11 de agosto de 2012

Procissão de Velas 10 de agosto 2012


PROCISSÃO DE VELAS                   10 de agosto de 2012

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo,
 Amén.
Deus, vinde em nosso auxílio.  
Senhor, socorrei-nos e salvai-nos
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo
                Como era no princípio, agora e sempre, amén.

Nesta procissão de velas em louvor de Nossa Senhora vamos meditar os Mistérios Luminosos

Primeiro Mistério: O baptismo de Jesus no Jordão
Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o Meu enlevo

Leitura                 Lc 3, 15-16. 21-22
João disse ao povo: «Eu vos baptizo com água; mas vai chegar Quem é mais poderoso do que eu, cujas correias das sandálias não sou digno de desatar. Baptizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo.» Num baptismo geral no Jordão, Jesus também se baptizou. Enquanto orava, o céu abriu-se, o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma de pomba, e uma voz veio do Céu: «Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o Meu enlevo.»

Meditação
João é o Precursor. Ele sabe quem é e conhece a sua missão. Embora a multidão o siga e aclame, não se afasta em nada do papel que lhe compete no plano de Deus. Reconhece o Messias que chega ao Jordão entre os pecadores, como se fosse apenas mais um. Jesus dá o mesmo passo que o povo simples e crente: deixa-se baptizar. Então, o céu abre-se e, através de sinais luminosos, revelam-se profundas riquezas do mistério do Deus Trino: o Pai, que manifesta o seu indizível amor ao seu Predilecto, e o Espírito que se mostra como pomba de fogo e paz. Cristo pode agora iniciar a vida pública e anunciar o Reino.

Oração
Manifestaste, Pai, teu infinito amor por teu Filho divino e Filho de Maria segundo a carne. Em nome de Jesus, por teu Espírito Santo, reúne a todos os baptizados, na unidade plena. Concede-nos esta graça «para que o mundo acredite». Abençoa os catecúmenos, os recém-baptizados, seus pais e padrinhos, para que o círio vacilante da fé se converta numa chama viva. Amen.
                Pai Nosso…

Segundo Mistério: A auto-revelação de Jesus nas bodas de Caná
Não têm vinho
Leitura                   Jo 2, 1-11
Celebrava-se um casamento em Caná. Estava ali a Mãe de Jesus. Este também foi convidado com os Seus discípulos. Acaba-se o vinho. Sua mãe diz a Jesus: «Não têm vinho.» Jesus retorquiu: «Que temos nós com isso, mulher? A Minha hora ainda não chegou.» Sua mãe indica-O aos servidores: «Fazei o que Ele vos disser.» Jesus disse-lhes: «Enchei de água essas talhas. E levai ao chefe de mesa.» Quando este provou o líquido, disse: «Toda a gente serve primeiro o vinho bom; tu, porém, guardaste o vinho bom até agora.» Foi o primeiro sinal de Jesus. Assim ma­nifestou a Sua glória, e os Seus discípulos acreditaram n'Ele.

Meditação
O primeiro milagre não consiste em curar um doente ou em ressuscitar um morto. O seu primeiro sinal messiânico é alegrar uma festa de matrimónio. Transforma 600 litros de água em vinho. Manifesta assim a abundância de alegria que ele traz para o homem. Chama sua mãe com palavra que não se usa: «mulher». Também no Calvário lhe chamará assim, para significar que é a Nova Era junto dele, o Novo Adão. Maria exerce o seu imenso poder de intercessão. Por ela, Jesus adianta a sua hora. A Virgem deixa-nos o programa de toda a vida cristã: «Fazei o que Ele vos disser.» Em Caná iluminou-se a fé dos apóstolos.

Oração
Maria de Caná, hoje intercede por todos os que se uniram pelo matrimónio. Pede a teu Filho que mude a água insípida em vinho do amor forte e paciente, generoso, fecundo e alegre. Filha de Sião, diz-lhe em nome de toda a Igreja: «Não têm vinho.» Ele será fiel a sua Esposa. Amen.
                Pai Nosso…
Terceiro Mistério: O anúncio do Reino de Deus, que convida à conversão

Convertei-vos e acreditai no Evangelho

Leitura                   Mc 1, 14-15
Depois de João ter sido preso, Jesus veio para a Galileia pregar a Boa Nova de Deus: «Completou-se o tempo e o Reino de Deus está perto; convertei-vos e acreditai no Evangelho.»

