1 de maio de 2015

Os Mistérios do Rosário e a Alegria do Evangelho: Mistérios da luz (Quintas-feiras)

“Sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho
20)
1. O Batismo do Senhor

Leitura bíblica: “Sucedeu que, naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no rio Jordão. Ao subir da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito, como uma pomba, descer sobre Ele. E dos céus ouviu-se uma voz: «Tu és o meu Filhomuito amado, em Ti pus toda a minha complacência»” (Mc 1,9-11).

Meditação: “Em virtude do Batismo recebido, cada membro dopovo de Deus tornou-se discípulo missionário (cf. Mt 28,19). Cada um dos batizados, independentemente da própria função na Igreja e do grau de instrução da sua fé, é um sujeito ativo de evangelização. A nova evangelização deve implicar um novo protagonismo de cada um dos batizados. Esta convicção transforma-se num apelo dirigido a cada cristão para que ninguém renuncie ao seu compromisso de evangelização, porque, se uma pessoa experimentou verdadeiramente o amor de Deus que o salva, não precisa de muito tempo de preparação para sair a anunciá-lo, não pode esperar que lhe deem muitas lições ou longas instruções. Cada cristão é missionário na medida em que se encontrou com o amor de Deus em Cristo Jesus. Não digamos mais que somos «discípulos» e «missionários», mas sempre que somos «discípulos missionários»” (EG 120).

Prece: Ó Maria, “modelo de uma evangelização humilde e jubilosa”, ajudai-nos a edificar “uma Igreja que se torne uma casa para muitos, uma mãe para todos os povos e possibilite assim o nascimento de um mundo novo” (Papa Francisco, Mensagem para o Dia Mundial das Missões, 2014).


2. As Bodas de Caná

Leitura bíblica: “Naquele tempo, realizou-se um casamento em Caná da Galileia e estava lá a Mãe de Jesus. Jesus e os seus discípulos foram também convidados para o casamento. A certa altura faltou o vinho. Então a Mãe de Jesus disse-lhe: «Não têm vinho». Jesus respondeu-lhe: «Mulher, que temos nós com isso? Ainda não chegou a minha hora». Sua Mãe disse aos serventes: «Fazei tudo o que Ele vos disser»” (Jo 2,1-5).

Meditação: “O grande risco do mundo atual, com a sua múltipla e avassaladora oferta de consumo, é uma tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho, da busca desordenada de prazeres superficiais, da consciência isolada. Quando a vida interior se fecha nos próprios interesses, deixa de haver espaço para os outros, já não entram os pobres, já não se ouve a voz de Deus, já não se goza da doce alegria do seu amor, nem fervilha o entusiasmo de fazer o bem. Este é um risco, certo e permanente, que correm também os crentes. Muitos caem nele, transformando-se em pessoas ressentidas, queixosas, sem vida. Esta não é a escolha duma vida digna e plena, este não é o desígnio que Deus tem para nós, esta não é a vida no Espírito que jorra do coração de Cristo ressuscitado” (EG 2). “Maria é a amiga sempre solícita para que não falte o vinho na nossa vida” (EG 286).

Prece: Os esposos podem aprender a rezar com estas palavras: «Senhor, o amor nosso de cada dia nos dai hoje», porque o amor quotidiano dos esposos é o pão, o verdadeiro pão da alma, o pão
que os sustenta a fim de que possam ir em frente. Esta é a prece dos namorados e dos esposos: “Ensinai-nos a amar-nos, a querer o bem um do outro” (Papa Francisco, Discurso aos namorados, 14.2.2014).


3. O Anúncio do Reino e o Apelo à Conversão

Leitura bíblica: “João Batista declarou: «Esta é a minha alegria! E tornou-se completa! Jesus é que deve crescer, e eu diminuir»” (Jo 3,27.30).

Meditação: “Convido todo o cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de O procurar dia a dia sem cessar. Não há motivo para alguém poder pensar que este convite não lhe diz respeito, já que «da alegria trazida pelo Senhor ninguém é excluído». Quem arrisca, o Senhor não o desilude; e, quando alguém dá um pequeno passo em direção a Jesus, descobre que Ele já aguardava de braços abertos a sua chegada” (EG 3).

Prece: Ó Maria, “Mãe do amor, esposa das núpcias eternas, intercedei pela Igreja, da qual sois a imagem puríssima, para que esta nunca se feche nem se detenha na sua paixão por instaurar o Reino de Deus!” (EG 288)


4. A Transfiguração do Senhor

Leitura bíblica: “Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles” (Mc 9,2).

