6 de dezembro de 2012

Domingo I do Advento


Domingo I do Advento
02 de dezembro de 2012

REZAR
vigiai e orai em todo o tempo


Neste 1º Domingo do Tempo do Advento, a Palavra de Deus apresenta-nos uma primeira abordagem à “vinda” do Senhor.
Na primeira leitura, pela boca do profeta Jeremias, o Deus da aliança anuncia que é fiel às suas promessas e vai enviar ao seu Povo um “rebento” da família de David. A sua missão será concretizar esse mundo sonhado de justiça e de paz: fecundidade, bem-estar, vida em abundância, serão os frutos da acção do Messias.
O Evangelho apresenta-nos Jesus, o Messias filho de David, a anunciar a todos os que se sentem prisioneiros: “alegrai-vos, a vossa libertação está próxima. O mundo velho a que estais presos vai cair e, em seu lugar, vai nascer um mundo novo, onde conhecereis a liberdade e a vida em plenitude. Estai atentos, a fim de acolherdes o Filho do Homem que vos traz o projecto desse mundo novo”. É preciso, no entanto, reconhecê-l’O, saber identificar os seus apelos e ter a coragem de construir, com Ele, a justiça e a paz.
A segunda leitura convida-nos a não nos instalarmos na mediocridade e no comodismo, mas a esperar numa atitude activa a vinda do Senhor. É fundamental, nessa atitude, a vivência do amor: é ele o centro do nosso testemunho pessoal, comunitário, eclesial.
LITURGIA DA PALAVRA DO DOMINGO I DO ADVENTO
 
I Leitura:             I Jer 33, 14-16
«Farei germinar para David um rebento de justiça»
Toda a história da salvação é testemunho da fidelidade de Deus à Aliança, que, em sua misericórdia, Ele quis fazer com os homens, para os levar até à participação da sua vida divina. Essa Aliança tem o seu momento culminante em Jesus Cristo; mas a promessa de Deus vem de longe. Os profetas, como aquele donde é tirada hoje esta leitura, anunciam o futuro Messias com os nomes de “Rebento”, “Gérmen”, nomes que apontam para Alguém que irá aparecer como rebento novo saído de um tronco já envelhecido. Esse “Rebento” viria a ser Jesus, descendente do tronco real de David. É também com esta promessa diante dos olhos que damos entrada no Tempo do Advento, na expectativa do Senhor que vem.        
         
Salmo  24
Refrão:                Para Vós, Senhor, elevo a minha alma
II Leitura:            1 Tes 3, 12 – 4, 2
«O Senhor confirme os vossos corações no dia de Cristo»
 
A Igreja vive na expectativa da vinda do Senhor. “Eu vou preparar-vos um lugar”, disse Jesus ao sair deste mundo. E de novo Ele um dia virá, e vem já na presença constante com que está no meio de nós. A espiritualidade da vida cristã nasce toda da consciência desta presença e dessa expectativa, e manifesta-se na esperança com que, todos os dias, caminhamos ao seu encontro. Viver na expectativa da vinda do Senhor é caminhar constantemente ao encontro do Senhor.
                                               
ALELUIA              Salmo 84, 8
Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia e dai-nos a vossa salvação.
                                                                                             
Evangelho Lc 21, 25-28.34-36
«A vossa libertação está próxima»
A vinda do Senhor, a sua última vinda, ou talvez melhor, o último momento da vinda que Ele inaugurou quando Se fez homem e veio habitar no meio de nós, é, de novo, proclamada nesta leitura. E com que solenidade! E com que exigências! Mas, no fundo, será esse o momento supremo da nossa libertação, porque o Senhor, que vem, vem como Salvador. O Advento é o tempo particularmente consagrado a viver nesta expectativa.
PALAVRA DE DEUS PARA A SEMANA DE 03 A 08 DE DEZEMBRO
São Francisco Xavier, presbítero, padroeiro das Missões  (MO)
Is 2, 1-5 – Salmo 121 – Mt 8, 5-11
“Do oriente e do Ocidente virão muitos para o Reino dos Céus”
São João Damasceno, presbítero e doutor da Igreja  (MF)
Is 11, i-10 – Salmo 71 – Lc 10, 21-24
“Jesus exulta de alegria pela ação do Espírito Santo”
Santos Martinho de Dume, Frutuoso e Geraldo, bispos  (MO)
Is 25, 6-10a – Salmo 22 – Mt 15, 29-37
“Jesus cura muitos enfermos e multiplica os pães”
São Nicolau, bispo  (MF)
Is 26, 1-6 – Salmo 117 – Mt 7, 21. 24-27
“Aquele que faz a vontade de Meu Pai entrará no Reino dos Céus”
Santo Ambrósio bispo e doutor da Igreja  (MO)
Is 29, 17-24 – Salmo 26 – Mt 9, 27-31
“Dois cegos acreditam em Jesus e são curados”
IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM MARIA  (S)
Padroeira de Portugal
Gn 3, 9-15. 20 – Salmo 97 – Ef 1, 3-6. 11-12 – Lc 1, 26-38
“Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo”
PREPARANDO A LITURGIA PARA O PRÓXIMO DOMINGO:

