2 de dezembro de 2012

Domingo I do Advento

DOMINGO I DO ADVENTO

2 de dezembro de 2012



V.           Deus, vinde em nosso auxílio.
R.            Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.


Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amén.

 Hino

Excelso Criador dos grandes astros,

Jesus, eterna luz dos vossos crentes,

Divino Redentor da humanidade,

Ouvi as nossas súplicas ardentes.


Viestes, ó Jesus, para salvar-nos

Da morte em que o demónio nos trazia:

Do mundo enfraquecido foi remédio

O vosso amor que alenta e que alumia.

Para salvar-nos todos do pecado,

Viestes até nós como um Cordeiro:

Dum seio imaculado Vós nascestes

Para Vos imolardes num madeiro.


O Vosso nome santo e omnipotente

Por toda a criação seja adorado:

Vós sois, Senhor Jesus, excelso Rei,

Todo o poder que existe vos foi dado.


Combatendo na terra o bom combate,

Queremos Vosso reino dilatar:

Vireis, divino Rei, no fim dos tempos,

A Vossa eterna glória proclamar.

SALMODIA   Ant. 1 –      Anunciai a todos os povos e dizei:

Eis que vem o Senhor para nos salvar.



Salmo 140 (141), 1-9


Oração na adversidade
Das mãos do Anjo subiu à presença de Deus o fumo do incenso,
juntamente com as orações dos santos     (Ap 8, 4).
Senhor, a Vós clamo; socorrei-me sem demora, *
escutai a minha voz quando Vos invoco.
Suba até Vós a minha oração como incenso, *
elevem-se minhas mãos como oblação da tarde.
Guardai, Senhor, a minha boca, *
defendei a porta dos meus lábios.
 Não deixeis meu coração inclinar-se para o mal, *
nem praticar a iniquidade com os malfeitores, †
nem tomar parte em seus lautos banquetes.
Castigue-me o justo *
e repreenda-me com misericórdia,
mas o óleo dos ímpios nunca me perfume a cabeça; *
enquanto fazem o mal, não deixarei de rezar.
Os seus chefes foram precipitados contra o rochedo *
e compreenderam como eram suaves as minhas palavras.
Tal como terra cavada e lavrada, *
foram seus ossos dispersos à boca do abismo.
Para Vós, Senhor Deus, se voltam os meus olhos; *
em Vós me refugio, não me desampareis.
Defendei-me do laço que me prepararam, *
defendei-me das ciladas dos malfeitores.
Glória ao Pai e ao Filho *
e ao Espírito Santo,
como era no princípio *
agora e sempre. Amen.
Ant. 1 –      Anunciai a todos os povos e dizei:
Eis que vem o Senhor para nos salvar.

Ant. 2 O Senhor virá com todos os seus santos




e brilhará naquele dia uma grande luz. Aleluia.



Salmo 141 (142)


Vós sois o meu refúgio


Tudo o que descreve o salmo se realizou no Senhor

durante a sua paixão (S. Hilário).


Em alta voz clamo ao Senhor, *

em alta voz imploro o Senhor.

Ponho diante d’Ele a minha aflição, *

diante d’Ele descubro a minha angústia.

Quando me desfalece o ânimo, *

Vós conheceis o meu caminho.

Na senda que vou trilhando, *

esconderam um laço.

Olhai à direita e vede: *

não há quem se interesse por mim.

Não encontro refúgio, *

não há quem olhe pela minha vida.

Clamei por Vós, Senhor; *

disse: Sois o meu abrigo, †

a minha herança na terra dos vivos.

Atendei o meu clamor: *

estou reduzido à miséria.

Livrai-me dos meus perseguidores: *

eles são mais fortes do que eu.

Tirai-me desta prisão *

e darei graças ao vosso nome.

Os justos hão-de rodear-me, *

pelo bem que me fizestes.


Ant. 2 O Senhor virá com todos os seus santos

e brilhará naquele dia uma grande luz. Aleluia.


