28 de fevereiro de 2016

Oração em Comunidade Vésperas I do Domingo V do Tempo Comum

6 de fevereiro de 2016




V. Deus, vinde em nosso auxílio.
R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.


Hino


Deus eterno, Criador
De todas as coisas, vinde
Encher de luz e descanso
As horas da nossa noite.

Com o saudável repouso
A quem por Vós trabalhou
Restaurai as nossas forças
E elevai as nossas almas.

Nós Vos louvamos, Senhor,
Nós Vos cantamos, ao fim
Do dia que a vossa graça
Nos ajudou a viver.

Suba até Deus nosso canto,
Brote o hino mais ardente:
Senhor, nós Vos adoramos
Com um amor puro e santo.

E quando cair a noite,
Quando descerem as sombras,
Seja então a nossa fé
Mais fervorosa e ardente.

Pai de bondade e perdão
Glória a Vós e ao Vosso Filho
Com o Espírito Paráclito
Pelos séculos sem fim.

 Salmonia 


Ant. 1 Suba até Vós, Senhor, como incenso, a minha oração.


Salmo 

140, 1-9 - Oração na adversidade

Senhor, a Vós clamo, socorrei-me sem demora,
Escutai a minha voz quando Vos invoco.
Suba até Vós a minha oração como incenso
Elevem-se minhas mãos como oblação da tarde

Guardai, Senhor, a minha boca,
defendei a porta dos meus lábios.
Não deixeis o meu coração inclinar-se para p mal,
Nem praticar a iniquidade com os malfeitores,
Nem tomar parte em seus lautos banquetes.

Castigue-me o justo
E repreenda-me com misericórdia,
Mas o óleo dos ímpios nunca me perfume a cabeça;
Enquanto fazem o mal, nunca deixarei de rezar.

Os seus chefes foram precipitados contra o rochedo
E compreenderam como eram suaves as minhas palavras.
Tal como terra cavada e lavrada,
Foram seus ossos dispersos à boca do abismo.

Para Vós, Senhor Deus, se voltam os meus olhos;
Em Vós me refugio, não me desampareis.
Defendei-me do laço que me prepararam,
Defendei-me das ciladas dos malfeitores.

Glória ao Pai e ao Filho,
E ao Espírito Santo.
Como era no princípio,
Agora e sempre. Amen.


Ant. 1 Suba até Vós, Senhor, como incenso, a minha oração.

Ant. 2 - Senhor, Vós sois o meu refúgio, a minha herança na terra dos vivos.


Salmo 

141 - Vós sois o meu refúgio.

Em alta voz clamo ao Senhor,
Em alta voz imploro o Senhor.
Ponho diante d’Ele a minha aflição,
Diante dele descubro a minha angústia

Quando me desfalece o ânimo,
Vós conheceis o meu caminho.
Na senda que vou trilhando
Esconderam um laço.

Olhai à direita e vede:
Não há quem se interesse por mim.
Não encontro refúgio,
Não há quem olhe pela minha vida.

Clamei por Vós, Senhor,
Disse: vós sois o meu abrigo.
A minha herança na terra dos vivos.

Atendei o meu clamor,
Estou reduzido à miséria
Livrai-me dos meus perseguidores:
Eles são mais fortes do que eu.

Tirai-me desta prisão
E darei graças ao Vosso nome.
Os justos hão-de rodear-me,
Pelo bem que me fizestes.


Ant. 2 Senhor, Vós sois o meu refúgio, a minha herança na terra dos vivos.

Ant. 3 O Senhor Jesus humilhou-Se. Por isso, Deus O exaltou para sempre.


Cântico 


Fl 2,6-11 Cristo, o Servo de Deus

Cristo Jesus que era de condição divina,*
não se valeu da Sua igualdade com Deus,
mas aniquilou-se a si próprio.

Assumindo a condição de servo,*
tornou-se semelhante aos homens.

Aparecendo como homem, humilhou-se ainda mais,*
obedecendo até à morte e morte de cruz.

Por isso, Deus o exaltou *
e lhe deu o nome que está a cima de todos os nomes,

para que ao nome de Jesus todos se ajoelhem;*
no céu, na terra e nos abismos,

e toda língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor,*
para glória de Deus Pai.


