25 de março de 2013

Domingo V da Quaresma


Domingo V da Quaresma
17 de março de 2013

Convertei-vos a Mim de todo o coração, diz o Senhor;

 porque sou benigno e misericordioso.

Joel 2,12-13



A liturgia de hoje fala-nos de um Deus que ama e cujo amor nos desafia a ultrapassar as nossas escravidões para chegar à vida nova, à ressurreição.

A primeira leitura apresenta-nos o Deus libertador, que acompanha com solicitude e amor a caminhada do seu Povo para a liberdade. Esse “caminho” é o paradigma dessa outra libertação que Deus nos convida a fazer nesta Quaresma e que nos levará à Terra Prometida onde corre a vida nova.

A segunda leitura é um desafio a libertar-nos do “lixo” que impede a descoberta do fundamental: a comunhão com Cristo, a identificação com Cristo, princípio da nossa ressurreição.

O Evangelho diz-nos que não são o castigo e a intolerância que resolvem o problema do mal e do pecado; só o amor e a misericórdia geram activamente vida e fazem nascer o homem novo. É esta lógica – a lógica de Deus – que somos convidados a assumir na nossa relação com os irmãos.

O nosso Deus é o Deus libertador, que não Se conforma com qualquer escravidão que roube a vida e a dignidade do homem e que está, permanentemente, a pedir-nos que lutemos contra todas as formas de sujeição. A vida cristã é uma caminhada permanente, rumo à Páscoa, rumo à ressurreição. Somos convidados a deixar definitivamente para trás o passado e a aderir à vida nova que Deus nos propõe. Cada Quaresma é um abalo que nos desinstala, que põe em causa o nosso comodismo, que nos convida a olhar para o futuro e a ir além de nós mesmos, na busca do Homem Novo.

Neste tempo favorável à conversão, é importante revermos aquilo que dá sentido à nossa vida. Quantas vezes se atiram pedras aos outros, esquecendo os nossos próprios telhados de vidro…

Neste caminho quaresmal, Deus desafia-nos à superação de todas as realidades que nos escravizam e sublinha esse desafio com o seu amor e a sua misericórdia; e convida-nos a despir as roupagens da hipocrisia e da intolerância, para vestir as do amor.                                             Dehonianos

LITURGIA DA PALAVRA DO DOMINGO V DA QUARESMA


I Leitura:               Is 43, 16-21

«Vou realizar uma coisa nova: matarei a sede ao meu povo»


A história da salvação acompanha todos os tempos e o que Deus fez, no passado em favor do seu povo, continua a fazê-lo no presente. Nesta leitura, o Profeta, que anuncia o regresso do exílio, onde o povo de Deus esteve em cativeiro, quer fazer sentir que o que vai agora acontecer não é menos admirável do que o que tinha acontecido na Páscoa antiga, quando o povo saiu do Egipto. Quanto mais admirável não é o que Deus faz agora por nós em Jesus Cristo!

               

Salmo 125

Grandes maravilhas fez por nós o Senhor


II Leitura:             Filip 3, 8-14


«Por Cristo, considerei todas as coisas como prejuízo,
configurando-me à sua morte»


Esta leitura liga-se hoje à anterior: é em Cristo que vamos encontrar completamente realizado o momento culminante e a plenitude da história da salvação, é n’Ele que a Lei e os Profetas encontram a realização perfeita, é para Ele que toda a história anterior apontava, e sem Ele nada tem sentido. Quem assim o entender, como S. Paulo o entendeu, há-de considerar a participação no mistério da Páscoa do Senhor como a maior graça de Deus.

               

Aclamação antes do Evangelho       

Convertei-vos a Mim de todo o coração,  diz o Senhor; porque sou benigno e misericordioso.
Evangelho             Jo 8, 1-11


«Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra»

A novidade que Deus oferece ao mundo em Jesus Cristo não aparece à custa da destruição do que anteriormente existiu. A graça não vem à custa da morte do pecador. É a partir da história dos homens pecadores que Deus vai fazer surgir a história da salvação, que os há-de renovar. É na mulher pecadora que Jesus faz brilhar a luz nova da sua graça. Envelhecida pelo pecado, torna-se, pelo poder do Senhor, nova criatura.