Ant. 3 -  Virá o Senhor com grande poder

 e todos os homens O hão-de contemplar.

Cântico                                Fl 2,6-11             

Cristo, o Servo de Deus


Cristo Jesus, que era de condição divina, *

 não Se valeu da sua igualdade com Deus, †

 mas aniquilou-Se a Si próprio.

                Assumindo a condição de servo, *

                 tornou-Se semelhante aos homens.

 Aparecendo como homem, 8 humilhou-Se ainda mais, *

obedecendo até à morte e morte de cruz.


Por isso, Deus O exaltou *

                e Lhe deu o nome que está acima de todos os nomes,

para que ao nome de Jesus todos se ajoelhem *

 no céu, na terra e nos abismos,

e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, *

                 para glória de Deus Pai.


Ant. 3 - Virá o Senhor com grande poder

 e todos os homens O hão-de contemplar.


LEITURA BREVE                                                  1 Tes 5, 23-24


O Deus da paz vos santifique totalmente, para que todo o vosso ser – espírito, alma e corpo – se conserve irrepreensível para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Aquele que vos chama; Ele realizará as suas promessas.


Responsório breve


V. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia.

R. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia..

V. E dai-nos a vossa salvação..

R. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia.

V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

R. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia.



Cântico Evangélico         Magnificat Lc 1,46-55

Ant. –   Eis que o Senhor vem de longe
                e inunda toda a terra com o esplendor da sua glória.
A minha alma glorifica ao Senhor *
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
      Porque pôs os olhos na humildade da sua serva: *
      de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.
Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: *
Santo é o seu nome.
      A sua misericórdia se estende de geração em geração *
      sobre aqueles que O temem.
Manifestou o poder do seu braço *
e dispersou os soberbos.
      Derrubou os poderosos de seus tronos *
      e exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens *
e aos ricos despediu de mãos vazias.
       Acolheu a Israel, seu servo, *
      lembrado da sua misericórdia,
       como tinha prometido a nossos pais, *
      a Abraão e à sua descendência para sempre.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,*
como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Ant. –   Eis que o Senhor vem de longe
                e inunda toda a terra com o esplendor da sua glória.



PRECES




Invoquemos a Cristo Jesus, que é a alegria e felicidade de todos os que O esperam, e digamos cheios de confiança:
Vinde, Senhor, e não tardeis.
Esperamos com alegria a vossa vinda:
— vinde, Senhor Jesus.
Vós que existis eternamente, antes da criação do mundo,
— vinde salvar os que vivem no mundo.
Vós que criastes o universo e tudo o que nele existe,
— vinde resgatar a obra das vossas mãos.
Vós que não desprezastes a nossa natureza mortal,
— vinde libertar-nos do poder da morte.
Vós que viestes à terra para nos dar uma vida nova,
— vinde comunicar aos homens a vossa vida divina.
Vós que quisestes reunir no vosso reino todo o género humano,
— vinde congregar na unidade todos os que esperam contemplar um dia o vosso rosto.
Pai Nosso…
Oração
Despertai, Senhor, nos vossos fiéis a vontade firme de se prepararem, pela prática das boas obras, para ir ao encontro de Cristo, de modo que, chamados um dia à sua direita, mereçam alcançar o reino dos Céus. Por Nosso Senhor.



«A vossa libertação está próxima»


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas e, na terra, angústia entre as nações, aterradas com o rugido e a agitação do mar. Os homens morrerão de pavor, na expectativa do que vai suceder ao universo, pois as forças celestes serão abaladas. Então, hão-de ver o Filho do homem vir numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, erguei-vos e levantai a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. Tende cuidado convosco, não suceda que os vossos corações se tornem pesados pela intemperança, a embriaguez e as preocupações da vida, e esse dia não vos surpreenda subitamente como uma armadilha, pois ele atingirá todos os que habitam a face da terra. Portanto, vigiai e orai em todo o tempo, para que possais livrar-vos de tudo o que vai acontecer e comparecer diante do Filho do homem».



Lc 21, 25-28.34-36