19 de agosto de 2012

Domingo XX do Tempo Comum


DOMINGO XX DO TEMPO COMUM
19 de agosto de 2012

Saboreai e vêde como o Senhor é bom!

A liturgia do 20º Domingo do Tempo Comum repete o tema dos últimos domingos: Deus quer oferecer aos homens, em todos os momentos da sua caminhada pela terra, o “pão” da vida plena e definitiva. Naturalmente, os homens têm de fazer a sua escolha e de acolher esse dom.
A primeira leitura oferece-nos uma parábola sobre um banquete preparado pela “senhora sabedoria” para os “simples” e para os que querem vencer a insensatez. Convida-nos à abertura aos dons de Deus e à disponibilidade para acolher a vida de Deus (o “pão de Deus que desce do céu”).
A segunda leitura lembra aos cristãos a sua opção por Cristo (aquele Cristo que o Evangelho de hoje chama “o pão de Deus que desceu do céu para a vida do mundo”). Convida-os a não adormecerem, a repensarem continuamente as suas opções e os seus compromissos, a não se deixarem escorregar pelo caminho da facilidade e do comodismo, a viverem com empenho e entusiasmo o seguimento de Cristo, a empenharem-se no testemunho dos valores em que acreditam.
No Evangelho, Jesus reafirma que o objectivo final da sua missão é dar aos homens o “pão da vida”. Para receber essa vida, os discípulos são convidados a “comer a carne” e a “beber o sangue” de Jesus – isto é, a aderir à sua pessoa, a assimilar o seu projecto, a interiorizar a sua proposta. A Eucaristia cristã (o “comer a carne” e “beber o sangue” de Jesus) é um momento privilegiado de encontro com essa vida que Jesus veio oferecer

LITURGIA DA PALAVRA DO DOMINGO XX DO TEMPO COMUM

I Leitura:                            Prov 9, 1-6
«Vinde comer do meu pão e beber do vinho que vos preparei»

Personificada numa dona de casa, a Sabedoria de Deus convida os homens a participarem do seu banquete. No Antigo Testamento, a Palavra de Deus é frequentemente comparada a um banquete oferecido aos homens. O pão e o vinho são tidos como símbolo do alimento que dá a vida em plenitude. A imagem do banquete assume maior expressão na Eucaristia que nos é dado celebrar.           
              
Salmo  33
Saboreai e vede como o Senhor é bom.

II Leitura:                            Ef 5, 15-20
«Procurai compreender qual é a vontade de Deus»

Deus criou o homem livre e não quer sobrepor-se a essa liberdade. Deixa a cada um a possibilidade de fazer as suas opções. Porém, uma escolha consciente só é possível, tendo presente determinada hierarquia de valores que ajudará a decidir, não apenas acerca do acto, como também do tempo próprio para o realizar.  
               

ALELUIA                                              Jo 6, 56
Refrão:                Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue
permanece em mim e Eu nele, diz o Senhor.                                     
                               
Evangelho:                         Jo 6, 51-58
«A minha carne é verdadeira comida
e o meu sangue é verdadeira bebida»

A ceia pascal judaica estava intimamente ligada à libertação dos hebreus da escravatura egípcia. Ao comerem a Páscoa, os judeus tinham consciência de serem o povo libertado por Deus. Cristo associa também os discípulos à Sua morte redentora. Os participantes na celebração eucarística, ao comerem o pão e beberem o sangue derramado na cruz pela multidão dos homens, reconhecem-se no povo redimido por Cristo.   
                              
PALAVRA DE DEUS PARA A SEMANA DE 20  A  25  DE AGOSTO

Seg 20
São Bernardo, abade e doutor da Igreja  (MO)
Ez 24, 15-24 – Salmo Dt 32 – Mt 19, 16-22
“Se queres ser perfeito, vende o que tens e terás um tesouro no céu”

Ter 21 
São Pio X, Papa  (MO)
Ez 28, 1-10 – Salmo  - Dt 32 – Mt 19, 23-30
“É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”

Qua 22
 Virgem Santa Maria, Rainha  (MO)
Ez 34, 1-11 – Salmo 22 – Mt 20, 1-16ª
“Serão maus os teus olhos porque eu sou bom?”

