1 de maio de 2015

Os Mistérios do Rosário e a Alegria do Evangelho: Mistérios da alegria (Segundas-feiras e sábados)

“Com Jesus Cristo renasce sem cessar a alegria!” (EG 1)

1. A Anunciação a Maria

Leitura bíblica: “Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua Palavra»” (Lc 1,26-38).

Meditação: “Precisamos de nos exercitar na arte de escutar, que é mais do que ouvir. Escutar, na comunicação com o outro, é a capacidade do coração que torna possível a proximidade, sem a qual não existe um verdadeiro encontro espiritual.
Escutar ajuda-nos a individuar o gesto e a palavra oportunos que nos desinstalam da cómoda condição de espectadores” (EG 171). “Por isso, é preciso formar-se continuamente na escuta da Palavra. A Igreja não evangeliza, se não se deixa continuamente evangelizar. É indispensável que a Palavra de Deus «se torne cada vez mais o coração de toda a atividade eclesial»” (EG 174).

Prece: “Ó Virgem e Mãe Maria, Vós que, movida pelo Espírito, acolhestes o Verbo da vida na profundidade da vossa fé humilde, totalmente entregue ao Eterno, ajudai-nos a dizer o nosso «sim» perante a urgência, mais imperiosa do que nunca, de fazer ressoara Boa Nova de Jesus” (EG 288).


2. A Visita de Maria a Sua Prima Isabel

Leitura bíblica: “Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio” (Lc 1,39-40).

Meditação: “Maria é a mulher orante e trabalhadora em Nazaré,mas é também Nossa Senhora da prontidão, a que sai «à pressa» (Lc 1,39) da sua povoação para ir ajudar os outros. Esta dinâmica de justiça e ternura, de contemplação e de caminho para os outros faz d'Ela um modelo eclesial para a evangelização” (EG 288).

Prece: “Ó Virgem e Mãe Maria, a cheia da presença de Cristo, Vós que levastes a alegria a João Batista, fazendo-o exultar no seio de sua mãe, dai-nos a santa ousadia de buscar novos caminhos, para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga” (EG 288).

3. O Nascimento de Jesus

Leitura bíblica: “Disse-lhes o anjo: «Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor” (Lc 2,10-11).

Meditação: “A alegria do Evangelho é para todo o povo, não se pode excluir ninguém; assim foi anunciada pelo anjo aos pastores de Belém” (EG 23). “Hoje e sempre, «os pobres são os destinatários privilegiados do Evangelho», e a evangelização dirigida gratuitamente a eles é sinal do Reino que Jesus veio trazer. Há que afirmar sem rodeios que existe um vínculo indissolúvel entre a nossa fé e os pobres. Não os deixemos jamais sozinhos” (EG 48). “A pior discriminação que sofrem os pobres é a falta de cuidado espiritual. A imensa maioria dos pobres possui uma especial abertura à fé; tem necessidade de Deus e não podemos deixar de lhe oferecer a sua amizade, a sua bênção, a sua Palavra, a celebração dos Sacramentos e a proposta de um caminho de crescimento e amadurecimento na fé” (EG 200). “Ninguém deveria dizer que se mantém longe dos pobres, porque as suas opções de vida implicam prestar mais atenção a outras incumbências” (EG 201).Rosário e a Alegria do Evangelho
Prece: Ó Virgem e Mãe Maria, que sabeis “transformar um curral de animais na casa de Jesus, com uns pobres paninhos e uma montanha de ternura” (EG 286), ajudai-nos a defender os pobres e não a defendermo-nos deles: “o grito dos pobres nunca nos deixe indiferentes, o sofrimento dos doentes e de quem passa necessidade não nos encontre distraídos, a solidão dos idosos e a fragilidade das crianças nos comovam, cada vida humana sempre seja, por todos nós, amada e venerada” (Papa Francisco, Discurso, 8 12-2013).






4. A Apresentação do Menino Jesus no Templo

Leitura bíblica: “Quando os pais de Jesus trouxeram o Menino, para cumprirem as prescrições da Lei no que lhes dizia respeito, Simeão recebeu-O em seus braços e bendisse a Deus, exclamando: «Agora, Senhor, segundo a vossa palavra, deixareis ir em paz o vosso servo, porque os meus olhos viram a vossa salvação, que pusestes ao alcance de todos os povos: luz para se revelar às nações e glória de Israel, vosso povo»” (Lc 2,27-32).

Meditação: “A alegria do evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar aalegria” (EG 1).

Prece: “Este é o momento para dizer a Jesus Cristo: «Senhor, deixei-me enganar, de mil maneiras fugi do vosso amor, mas aqui estou novamente para renovar a minha aliança convosco. Preciso de Vós. Resgatai-me de novo, Senhor; aceitai-me mais uma vez nos vossos braços redentores»” (EG3).


5. Jesus Entre os Doutores da Lei

Leitura bíblica: “Passados três dias, encontraram Jesus no templo, sentado no meio dos doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos aqueles que O ouviam estavam surpreendidos com a sua inteligência e as suas respostas” (Lc 2,46-47).

Meditação: “Se uma pessoa experimentou verdadeiramente o amor de Deus que o salva, não precisa de muito tempo de preparação para sair a anunciá-lo, não pode esperar que lhe dêem muitas lições ou longas instruções. Cada cristão é missionário na medida em que se encontrou com o amor de Deus em Cristo Jesus;
não digamos mais que somos «discípulos» e «missionários», mas sempre que somos «discípulos missionários»” (EG 120). “Há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar” (EG 127).

Prece: “Mãe do Evangelho vivente, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós” (EG 288), para que “não deixemos nunca que nos roubem a força missionária” (EG 109).


Oh Maria, concebida sem pecado,          Rogai por nós que recorremos a vós.                    Avé Maria…

Oh Maria, refúgio dos pecadores,           Rogai a Jesus por nós, pecadores.                          Avé, Maria…

Oh Maria, Rainha da Paz,                            Rogai por nós.                                                                 Avé, Maria…

Salvé, Rainha…

Oh Senhora minha

Oração final

“Virgem e Mãe Maria, Vós que, movida pelo Espírito, acolhestes o Verbo da vida
na profundidade da vossa fé humilde, totalmente entregue ao Eterno, ajudai-nos a dizer o nosso «sim»
perante a urgência, mais imperiosa do que nunca, de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus.

Vós, cheia da presença de Cristo, levastes a alegria a João o Batista, fazendo-o exultar no seio de sua mãe.
Vós, estremecendo de alegria, cantastes as maravilhas do Senhor.
Vós, que permanecestes firme diante da Cruz com uma fé inabalável,
e recebestes a jubilosa consolação da ressurreição, reunistes os discípulos à espera do Espírito
para que nascesse a Igreja evangelizadora.

Alcançai-nos agora um novo ardor de ressuscitados para levar a todos o Evangelho da vida que vence a morte.
Dai-nos a santa ousadia de buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga.

Vós, Virgem da escuta e da contemplação, Mãe do amor, esposa das núpcias eternas intercedei pela Igreja,
da qual sois o ícone puríssimo, para que ela nunca se feche nem se detenha na sua paixão por instaurar o Reino.

Estrela da nova evangelização, ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão,
do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres,
para que a alegria do Evangelho chegue até aos confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz.

Mãe do Evangelho vivente, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós.
Ámen. Aleluia”! (EG 288)