Meditação: “Jesus quer evangelizadores que anunciem a Boa Nova, não só com palavras mas sobretudo com uma vida transfigurada pela presença de Deus” (EG 259). “Não se pode perseverar numa evangelização cheia de ardor, se não se está convencido, por experiência própria, que não é a mesma coisa ter conhecido Jesus ou não O conhecer, não é a mesma coisa caminhar com Ele ou caminhar tateando, não é a mesma coisa poder escutál'O ou ignorar a sua Palavra, não é a mesma coisa poder contemplá-l'O, adorá-l'O, descansar n'Ele ou não o poder fazer. Não é a mesma coisa procurar construir o mundo com o seu Evangelho em vez de o fazer unicamente com a própria razão. Sabemos bem que a vida com Jesus se torna muito mais plena e, com Ele, é mais fácil encontrar o sentido para cada coisa. É por isso que evangelizamos” (EG 266).

Prece: Ó Maria, Virgem e Mãe, em Vós resplandece a beleza de Deus e a alegria do evangelho. Intercedei por nós, para que “não deixemos que nos roubem a alegria da evangelização” (EG 83).Rosário e a Alegria do Evangelho

5. A Instituição da Eucaristia

Leitura bíblica: “No primeiro dia dos Ázimos, em que se imolava o cordeiro pascal, os discípulos perguntaram a Jesus: «onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?». Jesus enviou dois discípulos e disse-lhes: «Ide à cidade. Virá ao vosso encontro um homem com uma bilha de água. Segui-o e, onde ele entrar, dizei ao dono da casa: 'o Mestre pergunta: onde está a sala, em que hei de comer a Páscoa com os meus discípulos?'. Ele vos mostrará uma grande sala no andar superior, alcatifada e pronta. Preparai-nos lá o que é preciso». Os discípulos partiram e foram à cidade. Encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito e prepararam a Páscoa” (Mc 14,12 16).

Meditação: “A comunidade evangelizadora jubilosa sabe sempre «festejar»: celebra e festeja cada pequena vitória, cada passo em frente na evangelização. No meio desta exigência diária de fazer avançar o bem, a evangelização jubilosa torna-se beleza na liturgia. A Igreja evangeliza e se evangeliza com a beleza da liturgia, que é também celebração da atividade evangelizadora e fonte dum renovado impulso para se dar” (EG 24). “A Eucaristia, embora constitua a plenitude da vida sacramental, não é um prémio para os perfeitos, mas um remédio generoso e um alimento para os fracos” (EG 46).

Prece: Maria, “Virgem da escuta e da contemplação” (EG 288) ensina-nos, “como é doce permanecer diante dum crucifixo ou de joelhos diante do Santíssimo Sacramento, e fazê - lo , simplesmente para estar à frente dos seus olhos” (EG 264).

Oh Maria, concebida sem pecado,          Rogai por nós que recorremos a vós.                    Avé Maria…

Oh Maria, refúgio dos pecadores,           Rogai a Jesus por nós, pecadores.                          Avé, Maria…

Oh Maria, Rainha da Paz,                            Rogai por nós.                                                                 Avé, Maria…

Salvé, Rainha…

Oh Senhora minha

Oração final

“Virgem e Mãe Maria, Vós que, movida pelo Espírito, acolhestes o Verbo da vida
na profundidade da vossa fé humilde, totalmente entregue ao Eterno, ajudai-nos a dizer o nosso «sim»
perante a urgência, mais imperiosa do que nunca, de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus.

Vós, cheia da presença de Cristo, levastes a alegria a João o Batista, fazendo-o exultar no seio de sua mãe.
Vós, estremecendo de alegria, cantastes as maravilhas do Senhor.
Vós, que permanecestes firme diante da Cruz com uma fé inabalável,
e recebestes a jubilosa consolação da ressurreição, reunistes os discípulos à espera do Espírito
para que nascesse a Igreja evangelizadora.

Alcançai-nos agora um novo ardor de ressuscitados para levar a todos o Evangelho da vida que vence a morte.
Dai-nos a santa ousadia de buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga.

Vós, Virgem da escuta e da contemplação, Mãe do amor, esposa das núpcias eternas intercedei pela Igreja,
da qual sois o ícone puríssimo, para que ela nunca se feche nem se detenha na sua paixão por instaurar o Reino.

Estrela da nova evangelização, ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão,
do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres,
para que a alegria do Evangelho chegue até aos confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz.


Mãe do Evangelho vivente, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós.    Ámen. Aleluia”! (EG 288)