Ant. 3 O Senhor Jesus humilhou-Se. Por isso, Deus O exaltou para sempre.


Leitura breve 


Rom 11, 33 -36

Como é profunda a riqueza, a sabedoria e a ciência de Deus! Como são insondáveis os seus juízos e incompreensíveis os seus caminhos. Quem conheceu o pensamento do Senhor? Quem foi o seu conselheiro? Quem lhe deu primeiro para que tenha de receber retribuição? Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Gloria a Deus para sempre. Ámen.


Responsório breve


V. Como são grandes, Senhor, as Vossas obras.
R. Como são grandes, Senhor, as Vossas obras.

V. Tudo fizestes com sabedoria
R. Como são grandes, Senhor, as Vossas obras.

V. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Como são grandes, Senhor, as Vossas obras.


Cântico Evangélico


Magnificat Lc 1,46-55


Ant. Quando os barcos chegaram a terra, os discípulos deixaram tudo e seguiram Jesus.

A minha alma glorifica ao Senhor *
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.

Porque pôs os olhos na humildade da sua serva: *
de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.

Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: *
Santo é o seu nome.

A sua misericórdia se estende de geração em geração *
sobre aqueles que O temem.

Manifestou o poder do seu braço*
e dispersou os soberbos.

Derrubou os poderosos de seus tronos *
e exaltou os humildes.

Aos famintos encheu de bens *
e aos ricos despediu de mãos vazias.

Acolheu a Israel, seu servo, *
lembrado da sua misericórdia,

como tinha prometido a nossos pais, *
a Abraão e à sua descendência para sempre.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,*
como era no princípio, agora e sempre. Amen.


Ant. Quando os barcos chegaram a terra, os discípulos deixaram tudo e seguiram Jesus.


Preces


Glorifiquemos a deus Pai, Filho e espírito Santo e supliquemos humildemente:

Ouvi, Senhor, o Vosso povo

Pai santo, senhor omnipotente, fazei surgir na terra a justiça,

- Para que o Vosso povo se alegre na prosperidade e na paz.
Concedei que todos os povos da terra venham a tomar parte do Vosso reino,

- Para que todos os homens sejam salvos.
Fazei que os esposos perseverem na paz segundo a Vossa vontade,

- E vivam sempre em mútua caridade.
Recompensai, Senhor, os nossos benfeitores,

- E concedei-lhes a vida eterna.
Acolhei com bondade os que morreram vítimas do ódio da violência ou da guerra,

- E dai-lhes o descanso eterno.

 Pai Nosso…


Oração


Guardai, Senhor, com paternal bondade a Vossa família e, porque só em Vós põe a sua confiança, defendei-a sempre com a Vossa proteção.
Ámen


«Deixaram tudo e seguiram Jesus»

Naquele tempo, estava a multidão aglomerada em volta de Jesus, para ouvir a palavra de Deus. Ele encontrava-Se na margem do lago de Genesaré e viu dois barcos estacionados no lago. Os pescadores tinham deixado os barcos e estavam a lavar as redes. Jesus subiu para um barco, que era de Simão, e pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra. Depois sentou-Se e do barco pôs-Se a ensinar a multidão.

Quando acabou de falar, disse a Simão: «Faz-te ao largo e lançai as redes para a pesca». Respondeu-Lhe Simão: «Mestre, andámos na faina toda a noite e não apanhámos nada. Mas, já que o dizes, lançarei as redes». Eles assim fizeram e apanharam tão grande quantidade de peixes que as redes começavam a romper-se. Fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para os virem ajudar; eles vieram e encheram ambos os barcos, de tal modo que quase se afundavam.

Ao ver o sucedido, Simão Pedro lançou-se aos pés de Jesus e disse-Lhe: «Senhor, afasta-Te de mim, que sou um homem pecador». Na verdade, o temor tinha-se apoderado dele e de todos os seus companheiros, por causa da pesca realizada.

Isto mesmo sucedeu a Tiago e a João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. Jesus disse a Simão: «Não temas. Daqui em diante serás pescador de homens». Tendo conduzido os barcos para terra, eles deixaram tudo e seguiram Jesus. 
Lc 5, 1-11