3 de maio de 2015

Pagela Domingo V Páscoa

“Abre a tua porta à alegria do Evangelho”
Caminhada para uma Quaresma com Páscoa

V  Semana da PáscoaGuardai!
 V/ Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.       R/Ámen.
1. Convite à oração: Nesta semana, somos convidados a guardar a Palavra. Este “guardar” não significa fazer do coração um “museu” onde a Palavra de Deus se “conserva” e se “esconde” com segurança. Guardar o tesouro da Palavra é vivê-la a partir de dentro, a partir da união vital com Senhor, e levando-a à prática. Jesus louvou sua Mãe, Maria, porque se distinguia entre aqueles “que ouvem a Palavra de Deus e a guardam” (Lc.8,21), isto é, a levam à prática. Olhando, para a Mãe de Jesus, façamos do coração o terreno onde se guarda e germina a Palavra de Deus. E digamos: “Senhor, que a Tua Palavra permaneça em nós e dê  muito fruto».
2. Leitura Bíblica: “Quem guarda os seus mandamentos, permanece em Deus e Deus nele”
3. Breve diálogo sobre este texto bíblico
a) São João é muito concreto e não nos deixa cair na ambiguidade de um amor sentimental, que não nos comprometa. Por isso, guardar os mandamentos é um sinal da verdade do amor, que se vive, na prática da nossa relação com os outros. Noutro passo, pode ler-se: “Quem diz: «Eu conheço a Deus», mas não guarda os Seus mandamentos é um mentiroso e a verdade não está nele; ao passo que quem guarda a sua palavra, nesse é que o amor de Deus é verdadeiramente perfeito; por isto reconhecemos que estamos nele” (Jo.2,4);
b) Por isso, a melhor maneira de guardar em lugar seguro a Palavra é espalhá-la por toda a parte, levá-la à prática. Muitas vezes a evangelização não é apenas anúncio mas também gesto. Se o anúncio não é operativo e o gesto não fala, então algo não está bem. Como dizia o Papa emérito Bento XVI, “o cristão sabe quando é tempo de falar de Deus e quando é justo não o fazer, deixando falar somente o amor. Sabe que Deus é amor (cf. 1 Jo 4, 8) e torna-Se presente precisamente nos momentos em que nada mais se faz a não ser amar” (DEC 5). Deste modo, a Igreja não cresce por proselitismo, mas «por atração»” (EG 14). Isto é, ela cresce, porque se torna lugar belo e apetecível, comunidade aberta e missionária, cuja gozosa alegria, irradia e atrai os outros.
4. Gesto: Tenhamos, esta semana, a ousadia de não guardar para nós as coisas boas da vida cristã. Podemos convidar outros a participar na nossa missa, a entrar na nossa Festa, a participar numa iniciativa da nossa comunidade. Quem sabe, a surpresa do nosso convite é o primeiro «empurrão» de que alguém espera… para seguir Jesus?! E não esqueçamos de «amar» e, por este amor concreto, deixar Deus falar.
5. Ave-Maria
6. Oração (Regina Caeli, adaptado)
V. Rainha do Céu, alegrai-vos, Aleluia!
R. Porque Aquele que merecestes trazer em Vosso seio, Aleluia!
V. Ressuscitou como disse, Aleluia!                            R. Rogai por nós a Deus, Aleluia!
V. Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria, Aleluia!
R. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!

V/ Ó Deus, que alegrastes o mundo com a Ressurreição do vosso Filho, fazei que, venerando Maria, guardemos sempre os vossos mandamentos e levemos aos nossos irmãos o amor, fonte das verdadeiras alegrias. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor.                    R/ Ámen.