Meditação
O Santo Padre João Paulo II explicou-nos esta passagem com palavras luminosas: Jesus anuncia o advento do Reino. Convida à conversão, perdoando os pecados a quem Dele se aproxima com humilde confiança. Inicia assim o seu ministério, a sua actividade de serviço misericordioso, que continuará a exercer até ao fim dos tempos, especial-mente através do sacramento da Reconciliação.

Oração
Senhor Jesus, tua Esposa, a Igreja, prolonga o teu anúncio do Reino. Os sinais dos tempos chamaram-nos à Nova Evangelização. Mediante o teu Espírito Santo, converte-nos continuamente a uma vida de penitência e santidade. Que a tua Pomba de Fogo nos incendeie para iluminar com a Boa Notícia todos os circuitos do homem e todas as regiões da Terra. Que, pela intercessão de Maria, Rainha do Universo, as nações acolham a tua Palavra de vida e construam o teu Reino de paz. Amen.
                Pai Nosso…

Quarto Mistério: A Transfiguração do Senhor

Transfigurou-Se e brilhou o esplendor da Sua gloria

Leitura                 Mc 9, 2-9
Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e levou-os só a eles, a um monte elevado. E transfigurou-Se diante deles. As Suas ves­tes tornaram-se resplandecentes. Apareceram Elias e Moisés e conversaram com Jesus. Pedro disse a Jesus: «Mestre, bom é estarmos aqui; façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias.» E formou-se uma nuvem que os cobriu. Da nuvem veio uma voz: «Este é o Meu Filho muito amado. Escutai-O.» Jesus ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que ressuscitasse o Filho do Homem.

Meditação
Somente Pedro, cabeça do colégio apostólico, Tiago e João contemplaram o abandono total de Jesus em Getsémani. Ele preparou-os para a hora da prova, dando-lhes uma antecipação da glória da sua Páscoa. O Pai manifestou-se-lhes, revelando a intensidade divina do seu amor pelo Filho. Assim puderam entender que a cruz não é o crepúsculo final, mas sim um passo para a madrugada. Isto lhes permitirá explicar ao mundo por que motivo Cristo Ressuscitado tem chagas tão luminosas como o sol do monte Thabor.

Oração
Pedro, Tiago e João, que tivestes a visão da beleza e da verdade de seu rosto, intercedei por todos os que se consagram à vida contemplativa. Rogai pelos artistas, que para nós reflectem a formosura de Deus, e por quantos perseguem a verdade como investigadores e cientistas. Ensinai-nos a todos a guardar como um tesoiro as luzes do Thabor a fim de sermos fiéis em Getsémani. Amen.
                Pai Nosso…











Quinto Mistério: A instituição da Eucaristia

Fazei isto em Minha memória
Leitura                 1 Cor 11, 23-28
Eu, Paulo, recebi do Senhor o que vos transmiti: o Senhor Jesus, na noite em que foi entregue, tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: «Isto é o Meu corpo, que será entregue por vós; fazei isto em Minha memória.» Do mesmo modo, depois de cear, tomou o cálice e disse: «Este cálice é a Nova Aliança no Meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em Minha memória.» Portanto, sempre que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor até que Ele venha.

Meditação
A Eucaristia é fonte, centro e cúmulo da vida cristã, louvor do Filho, pelo Espírito Santo, ao Pai. Através dela renova-se a nossa salvação, actualiza-se no hoje da nossa história e antecipa a festa da alegria completa. Jesus instituiu a Eucaristia quando levou «até ao extremo» a sua entrega ao sacrifício redentor. Para tornar perdurável esta memória da sua misericórdia, instituiu o sacerdócio. Toda a criação participa dos frutos da terra e do trabalho do homem. Somos um no Corpo e no Sangue. Ele é a Páscoa, «para a vida do mundo», Pão vivo no caminho, Presença fiel nos nossos templos.

