2 de setembro de 2012

XXII DOMINGO DO TEMPO COMUM


DOMINGO XXII DO TEMPO COMUM
02 de setembro de 2012
 Este povo honra-Me com os lábios,
mas o seu coração está longe de Mim
 A liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a “Lei”. Deus quer a realização e a vida plena para o homem e, nesse sentido, propõe-lhe a sua “Lei”. A “Lei” de Deus indica ao homem o caminho a seguir. Contudo, esse caminho não se esgota num mero cumprimento de ritos ou de práticas vazias de significado, mas num processo de conversão que leve o homem a comprometer-se cada vez mais com o amor a Deus e aos irmãos.
A primeira leitura garante-nos que as “leis” e preceitos de Deus são um caminho seguro para a felicidade e para a vida em plenitude. Por isso, o autor dessa catequese recomenda insistentemente ao seu Povo que acolha a Palavra de Deus e se deixe guiar por ela.
A segunda leitura convida os crentes a escutarem e acolherem a Palavra de Deus; mas avisa que essa Palavra escutada e acolhida no coração tem de tornar-se um compromisso de amor, de partilha, de solidariedade com o mundo e com os homens.
No Evangelho, Jesus denuncia a atitude daqueles que fizeram do cumprimento externo e superficial da “lei” um valor absoluto, esquecendo que a “lei” é apenas um caminho para chegar a um compromisso efectivo com o projecto de Deus. Na perspectiva de Jesus, a verdadeira religião não se centra no cumprimento formal das “leis”, mas num processo de conversão que leve o homem à comunhão com Deus e a viver numa real partilha de amor com os irmãos.

LITURGIA DA PALAVRA DO DOMINGO XXII DO TEMPO COMUM

I Leitura:                            Deut 4, 1-2.6-8

«Não acrescentareis nada ao que vos ordeno...
mas guardareis os mandamentos do Senhor»

Já à vista da Terra Prometida, Moisés recorda ao Povo de Israel a conveniência em observar a Lei de Deus, a sua perfeição e superioridade em comparação com as leis dos outros povos. A lei de Deus é a única luz que ensina aos homens o caminho da vida autêntica e verdadeiramente feliz. Mas essa lei procura antes de mais educar o coração do homem.
               
Salmo    14
Refrão:                Quem habitará, Senhor, no vosso santuário?  

II Leitura:                            Tg 1, 17-18.21b-22.27

«Sede cumpridores da palavra»

Começamos hoje a ler, e leremos ainda durante mais alguns domingos, a Epístola de S. Tiago. A passagem que hoje escutamos diz-nos que tudo o que há de bom vem de Deus, e Deus tudo criou pela sua palavra. Esta palavra continua a fazer ouvir-se no mundo e como que lançou em nós as suas raízes. Por isso, a nossa vida cristã consistirá em fazer que essa palavra desabroche em nós, dando muito fruto.               
ALELUIA                                             Tg 1, 18

Deus Pai nos gerou pela palavra da verdade,
para sermos como primícias das suas criaturas.
                                                                              
Evangelho:                         Mc 7, 1-8.14-15.21-23

«Deixais o mandamento de Deus
para vos prenderdes à tradição dos homens»

A palavra de Deus pode vir a ser adulterada pelas palavras dos homens, mesmo quando pretendem explicar e aplicar a palavra de Deus. O Senhor adverte-nos para que saibamos ler a palavra de Deus à luz do Espírito de Deus, que a inspirou, e não com a visão estreita e acanhada, e, por vezes, interesseira, do nosso espírito, demasiado humano e limitado. A palavra de Deus é espírito e vida, e não apenas letra, que, por si só, pode matar.

 PALAVRA DE DEUS PARA A SEMANA DE 3  A  8 DE  SETEMBRO
seg 3 set
São Gregório magno, Papa e doutor da Igreja  (MO)
1 Cor 2, 1-5 – Salmo 118 – Lc 4, 16-30
“Ele enviou-Me para anunviar a boa nova aos pobres…
Nenhum profeta é bem recebido na sua terra.”

ter 4 set
1 Cor 2, 10b-16 – Salmo 144 – Lc 4, 31-37
“Eu sei quem Tu és: o Santo de Deus.”

quar 5 set
1 Cor 3, 1-9 – Salmo 32 – Lc 4, 38-44
“Tenho de ir também às outras cidades anunciar a boa nova do Reino de Deus.”

qui 6 set
1 Cor 3, 18-23 – Salmo 23 – Lc 5, 1-11
“Deixaram tudo e seguiram Jesus.”

sex7 set
1 Cor 4, 1-5 – Salmo 36 – Lc 5, 33-39
“Dias virão em que o noivo lhes será tirado…
Nesses dias jejuarão.”

sáb 8 set
Natividade da Virgem Maria    (F)
Mq 5, 1-4a  ou Rm 8, 28-30 – Salmo 12 – Mt 1, 1-16. 18-23
“O que nela se gerou é fruto do Espírito Santo

INTENÇÕES LEMBRADAS NA EUCARISTIA  DE 2 DE SETEMBRO  
·         João de Jesus Pinto, de Requim e sua mãe; Natália Fernanda da Silva Alves e seus avós; Margarida Teixeira de Jesus, marido e filho; António Vieira, esposa e filho; Joaquim Pinto Vieira e esposa; Maria Rosa Leal Pinheiro; 7.º dia por António Joaquim Morais; Pais de Celeste, de Requim; Maria da Conceição da Silva da Quinta; Emílio Soares Nunes; Margarida Vales Acção de Graças ao Santíssimo Sacramento e à Sra. da Boa Viagem; em honra da Sra. da Saúde e da Sra. dos Aflitos; 7.º dia por Maria Emília Leal Teixeira


INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 9 DE SETEMBRO   (10:00h)
·         Emídio Luís; António Pinto Melo; Alexandre da Silva Azeredo; Maria Pinto da Costa e marido, de Requim; António da Silva Pinto e seus pais; António da Silva Luís; Manuel Joaquim Teixeira; Luís Vieira e Maria da Conceição Pinheiro da Silva; Helena de Jesus Martins, marido e filho; da Associação por Maria Emília Leal Teixeira



 50  anos de Partilha do Dom de Deus

    09 de setembro: Ao Encontro dos Avós.
Adro da Igreja, , 16:00h             

15 de Setembro: Atividades desportivas
Pavilhão Desportivo do CDF, 15:00h



                       22 de Setembro: Oração de Taizé,
            por diác. José Tavares da paróquia de Espinho
21:00h


A Palavra de Deus que escutamos e que acolhemos no coração deve conduzir-nos à acção. Se ficamos apenas pela escuta e pela contemplação da Palavra, ela torna-se estéril e inútil. É preciso transformar essa Palavra que escutamos em gestos concretos, que nos levem à conversão e que tragam um acréscimo de vida para o mundo. A Palavra de Deus que escutamos tem de nos levar ao compromisso – à luta pela justiça, pela paz, pela dignidade dos nossos irmãos, pelos direitos dos pobres, por um mundo mais fraterno e mais cristão.