Qui 23
Santa Rosa de Lima, virgem  (MF)
Ez 36, 23-28 – Salmo 50 – Mt 22 , 1-14
“Convidai para as bodas todos os que encontrardes”

Sex 24
São Bartolomeu, Apóstolo  (F)
Ap 21, 9b-14 – Salmo 144 – Jo 1, 45-51
“Eis um verdadeiro israelita em quem não há fingimento”

Sáb 25
São Luís de França e São José de Calasanz, presbíteros  (MF)
Ez 43, 1-7ª – Salmo 84 – Mt 23, 1-12
“Dizem e não fazem”
  
PREPARANDO A LITURGIA PARA  O PRÓXIMO DOMINGO:

Jos 24, 1-2a.15-17.18b
«Queremos servir o Senhor, porque Ele é o nosso Deus»»

Salmo 33            
Saboreai e vede como o Senhor é bom

Ef 5, 15-20
«Procurai compreender qual é a vontade de Deus»

Jo 6, 60-69
«Para quem iremos, Senhor?
Tu tens palavras de vida eterna»

INTENÇÕES LEMBRADAS NA EUCARISTIA  DE 19 DE AGOSTO
·         Rosa de Jesus; Associados da Mensagem de Fátima; Maria da Conceição Moreira, de Vila; António Carneiro Silva e sogro; Manuel Barbosa Araújo; Manuel da Silva Pinto; Martinho da Silva Pereira; Manuel Duarte Moreira; José Gomes de Araújo; Afonso Manuel da Costa e Silva e genro António Pinto de Sousa; Missa da Associação por David Tendela Pereira e Missa da Associação por Rosa Pereira de Jesus



INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 26 DE AGOSTO   (09:30h)
·         Benilde Delfina da Luz Pinto; António Araújo, das Lapas; Manuel Pinto da Costa; Maria Emilia Ferreira, da Sra. da Piedade, Ricardo Luís e filha; Joaquim Moreira e esposa, do Alto; Maria Luísa de Sousa e marido, de Vila Nova; Joaquim Vieira e esposa, das Regadas; Gualter Ferraz Pinto, de Vila Nova; António Silva Luís; Emídio Ribeiro


• Participar no encontro eucarístico, “comer a carne” e “beber o sangue” de Jesus é encontrar-se, hoje, com esse Cristo que veio ao encontro dos homens e que tornou presente na sua “carne” (na sua pessoa física) uma vida feita amor, partilha, entrega, até ao dom total de si mesmo na cruz (“sangue”). Participar no encontro eucarístico, “comer a carne” e “beber o sangue” de Jesus, é acolher, assimilar e interiorizar essa proposta de vida, aceitar que ela é um caminho para a felicidade, para a realização plena do homem, para a vida definitiva.
• Sentar-se à mesa da Eucaristia é também identificar-se com Jesus, viver em união com Ele. Na Eucaristia, o alimento servido é o próprio Cristo. Por isso, é a própria vida de Cristo que passa a circular nas veias dos crentes. Quem acolhe essa vida que Jesus oferece torna-se, portanto, um com Ele. Comer cada domingo à mesa com Jesus desse alimento que Ele próprio dá e que é a sua pessoa, leva os crentes a uma comunhão total de vida com Jesus e a fazer parte da família do próprio Jesus. Celebrar a Eucaristia é aprofundarmos os laços familiares que nos unem a Jesus, identificarmo-nos com Ele, deixarmos que a sua vida circule em nós. Este crente, identificado com Cristo, torna-se uma pessoa nova, à imagem de Cristo.
• O “comer a carne” e “beber o sangue” de Jesus implica um compromisso com esse mesmo projecto que Jesus procurou concretizar em toda a sua vida, em todos os seus gestos, em todas as suas palavras. Como Jesus, o crente que celebra a Eucaristia tem de levar ao mundo e aos homens essa vida que aí recebe… Tem de lutar, como Jesus, contra a injustiça, o egoísmo, a opressão, o pecado; tem de esforçar-se, como Jesus, por eliminar tudo o que desfeia o mundo e causa sofrimento e morte; tem de construir, como Jesus, um mundo de liberdade, de amor e de paz; tem de testemunhar, como Jesus, que a vida verdadeira é aquela que se faz amor, serviço, partilha, doação até às últimas consequências.