26 de dezembro de 2012

Domingo IV do Advento


Domingo IV do Advento

23 de dezembro de 2012

Eis a escrava do Senhor:
faça-se em mim segundo a vossa palavra


Nestes últimos dias antes do Natal, a mensagem fundamental da Palavra de Deus gira à volta da definição da missão de Jesus: propor um projecto de salvação e de libertação que leve os homens à descoberta da verdadeira felicidade.

A primeira leitura sugere que este mundo novo que Jesus, o descendente de David, veio propor é um dom do amor de Deus. O nome de Jesus é “a Paz”: Ele veio apresentar uma proposta de um “reino” de paz e de amor, não construído com a força das armas, mas construído e acolhido nos corações dos homens.

A segunda leitura sugere que a missão libertadora de Jesus visa o estabelecimento de uma relação de comunhão e de proximidade entre Deus e os homens. É necessário que os homens acolham esta proposta com disponibilidade e obediência – à imagem de Jesus Cristo – num “sim” total ao projecto de Deus.

O Evangelho sugere que esse projecto de Deus tem um rosto: Jesus de Nazaré veio ao encontro dos homens para apresentar aos prisioneiros e aos que jazem na escravidão uma proposta de vida e de liberdade. Ele propõe um mundo novo, onde os marginalizados e oprimidos têm lugar e onde os que sofrem encontram a dignidade e a felicidade. Este é um anúncio de alegria e de salvação, que faz rejubilar todos os que reconhecem em Jesus a proposta libertadora que Deus lhes faz. Essa proposta chega, tantas vezes, através dos limites e da fragilidade dos “instrumentos” humanos de Deus; mas é sempre uma proposta que tem o selo e a força de Deus.


LITURGIA DA PALAVRA DO DOMINGO IV DO ADVENTO


I Leitura:               Miq 5, 1-4a

«De ti sairá Aquele que há-de reinar sobre Israel»


Completando a profecia de Isaías sobre o «Emanuel» (Deus connosco), o profeta Miqueias, seu contemporâneo, anuncia o lugar do nascimento do Messias Salvador e descreve a Sua missão.

Será na cidade davídica de Belém, cujo sobrenome Efrata exprime a fecundidade messiânica, que dará à luz Aquela que será a Mãe do Salvador. Aí nascerá o Rei futuro, que será Pastor do Seu Povo. Com o Seu nascimento, não só trará a Paz, reunindo os filhos de Deus dispersos, como Ele mesmo será a Paz. O Seu nascimento, com efeito, significa a presença de Deus no mundo, o fim do afastamento de Deus com o pecado e a reunificação universal dos irmãos      

Salmo  79

Senhor nosso Deus, fazei-nos voltar,

mostrai-nos o vosso rosto e seremos salvos.


II Leitura:             Hebr 10, 5-10


«Eu venho para fazer a vossa vontade»


A entrada de Jesus no mundo está orientada para o drama da Cruz e o triunfo da Páscoa. O mistério da Encarnação é inseparável do mistério da Redenção. O esplendor da Páscoa ilumina já a aurora do Natal.

O Filho de Deus, preexistente na natureza divina, desde o momento da Sua entrada no mundo pela Encarnação oferece-Se como vítima. E esta oblação divina e humana santifica e salva desde esse momento, virtualmente, unida à sua expressão prática na oblação da Cruz.

Ao assumir a nossa condição humana, para a salvar, aceita os desígnios de Deus sobre Ele e ensina-nos a viver a vida como realização quotidiana da Vontade de Deus, na santificação interior, pela obediência e o amor.

               

ALELUIA                Mt 1, 38
Eis a escrava do Senhor: faça-se em mim segundo a vossa palavra.


Evangelho             Lc 1, 39-45


«Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?»


As intervenções de Deus na História da Salvação são, por vezes, designadas como «visitas» do Senhor ao Seu povo. Maria aparece intimamente unida a esta «visita» do Senhor ao Seu povo. Ela é, na verdade, a morada de Deus entre os homens, a nova Arca da Aliança.

 Em Maria concretiza-se, de algum modo, o encontro de Deus com a humanidade. Ela inicia a era messiânica. É a mulher que assegura ao seu povo a vitória absoluta sobre o pecado e o mal. Esta união continuará no prolongamento da «visita» do Senhor a todos os homens, que é a vida da Igreja.


