15 de março de 2015

Pagela Domingo IV Quaresma

“Abre a tua porta à alegria do Evangelho”
Caminhada para uma Quaresma com Páscoa

4ª Semana - Glorifica

           V/ Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.       R/Ámen.
1. Convite à oração: O papa Francisco diz-nos que corremos o risco de contrair a doença de “Alzheimer espiritual” quando nos esquecemos de Deus; quando, na nossa oração e na nossa relação com os outros, falta a palavra e o sentimento de «obrigado». Comecemos a nossa oração, com o coração cheio de gratidão, recordando tudo o que recebemos, neste dia. E digamos baixinho: «Obrigado, Senhor, por tudo».
2. Leitura bíblica: “Irmãos: Deus, que é rico em misericórdia, pela grande caridade com que nos amou, a nós, que estávamos mortos por causa dos nossos pecados, restituiu-nos à vida com Cristo. De facto, é pela graça que fostes salvos, por meio da fé. A salvação não vem de vós: é dom de Deus. Não se deve às obras: ninguém se pode gloriar” (cf. Ef.2,4-10).
3. Breve diálogo sobre este texto:
a) Dizia o Papa Francisco: “os cristãos podem gloriar-se de duas coisas: dos seus pecados e de Cristo crucificado. O lugar privilegiado para o encontro com Jesus Cristo são os nossos pecados. Quando o cristão não é capaz de se sentir um pecador, salvo pelo sangue de Cristo, Crucificado, ele torna-se um ‘meio-cristão’, um ‘cristão morno’. A força da Palavra de Deus e da vida cristã reside naquele preciso momento, em que eu, pecador, encontro Jesus Cristo, e aquele encontro transforma a minha a vida e dá a força de anunciar aos outros a salvação”.
b) Perguntemo-nos: Somos capazes de dizer ao Senhor: ‘sou pecador?’ e confessar concretamente o pecado? Somos capazes de crer que Ele, com o Seu Sangue, me salvou do pecado e me deu uma vida nova?
4. Gesto: Escrever na 4ª porta o nome de três pessoas a quem agradecemos terem-nos aberto as portas da salvação: os pais, os padrinhos, os avós… Esta semana saberemos dizer um “obrigado” ao Senhor por cada um delas e saberemos dizer-lhes um “obrigado” pessoal, olhos nos olhos.
5. Pai-Nosso
6. Oração conclusiva

V/ Senhor, Vós não precisais dos nossos louvores e poder glorificar-Vos é dom da vossa bondade; Os nossos hinos de bênção, nada aumentam à vossa infinita grandeza, mas alcançam-nos a graça da salvação. Dai-nos, Senhor, um coração agradecido, Ensinai-nos a dar-Vos graças, sempre e em toda a parte, por Jesus Cristo, nosso Senhor!                    R/ Ámen.