Oração
Deus Espírito Santo, assim como o teu poder fecundou as entranhas da Virgem Mãe, de igual forma em cada Eucaristia transformas o pão e o vinho. Concede-nos que também a nossa existência diária, os esforços e alegrias do trabalho de todos os homens, sejam oferenda de louvor ao Pai de misericórdia. Amen.
                Pai Nosso…

Ó Maria, concebida sem pecado…
Avé Maria

Ó Maria, refúgio dos pecadores…
Avé Maria…

Ó Maria, raínha da paz…
Avé Maria…

Salvé Raínha…

Ó senhora minha, ó minha Mãe…

Ladainha de Nossa Senhora

Senhor, tende piedade de nós.                               Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.                  Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.                               Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, ouvi-nos.                              Cristo, ouvi-nos
Jesus Cristo, atendei-nos.           Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste que sois Deus.                                         Tende piedade nós.
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus.         Tende piedade nós.
Espírito Santo que sois Deus.                                    Tende piedade nós.
Santíssima Trindade que sois um só Deus.          Tende piedade de nós.
Santa Maria.                                                     Rogai por nós
Santa Mãe de Deus.                                      Rogai por nós
Santa Virgem das virgens.                          Rogai por nós
Esposa do Espírito Santo.                            Rogai por nós
Mãe de Jesus Cristo.                                     Rogai por nós
Mãe da divina graça.                                     Rogai por nós
Mãe puríssima.                                               Rogai por nós
Mãe castíssima.                                              Rogai por nós
Mãe inviolada.                                                 Rogai por nós
Mãe amável.                                                    Rogai por nós
Mãe do bom conselho.                                               Rogai por nós
Mãe do Criador.                                              Rogai por nós
Mãe do Salvador.                                           Rogai por nós
Mãe da Igreja.                                                 Rogai por nós
Virgem prudentíssima.                                                Rogai por nós
Virgem venerável.                                         Rogai por nós
Virgem digna de louvor.                              Rogai por nós
Virgem poderosa.                                          Rogai por nós
Virgem misericordiosa.                                                Rogai por nós
Virgem fiel.                                                       Rogai por nós
Espelho de justiça.                                         Rogai por nós
Trono de sabedoria.                                      Rogai por nós
Causa da nossa alegria.                                                Rogai por nós
Vaso espiritual.                                               Rogai por nós
Vaso digno de honra.                                   Rogai por nós
Rosa mística.                                                    Rogai por nós
Torre de David.                                               Rogai por nós
Torre de marfim.                                            Rogai por nós
Casa de ouro.                                                   Rogai por nós
Arca da aliança.                                               Rogai por nós
Porta do céu.                                                   Rogai por nós
Estrela da manhã.                                          Rogai por nós
Saúde dos enfermos.                                   Rogai por nós
Refúgio dos pecadores.                               Rogai por nós
Consoladora dos aflitos.                              Rogai por nós
Auxilio dos cristãos.                                       Rogai por nós
Rainha dos anjos.                                           Rogai por nós
Rainha dos patriarcas.                                  Rogai por nós
Rainha dos profetas.                                     Rogai por nós
Rainha dos apóstolos.                                  Rogai por nós
Rainha dos mártires.                                     Rogai por nós
Rainha dos confessores.                             Rogai por nós
Rainha das virgens.                                        Rogai por nós
Rainha de todos os santos.                        Rogai por nós
Rainha concebida sem pecado original.                                Rogai por nós
Rainha elevada ao Céu em corpo e alma.            Rogai por nós
Rainha do santíssimo rosário.                    Rogai por nós
Rainha da paz.                                                 Rogai por nós

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo.            Perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo.            Ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo.            Tende piedade nós, Senhor.

P. - Sob a vossa protecção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas nas nossas necessidades, mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

P. - Ó Deus, cujo Filho Unigénito, com a sua vida, morte e ressurreição, nos alcançou o prémio da vida eterna, concedei-nos, a nós que celebramos estes mistérios do santo rosário, imitar o que contêm e alcançar o que prometem. Por Cristo nosso Senhor.
Todos: Amen.