e partiu em viagem pelos caminhos poeirentos da Palestina, a testemunhar o projecto libertador do Pai. Eu, que no Baptismo aderi a Jesus e recebi o Espírito que me capacitou para a missão, tenho sido uma testemunha séria e comprometida desse programa em que Jesus Se empenhou e pelo qual Ele deu a vida?
Dehonianos