PALAVRA DE DEUS PARA A SEMANA DE 24 A 29 DE DEZEMBRO


Seg 24

Is 9, 1-6 – Salmo 95 – Tt 2, 11-14 – Lc 2, 1-14

“Nasceu-vos hoje um Salvador”


Ter 25

NATAL DO SENHOR  (S)

Is 52, 7-10 – Salmo 97 – Hb 1, 1-6 – Jo 1, 1-18

“O Verbo fez-se carne e habitou entre nós”


Qua 26

Santo Estêvão, primeiro mártir  (F)

Act 6, 8-10 – Salmo 30 – Mt 10, 17-22

“Não sereis vós a falar mas o Espírito de vosso Pai”



Qui 27

São João, Apóstolo e evangelista  (F)

1 jo, 1, 1-4 – Salmo 96 – Jo 20, 2-8

“O outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro”


Sex 28

Santos Inocentes, mártires  (F)

1 Jo 1, 5-2, 2 – Salmo 123 – Mt 2, 13-18

“Herodes mandou matar todos os meninos de Belém”


Sab 29

São Tomás Becket, bispo e mártir  (MF)

1 Jo 2, 2-11 – salmo 95 – Lc 2, 22-35

“Luz para se revelar às nações”


PREPARANDO A LITURGIA PARA O PRÓXIMO DOMINGO:


Sir 3, 3-7.14-17a (gr. 2-6.12-14)


«Aquele que teme a Deus honra os seus pais»

Salmo 127

Ditosos os que temem o Senhor, ditosos os que seguem os seus caminhos


Col 3, 12-21

A vida doméstica no Senhor.

Lc 2, 41-52

Jesus é encontrado por seus pais no meio dos doutores

INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 22 DE DEZEMBRO   (18:00h)

·         Rosa de Jesus; Maria da Conceição Moreira, de Vila; António Carneiro Silva e sogro; Manuel Barbosa Araújo; Manuel da Silva Pinto; Martinho da Silva Pereira; António Araújo, das Lapas, Manuel Pinto da Costa; Maria Emília Ferreira, da Sra. da Piedade; Emídio Ribeiro, José Gomes de Araújo; Francisca Moreira Pinto; Associados da Mensagem de Fátima; José de Araújo; António José Lino; Ricardo Luís e filha; Fernando Monteiro da Silva Cabral

 INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 30 DE DEZEMBRO   (10:00h)

·         António Pinto, da Sra. da Piedade; Joaquim Moreira e esposa, do Alto; Maria Luísa de Sousa e marido, de Vila Nova; Joaquim Vieira e esposa, das Regadas; Gualter Ferraz Pinto, de Vila Nova; Maria Emília Leal Teixeira

-25 DEZ: - Natal do Senhor – Eucaristia, 10:00h

- 28  DEZ- Reunião do Conselho Paroquial de Pastoral 21:00h, na residência paroquial  

NATAL DO SENHOR


“Exultemos de alegria no Senhor, porque nasceu na terra o nosso Salvador” é a antífona do Cântico de Entrada da Missa da meia-Noite, que dá o devido tom de exaltação a esta solenidade, magnífico pórtico para este feixe de Luz, mistério de Jesus, fazendo logo ver o Natal à Luz da Páscoa, a “Páscoa do Natal”.

“Hoje, sobre nós, resplandece uma Luz: nasceu o Senhor”. A antífona da Missa do Dia continua a indicar o “para nós” deste Filho e do Seu Mistério trazendo ao de cima outra vez a pauta de Isaías: “Um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado”. Não havia lugar para eles (José e Maria) na sala. É neste estábulo anexo à sala de hóspedes que vai nascer Jesus.

Vem depois a manifestação desta notícia aos pastores dos campos de Belém. Os pastores são os últimos da sociedade e não entram nas contas de ninguém. É aos pastores de Belém que o mensageiro celeste anuncia a Alegria do nascimento de um salvador para todo o povo, Hoje nascido em Belém: um recém-nascido envolto em faixas, deposto numa manjedoura. É preciso também ver já aqui a Luz da Páscoa, com o corpo de Jesus a ser envolto num lençol e deposto num sepulcro. Mas também a sala onde não havia lugar para eles reclama já a sala para comer a Páscoa.

A Basílica da Natividade guarda na sua cripta o mistério do nascimento de Jesus, da pobreza, da humildade, do amor, da paz. Daquele e daquilo que não tem lugar na sala do nosso bem estar, poder, ódio, ostentação, tirania. Na tua sala e na tua casa há lugar para quem e para quê, meu irmão deste Dia de Natal?

D. António Couto, Estação de Natal