Bar 5, 1-9
«Deus mostrará o teu esplendor»
Salmo 125
O Senhor fez maravilhas em favor do seu povo
Filip 1, 4-6.8-11
«Puros e irrepreensíveis para o dia de Cristo»
Lc 3, 1-6
«Toda a criatura verá a salvação de Deus»
INTENÇÕES LEMBRADAS NA EUCARISTIA  DE 02 DE DEZEMBRO
·         João de Jesus Pinto, de Requim, mãe e sogros; Natália Fernanda da Silva Alves e seus avós; Margarida Teixeira de Jesus, marido e filho; António Vieira, esposa e filho; Joaquim Pinto Vieira e esposa; Maria Rosa Leal Pinheiro; António Antunes, esposa e filho; António Pinto, da Senhora da Piedade; menino José Carlos e sua avó, de Favões
INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 08 DE DEZEMBRO   (09:30h)
·         Madalena Carneiro Pinto, pais e sogros; Emídio Luís; António Pinto Melo; Alexandre da Silva Azeredo; Maria Pinto da Costa e marido, de Requim; Manuel Joaquim Teixeira; José Ferreira Aguiar; Pais e familiares de Maria de Jesus Ferraz, do Lameu; Manuel de Araújo Barbosa; Manuel da Silva Pinto, de Oleiros; António da Silva Luís, do Lameu
INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 09 DE DEZEMBRO   (09:30h)
·         Albano Ferraz, do Carreiro; António da Silva Pinto e seus pais; Helena de Jesus Martins, marido e filho; Luísa Pereira e marido, do Alto; Ação de Graças
-04 DEZ: - A Fé Celebrada, por Com.João Silva Peixoto,
Centro Cultura Católica-Torre da Marca-Porto, 2100h
- 08 DEZ:- Celebração da Eucaristia, 9:30h
A realidade da história humana está marcada pelas nossas limitações, pelo nosso egoísmo, pelo destruição do planeta, pela escravidão, pela guerra e pelo ódio, pela prepotência dos senhores do mundo… Quantos milhões de homens conhecem, dia a dia, um quadro de miséria e de sofrimento que os torna escravos, roubando-lhes a vida e a dignidade… A Palavra de Deus que hoje nos é servida abre a porta à esperança e grita a todos os que vivem na escravidão: “alegrai-vos, pois a vossa libertação está próxima.
 No entanto, é preciso “estar atento” a essa salvação que nos é oferecida como dom, e aceitá-la. Jesus vem; mas é necessário reconhecê-l’O nos sinais da história, no rosto dos irmãos, nos apelos dos que sofrem e que buscam a libertação. É preciso, também, ter a vontade e a liberdade de acolher o dom de Jesus, deixar que Ele nos transforme o coração e Se faça vida nos nossos gestos e palavras.
Paulo lança-nos um forte apelo: “Irmãos, o Senhor vos faça crescer e abundar na caridade uns para com os outros e para com todos”. Ao longo da próxima semana, procuremos ir ao encontro de alguém que já não tem força para esperar: esperar um trabalho, esperar uma saúde melhor, esperar uma reconciliação… Que lhe vamos dizer? O Advento é o tempo propício para ajudar a erguer-se de novo, o tempo de voltar a dar gosto à vida que germina…  Uma palavra de amor para cada dia…