1 de março de 2015

Pagela Domingo III Quaresma

“Abre a tua porta à alegria do Evangelho”
Caminhada para uma Quaresma com Páscoa

3ª Semana - Edifica

           V/ Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.       R/Ámen.
1. Convite à oração: Somos nós o Templo de Deus, a sua morada. Precisamos de purificar este Templo, de cuidar do nosso espaço interior, para o encontro com o Senhor, para nos deixarmos habitar, pela Sua presença. Esta é uma outra forma de construir «uma casa para a alegria do evangelho». Mas, para que o Senhor nos possa habitar, é preciso cuidar dos acabamentos interiores, «arrumar a casa», reordenar os tempos e espaços, isolá-la dos ruídos e de tantas infiltrações, que perturbam a nossa intimidade e amizade com Ele. Procuremos fazer um pouco de silêncio: silêncio do coração (sem preocupações que nos perturbem), silêncio dos olhos, (sem imagens que nos distraiam), silêncio das palavras (sem ruídos que nos desviem a nossa atenção). Façamos um breve silêncio e, depois escutemos a Palavra:
2. Leitura do Evangelho: “Jesus respondeu-lhes: «Destruí este templo e em três dias o levantarei». Disseram os judeus: «Foram precisos quarenta e seis anos para se construir este templo, e Tu vais levantá-lo em três dias?». Jesus, porém, falava do templo do Seu Corpo”
3. Breve diálogo sobre este evangelho
a) Jesus fala de destruir e de edificar. Todos sabemos que há palavras e gestos que nos destroem, que nos deitam por terra. Mas também há palavras e gestos que nos levantam, edificam, animam, motivam, reconstroem.
b) Na nossa vida, há pessoas que tem especial responsabilidade na construção da nossa personalidade e da nossa vida, da nossa casa. Pensemos em pessoas, que nos «edificam» com o seu exemplo, a sua palavra, o seu ensino, o seu testemunho. E ajudam a «construir a nossa casa sobre a rocha» firme.
4. Gesto: Escrever na 3ª porta o nome de três pessoas “edificantes” na nossa vida (por exemplo: professores, catequistas, outros. Esta semana, saberemos recordar-nos daqueles que nos indicam o caminho, rezando por essas pessoas, telefonando-lhes, visitando-as…
5. Pai-Nosso
6. Oração conclusiva: 

V/ Senhor, ficai connosco, edificai a nossa casa! Que no interior da nossa casa, encontremos em Vós um refúgio, ao sairmos de casa, Vos tenhamos por companheiro, ao regressarmos a casa, Vos sintamos como hóspede, até que um dia cheguemos felizmente à morada para nós preparada, na casa do vosso Pai. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.               R: Ámen.