16 de maio de 2015

Pagela Domingo VII Páscoa

“Abre a tua porta à alegria do Evangelho”
Caminhada para uma Quaresma com Páscoa
VII  Semana da Páscoa - Ascensão do Senhor Ide!
 V/ Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.       R/Ámen.
1. Convite à oração: Reunidos à mesa, com Jesus, presente no meio de nós, deixemos que Ele faça descer sobre nós o seu Espírito Santo, para podermos receber a força do alto, que faz de nós testemunhas do evangelho, em toda a parte. Deixemo-nos tocar pelas suas mãos benignas, com que nos abençoa. E comecemos a nossa oração, dizendo: “Vinde, Espírito Santo. Benfeitor supremo, em todo o momento, habitai em nós e sede o nosso alento”!
2. Leitura do evangelho: “Naquele tempo, Jesus apareceu aos Onze (apóstolos) e disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura”
3. Breve diálogo sobre este evangelho
a) Jesus parte para ficar. E nós ficamos para partir. Jesus coopera connosco na missão. Nós não O substituímos. Não fazemos as vezes de um “ausente”. Ele permanece em nós e no nosso meio. Vai à nossa frente e já se encontra naqueles a quem O vamos anunciar.
b) “Naquele «ide» de Jesus, estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova «saída» missionária. Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede” (EG 20).
4. Gesto: “Todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho” (EG 20)! Procuremos, em família, conhecer melhor o vizinho, que porventura estará distante de nós; procuremos ir ao encontro dos sós, dos doentes, dos idosos. “Demos um testemunho concreto de misericórdia e de ternura. Aprendamos a trabalhar juntamente com quantos prestam serviços eficazes em benefício das pessoas mais pobres”(Papa Francisco, Discurso, 27.11.2014)!5. Ave-Maria
6. Oração (Regina Caeli, adaptado)
V. Rainha do Céu, alegrai-vos, Aleluia!
R. Porque Aquele que merecestes trazer em Vosso seio, Aleluia!
V. Ressuscitou como disse, Aleluia!        R. Rogai por nós a Deus, Aleluia!
V. Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria, Aleluia!
R. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!

V/ Ó Deus, que alegrastes o mundo com a Ressurreição do vosso Filho, fazei que, venerando Maria, guardemos sempre os vossos mandamentos e levemos aos nossos irmãos o amor, fonte das verdadeiras alegrias. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor.               R/ Ámen.