11 de agosto de 2012

XIX Domingo do Tempo Comum


DOMINGO XIX DO TEMPO COMUM
12 de agosto de 2012

 Eu sou o pão vivo que desceu do Céu.
Quem comer deste pão viverá eternamente
A liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum dá-nos conta, uma vez mais, da preocupação de Deus em oferecer aos homens o “pão” da vida plena e definitiva. Por outro lado, convida os homens a prescindirem do orgulho e da auto-suficiência e a acolherem, com reconhecimento e gratidão, os dons de Deus.

A primeira leitura mostra como Deus Se preocupa em oferecer aos seus filhos o alimento que dá vida. No “pão cozido sobre pedras quentes” e na “bilha de água” com que Deus retempera as forças do profeta Elias, manifesta-se o Deus da bondade e do amor, cheio de solicitude para com os seus filhos, que anima os seus profetas e lhes dá a força para testemunhar, mesmo nos momentos de dificuldade e de desânimo.

A segunda leitura mostra-nos as consequências da adesão a Jesus, o “pão” da vida… Quando alguém acolhe Jesus como o “pão” que desceu do céu, torna-se um Homem Novo, que renuncia à vida velha do egoísmo e do pecado e que passa a viver no caridade, a exemplo de Cristo.

O Evangelho apresenta Jesus como o “pão” vivo que desceu do céu para dar a vida ao mundo. Para que esse “pão” sacie definitivamente a fome de vida que reside no coração de cada homem ou mulher, é preciso “acreditar”, isto é, aderir a Jesus, acolher as suas propostas, aceitar o seu projecto, segui-l’O no “sim” a Deus e no amor aos irmãos.

LITURGIA DA PALAVRA DO DOMINGO XIX DO TEMPO COMUM

I Leitura:                            1 Reis 19, 4-8

«Fortalecido com aquele alimento, caminhou até ao monte de Deus»

Uma sensação de abandono gera no espírito de Elias um estado de abatimento e mesmo de desespero. Morrer, no deserto onde o povo andou errante, onde Moisés suportou a revolta do mesmo povo e onde Agar ficou sepultada, será simultaneamente libertação e glória. Mas Deus, que dá a vida e fortalece a esperança, tem a seu respeito um plano diferente. Envia-lhe um anjo com o sustento corporal e espiritual. – Ali mesmo alimentara também o povo com o maná –. E, deste modo, Elias pôde levar a bom termo a missão que o Senhor lhe confiara.        

Salmo  33
Saboreai e vede como o Senhor é bom.

II Leitura:                            Ef 4, 30 – 5, 2

«Caminhai na caridade, a exemplo de Cristo»

Crer em Deus não é somente um acto da inteligência. É também um acto da vontade humana enquanto a fé determina o comportamento cristão que nos move à libertação de todo o egoísmo, num reino de amor, de que Deus é modelo – na Trindade de Pessoas intimamente unidas.        

ALELUIA                                             Jo 6, 51

Refrão:                Eu sou o pão vivo que desceu do Céu, diz o Senhor;
Quem comer deste pão viverá eternamente                     
                                              
Evangelho:                         Jo 6, 41-51

«Eu sou o pão vivo que desceu do Céu»

Jesus convida os seus ouvintes a acreditarem na Sua Palavra a acreditarem n’Ele que é vida. É natural o espanto gerado entre a multidão. Se somente Deus tem palavras de vida eterna, como pode o Filho de Maria e José dizer que Ele próprio é o pão da vida? As palavras de Jesus são um apelo à fé e são também o anúncio da Eucaristia – sacramento em que Ele nos dá como Pão da vida o Seu próprio Corpo.         
                               
 PALAVRA DE DEUS PARA A SEMANA DE 13 A  18 DE AGOSTO

seg 13 ago
São Ponciano, Papa e Santo Hipólito, presbítero, mártires (MF)
Ez 1,2-5. 24-28c – Salmo 148 – Mt 17, 22-27
“Hão-de matá-l’O, mas  ressuscitará. Os filhos estão isentos do tributo.”

ter 14 ago
São Maximiliano Maria Kolbe, presbítero e mártir  (MO)
Ez 2,8-3,4 – Salmo 118 – Mt 18, 1-5. 10. 12-14
“Vêde bem: não desprezeis um só destes paqueninos.”

qua 15 ago
ASSUNÇÃO DA VIRGEM MARIA  (S)
Ap 11,19a; 12,1-6a. 10ab – Salmo 44 – 1Cor 15,20-27 – Lc 1,39-56

qui 16 ago
Santo Estêvão da Hungria (MF)
Ez 12,1-12 – Salmo 77 – Mt 18,21-19,1
“Não te digo que perdoes até sete vezes, mas até setenta vezes sete.”

sex 17 ago
Ez 16,1-15.60.63 – Salmo Is 12 – Mt 19,3-12
“Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos permitiu repudiar as vossas mulheres. Mas no princípio não foi assim.”

sáb 18 ago
Ez 18,1-10. 13b. 30-32 – Salmo 50 – Mt 19,13-15
“Deixai que as crianças se aproximem de  Mim: dos que são como elas é o Reino dos Céus.”
 PREPARANDO A LITURGIA PARA  O PRÓXIMO DOMINGO:

Prov 9, 1-6
«Vinde comer do meu pão e beber do vinho que vos preparei»

Salmo 33             Saboreai e vede como o Senhor é bom

Ef 5, 15-20
«Procurai compreender qual é a vontade de Deus»

Jo 6, 51-58
«A minha carne é verdadeira comida
e o meu sangue é verdadeira bebida»

INTENÇÕES LEMBRADAS NA EUCARISTIA  DE 12 DE AGOSTO
·         Manuel Joaquim Teixeira; Luís Vieira e Maria da Conceição Pinheiro Silva; Helena de Jesus Martins, marido e filho; Luísa Pereira e marido, do Alto; Albino Teixeira Pinto e esposa, de Requim; Carlos André

INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 15 DE AGOSTO   (10:30h)
·         José de Azeredo e Silva; António Monteiro Teixeira

INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 19 DE AGOSTO   (09:30h)
·         Rosa de Jesus; Associados da Mensagem de Fátima; Maria da Conceição; Moreira, de Vila; António Carneiro Silva e sogro; Manuel Barbosa Araújo; Manuel da Silva Pinto; Martinho da Silva Pereira; António Silva Luís; Manuel Duarte Moreira

O Evangelho que hoje nos é proposto nos convida a acolher Jesus como o “pão” de Deus que desceu do céu para dar a vida aos homens… Para nós, seguidores de Jesus, esta afirmação não é uma afirmação de circunstância, mas um facto que condiciona a nossa existência, as nossas opções, todo o nosso caminho. Jesus, com a sua vida, com as suas palavras, com os seus gestos, com o seu amor, com a sua proposta, veio dizer-nos como chegar à vida verdadeira e definitiva.
Quem acredita em Mim, tem a vida eterna” – diz-nos Jesus. “Acreditar” é aderir, de facto, a essa vida que Jesus nos propôs, viver como Ele na escuta constante dos projectos do Pai, segui-l’O no caminho do amor, do dom da vida, da entrega aos irmãos; é fazer da própria vida – como Ele fez da sua – uma luta coerente contra o egoísmo, a exploração, a injustiça, o pecado, tudo o que desfeia a vida dos homens e traz sofrimento ao mundo. Eu posso dizer, com verdade e objectividade, que “acredito” em Jesus?