19 de abril de 2015

Pagela Domingo III Páscoa

“Abre a tua porta à alegria do Evangelho”
Caminhada para uma Quaresma com Páscoa

III  Semana da PáscoaLevai!
 V/ Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.       R/Ámen.
1. Convite à oração: Jesus Ressuscitado surpreende-nos e a sua forma de se manifestar desconcerta-nos. Nunca é como projetámos, como imaginávamos, como desejaríamos. Precisamos de aprender a lógica de Deus, cujos pensamentos e caminhos são tão diferentes dos nossos. Comecemos a nossa oração, invocando, do Espírito Santo, os dons da sabedoria, do entendimento, da ciência, para saborearmos e compreendermos o que o Senhor nos diz, o que nos pede, o que quer de nós. Façamo-lo em silêncio, dizendo, por exemplo: «Vinde, Espírito Santo, enchei o nosso coração, com a luz do entendimento”…
2. Leitura do evangelho: “Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, e que havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações. Vós sois as testemunhas de todas estas coisas»”
3. Breve diálogo sobre este evangelho:
a) Os vários encontros de Cristo Ressuscitado com os discípulos servem para os confirmar na fé, para os ajudar a compreender o mistério da sua vida, da sua morte e ressurreição. Mas essa compreensão, que se torna uma alegre notícia, que enche de alegria o coração dos batizados não pode ficar guardada dentro de portas. É preciso “pregar em nome de Jesus”, ser “testemunha” de tudo quanto se sabe e se vive no encontro com Ele.
b) Somos chamados a levar Cristo aos outros e os outros a Cristo: levarmos o Evangelho às pessoas com quem nos encontramos, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus” (E.G. 127)
4. Gesto: Procuremos, durante esta semana, ter uma conversa com alguém que precise da luz da fé e do amor de Jesus, para compreender o sentido da sua vida. Não esqueçamos de rezar pelas vocações consagradas.
5. Pai-Nosso
6. Oração          V/ Dai-nos, Senhor, um novo ardor de ressuscitados,
para levar a todos o Evangelho da vida que vence a morte.      R/ Ámen. Aleluia.
             V/ Dai-nos a santa ousadia  de buscar novos caminhos

para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga!   R/ Ámen. Aleluia.