PALAVRA DE DEUS PARA A SEMANA DE 18 A 23 DE MARÇO

Seg 18
S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja

Dan 13, 1-9.15-17.19-30.33-62  - Samol 22 - Jo 8, 1-11

«Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra»

Ter 19
S. José, esposo de Virgem Santa Maria

2 Sam 7, 4-5a. 12-14a. 16 - Samo 88 -  Rom 4, 13. 16-18. 22.

Mt 1, 16. 18-21. 24ª

«José fez como lhe ordenara o Anjo do Senhor»

Qua 20
Dan 3, 14-20. 91-92. 95 - Salmo Dan 3, 52. 53. 54. 55. 56

 Jo 8, 31-42

Se o Filho vos libertar, sereis realmente livres»

Qui 21
Gen 17, 3-9 - Salmo 104 - Jo 8, 51-59

«Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia»

Sex 22
Jer 20, 10-13 - Salmo 17  - Jo 10, 31-42

«Procuravam prendê-l’O, mas Ele escapou-Se das suas mãos»

Sáb 23
S. Turíbio de Mongrovejo, bispo

Ez 37, 21-28; Sal Jer 31, 10. 11-12ab. 13

 Ev Jo 11, 45-56

«Para congregar na unidade os filhos de Deus

que andavam dispersos»

PREPARANDO A LITURGIA PARA O DOMINGO DE RAMOS


Is. 50, 4-7

«Não desviei o meu rosto dos que Me ultrajavam,

mas sei que não ficarei desiludido»


Salmo 21            

Meu Deus, meu Deus,  porque me abandonastes?


Filip 2, 6-11

«Humilhou-Se a Si próprio; por isso Deus O exaltou»


Lc 22, 14 – 23, 56

Cristo obedeceu até à morte e morte de cruz.

Por isso Deus O exaltou e Lhe deu um nome

que está acima de todos os nomes


INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 17 DE MARÇO   (09:30h)

·         de aniversário natalício por António da Silva Luís, do Lameu; Carlos André; Rosa Pereira de Jesus; José de Azeredo e Silva; António Monteiro Teixeira; José Ferreira Aguiar e Joaquim Ferreira; Associados da Mensagem de Fátima; António Soares de Moura; Francisca Moreira Pinto; Pais de Celeste, de Requim; Benilde Delfina da Luz Pinto; António José Lino


INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 24 DE MARÇO   (09:30h)

·         Maria da Conceição Moreira, de Vila; António Carneiro Silva e sogro; Manuel Barbosa Araújo; Manuel da Silva Pinto; Martinho da Silva Pereira; António Araújo das Lapas; Manuel Pinto da Costa; Maria Emília Ferreira, da Sra. da Piedade; António Pereira de Freitas e esposa; 3.º aniversário do falecimento de Ricardo Luís; 30.ª dia por Manuel Vieira Ribeiro; Emídio Ribeiro


HABEMUS PAPAM!    O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio é o       novo Papa, sucedendo a Bento XVI. Escolhe o nome de Francisco

                              

17 MAR - Hora de Adoração ao Santíssimo Sacramento, Igreja, 15:00h

22 MARCelebração Penitencial, Igreja, 19:00h      

IÇAR AS VELAS DA NOSSA FÉ…NA BARCA DA IGREJA…

(DA QUARESMA À PÁSCOA)

SEMANA
TEMÁTICA
ATIVIDADE
ORAÇÃO
ATITUDE
 mulher adúltera
VIRAR
DE BORDO
O Senhor abre caminhos através do mar (1ª leitura) e, com o seu perdão, dá-nos possibilidade de refazer e de recriar a vida: «vai e não voltes a pecar” (evº). No caminho da perfeição, a meta nunca está alcançada. É preciso “cortar as ondas sem desanimar, pois em qualquer aventura, o que importa é partir, não é chegar” (M. Torga).
Desenhar no círio
o círculo eucaristia
“Vai e não voltes a pecar”.
Rezar todos os dias o Ato de Contrição
ou
compor um ato de contrição pessoal
Deitar para fora da barca da nossa vida, todas as «pedras» escondidas na mão, contra os outros. Diálogo em casal e/ ou em família, em ordem ao perdão.