8 de outubro de 2015

Esta semana...

4  outubro            

S. Francisco de Assis


Nasceu em Assis, no ano 1182. Depois de uma juventude leviana, converteu se a Cristo, renunciou a todos os bens paternos e entregou se inteiramente a Deus. Abraçou a pobreza para seguir mais perfeitamente o exemplo de Cristo e pregava a todos o amor de Deus. Formou os seus companheiros com normas excelentes, inspiradas no Evangelho, que foram aprovadas pela Sé Apostólica. Fundou também uma Ordem de religiosas e uma Ordem Terceira para seculares  e promoveu a pregação da fé.  Morreu em 1226.


6  outubro       
     
S. Bruno, presbítero       


Nasceu em Colónia, cerca do ano 1035. Educado em Paris e ordenado sacerdote, ensinou Teologia; mas aspirando à vida solitária, retirou se e fundou o mosteiro dos Cartuxos. Chamado a Roma pelo Papa Urbano II, ajudou o nos difíceis problemas da Igreja. Morreu em Squillace (Calábria) no ano 1101.


                7  outubro      
      
Nossa Senhora do Rosário   


Esta comemoração foi instituída pelo Papa S. Pio V no aniversário da vitória obtida pelos cristãos na batalha naval de Lepanto e atribuída ao auxílio da Santa Mãe de Deus, invocada com a oração do Rosário (1571). A celebração deste dia é um convite a todos os fiéis para que meditem os mistérios de Cristo, em companhia da Virgem Maria, que foi associada de modo muito especial à encarnação, à paixão e à ressurreição do Filho de Deus.


9  outubro  
          
S. Dionísio, bispo, e Companheiros, mártires


Segundo uma tradição referida por S. Gregório de Tours, Dionísio (Dinis) veio de Roma para França nos meados do século III, foi o primeiro bispo de Paris e morreu mártir perto desta cidade, juntamente com dois membros do seu clero.


S. João Leonardo, presbítero    

                                     

Nasceu em Luca (Toscana) no ano 1541. Estudou Farmácia, mas abandonou esta profissão e ordenou-se sacerdote. Dedicou-se à pregação, instruindo em especial as crianças na doutrina cristã. Em 1574 fundou a Ordem dos Clérigos Regulares da Mãe de Deus, pela qual teve de sofrer muitas tribulações. Instituiu também uma associação de sacerdotes para a propagação da fé: Congregação «Propaganda fide». Com a sua caridade e prudência restaurou a disciplina em várias Congregações religiosas. Morreu em Roma no ano 1609.