11 de maio de 2014

Domingo IV da Páscoa

Eu vim
para que tenham vida
e a tenham em abundância.


Jo 10, 10

O 4º Domingo da Páscoa é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe, neste domingo, um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como “Bom Pastor”. É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus põe hoje à nossa reflexão.
A primeira leitura traça, de forma bastante completa, o percurso que Cristo, “o Pastor”, desafia os homens a percorrer: é preciso converter-se (isto é, deixar os esquemas de escravidão), ser baptizado (isto é, aderir a Jesus e segui-l’O) e receber o Espírito Santo (acolher no coração a vida de Deus e deixar-se recriar, vivificar e transformar por ela). 
“Convertei-vos” – pede Pedro aos seus interlocutores. Converter-se é deixar os velhos esquemas de egoísmo, de prepotência, de orgulho, de auto-suficiência que tantas vezes constituem o cenário privilegiado em que se desenrola a vida, para ir atrás de Jesus e aprender com Ele a amar, a servir, a dar a vida.
A segunda leitura apresenta-nos também Cristo como “o Pastor” que guarda e conduz as suas ovelhas. Seguir “o Pastor” é responder à injustiça com o amor, ao mal com o bem. O autor propõe o exemplo de Cristo, que passou pelo mundo fazendo o bem e foi preso, torturado, assassinado sem resistir, sem Se revoltar, sem responder “na mesma moeda” aos seus assassinos. É uma lógica incompreensível aos olhos do mundo… Mas é a lógica de Deus; e Jesus demonstrou que só este caminho conduz à ressurreição, à vida nova, a um dinamismo gerador de um mundo novo. O cristão é chamado a ser testemunha no meio dos homens desta novidade absoluta: só o amor gera vida nova e transforma o mundo.
O Evangelho apresenta Cristo como “o Pastor”, cuja missão é libertar o rebanho de Deus do domínio da escravidão e levá-lo ao encontro das pastagens verdejantes onde há vida em plenitude. Jesus vai cumprir com amor essa missão, no respeito absoluto pela identidade, individualidade e liberdade das ovelhas.
Ao propor-nos a figura bíblica do “Bom Pastor”, o Evangelho convida-nos a refletir sobre o serviço da autoridade… Propõe como modelo de presidência (ou de “Pastor”) uma figura que oferece a vida, que serve, que respeita a liberdade das pessoas, que se dedica totalmente, que ama gratuitamente. “o Pastor” por excelência é Cristo: Ele recebeu do Pai a missão de conduzir o “rebanho” de Deus das trevas para a luz, da escravidão para a liberdade, da morte para a vida.       


Liturgia da Palavra do Domingo IV da Páscoa 


I Leitura                 Actos 2, 14a.36-41

«Deus fê-l’O Senhor e Messias»

A grande afirmação da fé cristã não é apenas a de que Jesus, o homem que veio de Nazaré e foi crucificado, é mais do que um simples homem, mas antes a de que o Crucificado foi por Deus exaltado e Se tornou, na sua Ressurreição, Senhor e Cristo, isto é, o Ungido de Deus, o Messias, participando, como homem, na glória divina do Senhor. Esta fé em Jesus, Senhor e Cristo, é que há de levar os que n’Ele crêem à conversão e, pelo Baptismo, à Igreja.
               
Salmo     22 (23)

O Senhor é meu pastor:
nada me faltará.

II Leitura:             1 Pedro 2, 20b-25

«Voltastes para o pastor e guarda das vossas almas»

A contemplação do mistério da Cruz há-de levar os homens que sabem olhar para ele a deixarem-se dominar pelo amor de Jesus Cristo, que deu a vida para trazer à unidade os filhos de Deus que andavam, e andam, dispersos. Jesus, pela sua Cruz, congrega os homens como o pastor congrega as ovelhas do seu rebanho. A Ele nos convertemos, porque nos deixámos conduzir pelo seu cajado de Bom Pastor.
               
Aclamação ao Evangelho                   Jo 10, 14

Eu sou o bom pastor, diz o Senhor:
conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-Me.

Evangelho:            Jo 10, 1-10

«Eu sou a porta das ovelhas»

A imagem do pastor é frequente na Sagrada Escritura: ela manifesta o amor e o carinho de Deus pelos homens, ela ajuda-os a penetrar nos sentimentos do coração de Cristo, que Se entregou à morte por eles, ela faz sentir a alegria da união de uns com os outros em volta do Senhor, que não só cuida das ovelhas fiéis, mas vai à procura da ovelha perdida.

IV Domingo da Páscoa:      ACONSELHAR para SER PRUDENTE e MANSO

Leitura Bíblica (Jo 10, 2-5): Cristo, Bom Pastor
«Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre-a e as ovelhas escutam a sua voz. E ele chama as suas ovelhas uma a uma pelos seus nomes e fá-las sair. Depois de tirar todas as que são suas, vai à frente delas, e as ovelhas seguem-no, porque reconhecem a sua voz. Mas, a um estranho, jamais o seguiriam; pelo contrário, fugiriam dele, porque não reconhecem a voz dos estranhos».

