9 de agosto de 2012

Celebração dos 50 anos de Partilha do Dom de Deus 5 de agosto

No passado domingo, as celebrações dos 50 anos de Ordenação Sacerdotal do Pároco, Sr Pe Vales, tiveram o seu auge com a celebração da Eucaristia.


À entrada da Igreja foi feito um lindo tapete por algumas senhoras da paróquia que foi contornado pelas crianças da catequese.

A Eucaristia foi presidida pelo jubilado, Pe Manuel Vales e estiveram presentes, concelebrando, alguns párocos da Vigararia, nomeadamente: Pe. Rodolfo de Sto Isidoro, Toutosa e Constance, Pe Barros, de Vila Boa de Quires, São Mamede de Recesinhos e São Martinho de Recesinhos , Pe Pedro de Penhalonga, Sande e Paços de Gaiolo e Pe Manuel Fernando de Alpendurada e Matos e de S. Lourenço do Douro.




Para além dos Párocos concelebraram com o Pe Manuel Vales: o Pe Agostinho Leal, Carmelita de Avessadas, Pe. Luis Vieira da Boa Nova e o Diácono Permanente António Casimiro. O Sr Pe Armando Soares chegou um pouco mais tarde por motivos alheios à sua vontade.

A celebração contou ainda com a presença do acólito Micael, de Vila Boa Boa do Bispo, e os Acólitos de S. Paio de Favões.



Participaram nesta Eucaristia muitos paroquianos de S. Paio de Favões, alguns paroquianos de Ariz, familiares e amigos do Sr Pe Vales que se deslocaram até S. paio de Favões. Participaram ainda algumas entidades: o Presidente da Câmara Municipal, o Presidente da Junta de freguesia e alguns membros da Assembleia, o Centro Desportivo de Favões, o Presidente dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, que se quiseram associar às celebrações jubilares.

No final da Eucaristia a Diácono Permanente leu mensagens de Sua Ex.a Reverendíssima,  o Bispo D. Manuel Clemente, bem como de outros convidados que não estiveram presentes.

A paróquia ofereceu ao seu Pároco um quadro com o retrato do Sr Pe Vales pintado a óleo sobre tela de linho pelo pintor José Maia http://www.josemaia.eu/index.php?lg=pt


O Sr Pe Vales cumprimentou todos os presentes e ofereceu um marcador de livros como forma de assinalar a data.



Por volta das 18:00 dirigiram-se todos ao Espaço da Juventude na Junta de Freguesia para a inauguração de uma exposição alusiva ao Sr Pe Vales. Esta exposição é da autoria de Beatriz Alves o Belmiro Alves.





Às 19:30 horas foi servido um jantar na Casa de Oleiros.