26 de abril de 2015

Pagela Domingo IV Páscoa

“Abre a tua porta à alegria do Evangelho”
Caminhada para uma Quaresma com Páscoa

IV  Semana da PáscoaEscutai!
 V/ Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.       R/Ámen.
1. Convite à oração: Uma vez que todos somos amados e chamados por Deus, comecemos a nossa oração, dizendo ao Senhor: «Falai, Senhor, que o vosso servo escuta» (I Sam.3,10).
2. Leitura do evangelho: “Naquele tempo, disse Jesus: Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil, e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor”
3. Breve diálogo sobre este evangelho:
a) Porque nos ama, o Senhor também nos chama. E todos somos chamados. Mas para O escutarmos precisamos do silêncio, para afinar o ouvido interior, para inclinar o ouvido do coração, para aprender a escutar, para acolher a Palavra de Deus, para O deixar falar. Ele fala-nos por intermédio das outras pessoas, mas, quando silenciamos todos os ruídos, quando desligamos o “radar” dos “dados móveis”, Ele fala-nos ao coração e chama-nos pelo nome! É preciso exercitar a aprendizagem da escuta, para responder prontamente quando nos chamar: ‘Falai, Senhor, que o vosso servo escuta’.
b) Mas se escutamos e somos chamados, é para ser enviados a outros. Na verdade, “como podem outros ouvir, se não houver quem lhes anuncie? E como hão de anunciar, se não forem enviados? Por isso está escrito: Que bem-vindos são os pés dos que anunciam as boas-novas” (Rom.10,14-16).
4. Gesto: Durante esta semana procuremos sair ao encontro de quem precise de ser escutado. Em família, poderíamos escutar-nos mais atentamente! Não esquecer de pensar num gesto, numa prenda, para o dia da Mãe, que será no próximo domingo (3 de maio): porque não convidar, para um almoço, para um café, para uma conversa, uma mãe solteira, separada, viúva?
5. Pai-Nosso
6. Oração
V/ Bom Pastor, fazei ressoar, em cada um de nós a vossa voz de amor,
de paz e de ternura.                          R/ Falai, Senhor, que o vosso servo escuta!
V/ Bom Pastor, com ardor e doçura enviai-nos ao encontro do irmão que Vos procura.                                               R/ Falai, Senhor, que o vosso servo escuta!
V/ Bom Pastor, fazei da alegria do evangelho a nossa missão. Que Maria nos ensine a dizer «sim», de todo o coração. R/Falai, Senhor, que o vosso servo escuta!