Breve reflexão: Jesus apresenta-se como Bom Pastor. Para os cristãos, “o Pastor” por excelência é Cristo: Ele recebeu do Pai a missão de conduzir o “rebanho” de Deus das trevas para a luz, da escravidão para a liberdade, da morte para a vida. No entanto, Cristo deixa bem claro que as suas ovelhas escutam a sua voz e o seguem, ao contrário daquilo que fazem com um estranho a quem não reconhecem a voz e que não as trata pelo nome. O que é que me conduz e condiciona as minhas opções? Atrevo-me a seguir o meu “Pastor” no caminho exigente do dom da vida, ou estou convencido que esse caminho não leva aonde pretendo ir? Será que os estranhos têm preponderância no meu agir? (…).

Oração: Senhor Jesus, Tu que te revelaste e te revelas como o Bom Pastor, suscita em mim o dom do CONSELHO, para que pela ação iluminadora do Espírito Santo, eu descubra na minha vida de todos os dias a tua amorosa vontade e cresça nos valores evangélicos de modo a viver uma vida agradável a vossos olhos. Senhor, faz-me interpretar os acontecimentos com PRUDÊNCIA e MANSIDÃO, e agir como misericordioso, pois só assim alcançarei misericórdia.

Proposta de actividade: Elabora o teu livro dos dons e das virtudes e frutos do Espírito. Procura por palavras tuas escrever o que é para ti o Conselho, a Prudência e a Mansidão.

Dom do Espírito Santo:     CONSELHO

Fruto do Espírito Santo ou Virtude:               PRUDÊNCIA e MANSIDÃO 

Palavra de Deus para a semana de 12 a 17 de maio  


12
Seg
B. Joana de Portugal, virgem – MF
S. Nereu e S. Aquileu, mártires – MF     S. Pancrácio, mártir – MF
 Act 11, 1-18 - Salmo 41 (42) - Jo 10, 11-18
Eu sou o bom pastor, diz o Senhor:
conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-Me.
13
Ter
Nossa Senhora de Fátima – FESTA
Ap 21, 1-5ª - Salmo Judite 13, 18bcde.19 -  Mt 12, 46-50
Felizes os que ouvem a palavra de Deus  e a põem em prática.
14
Qua
S. Matias, Apóstolo – FESTA
Act 1, 15-17. 20-26 - Salmo 112 (113) - Jo 15, 9-17
Eu vos escolhi do mundo, para que vades e deis fruto
e o vosso fruto permaneça.
15
Qui
Act 13, 13-25 - Salmo 88 (89) - Jo 13, 16-20
Jesus Cristo, a Testemunha fiel, o Primogénito dos mortos,
amou-nos e purificou-nos dos nossos pecados, pelo seu sangue.
16
Sex
Act 13, 26-33 - Salmo 2 - Jo 14, 1-6
Eu sou o caminho, a verdade e a vida, diz o Senhor;
ninguém vai ao Pai senão por Mim.
17
Sáb
Act 13, 44-52 - Salmo 97 (98) - Jo 14, 7-14
Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente
 meus discípulos e conhecereis a verdade, diz o Senhor.

PREPARANDO A LITURGIA PARA O DOMINGO V DA PÁSCOA


Actos 6,1-7
«Escolheram sete homens cheios do Espírito Santo...»

Salmo  32 (33)
Esperamos, Senhor, na vossa misericórdia.

1 Pedro 2, 4-9
«Vós sois geração eleita, sacerdócio real»

Jo 14, 1-12
«Eu sou o caminho, a verdade e a vida»





Intenções para a Eucaristia de 11 de maio (10:00h)

Alexandre da Silva Azeredo; António da Silva Luís, do Lameu; António Pereira da Silva Guimarães; da Associação por José Pinto da Silva; familiares de Madalena Teixeira de Almeida e António Casimiro Almeida; Luísa Pereira e marido, do Alto; António Soares Pinheiro; Maria da Conceição Soares; Albino Teixeira Pinto e esposa, de Requim; Carlos André.

Intenções para a Eucaristia de 18 de maio (10:00h)

Associados da Mensagem de Fátima; José Maria Gomes de Araújo; José de Azeredo e Silva; Maria da Conceição Moreira, de Vila; Joaquim Ferreira Aguiar e filho, José Ferreira Aguiar; Manuel de Araújo Barbosa; Manuel da Silva Pinto.


Agenda

1 a 31 mai:
    • Meditação do Rosário, Igreja, 20:30h
11 a 18 mai:

    • Semana da Vida: "Gerar VIDA, Construir FUTURO"
12 mai:

    • Procissão de Velas – Uma Flor para Maria, igreja, 20:30h
18 mai:

    • Eucaristia, igreja, 10:00h
    • Adoração ao Santíssimo Sacramento, igreja, 20:00h