10 de maio de 2015

Pagela Domingo VI Páscoa

“Abre a tua porta à alegria do Evangelho”
Caminhada para uma Quaresma com Páscoa
VI  Semana da PáscoaRespondei!
 V/ Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.       R/Ámen.
1. Convite à oração: Somos chamados a “responder”, isto é, a corresponder ao amor de Deus, que nos amou primeiro. O Papa Francisco recorda-nos muitas vezes que Deus nos «primeireia» (EG 24). Deus antecipa-se. E é Ele que primeiro nos ama e nos chama. E é Ele que primeiro nos cura e salva. E é Ele que primeiro nos vê e atrai. A vida cristã é resposta a este «primeiro» amor de Deus. Comecemos a nossa oração, correspondendo a Deus, com o nosso coração aberto a ele, dizendo: “Senhor, estamos aqui, para Vós. Que quereis de nós”?
2. Leitura bíblica: “Poderá alguém recusar a água do batismo aos que receberam o Espírito Santo como nós”? (At.10,25-48).
3. Breve diálogo sobre este texto bíblico:
a). Quem responde e corresponde ao amor de Deus, convertendo-se a Cristo, não pode deixar de ser acolhido na comunidade dos crentes, pois Deus não faz aceção de pessoas. Ele tem e mantém a porta aberta, a quantos se deixam tocar por Ele, acolhendo o Seu Espírito de amor. Somos chamados a receber os dons de Deus e a partilhá-los, numa Igreja de portas abertas: “a Igreja é chamada a ser sempre a casa aberta do Pai” (EG 47). Diz o Papa Francisco: “Eu gostaria de dizer àqueles que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes: o Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e fá-lo com grande respeito e amor” (EG 113)!
b) Um modo de corresponder «aos de fora» que estão recetivos à fé, um dos sinais concretos desta resposta e desta abertura – diz o Papa Francisco - é ter, por todo o lado, igrejas com as portas abertas. Assim, se alguém quiser seguir uma moção do Espírito e se aproximar à procura de Deus, não esbarrará com a frieza duma porta fechada. Mas há outras portas que também não se devem fechar por uma razão qualquer. Isto vale sobretudo quando se trata daquele sacramento que é a «porta»: o Batismo. A Igreja é a casa paterna, onde há lugar para todos com a sua vida fadigosa”
4. Gesto: “E para mim, esta é a chave”, diz-nos o Papa Francisco: “sair ao encontro de Deus que habita na cidade e nos pobres. Sair para se encontrar, para ouvir, para abençoar, para caminhar com as pessoas. E facilitar o encontro com o Senhor”. Procuremos, nesta semana, sair ao encontro de pessoas, que, mesmo distantes da Igreja, guardam Deus, nos seus desejos mais profundos. “Esta presença de Deus não precisa de ser criada, mas descoberta, desvendada” (EG 71). Façamo-lo “através de um diálogo parecido com aquele que o Senhor teve com a samaritana, junto do poço onde procurava saciar a sua sede” (EG 72
5. Ave-Maria
6. Oração (Regina Caeli, adaptado)
V. Rainha do Céu, alegrai-vos, Aleluia!
R. Porque Aquele que merecestes trazer em Vosso seio, Aleluia!
V. Ressuscitou como disse, Aleluia!                            R. Rogai por nós a Deus, Aleluia!
V. Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria, Aleluia!
R. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!

V/ Ó Deus, que alegrastes o mundo com a Ressurreição do vosso Filho, fazei que, venerando Maria, guardemos sempre os vossos mandamentos e levemos aos nossos irmãos o amor, fonte das verdadeiras alegrias. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor.                    R/ Ámen.