22 de fevereiro de 2015

Pagela Domingo I Quaresma

“Abre a tua porta à alegria do Evangelho”

Caminhada para uma Quaresma com Páscoa

1ª Semana - Arrepende-te

V/ Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.       R/Ámen.

1. Convite à oração: “Quando não rezamos, fechamos as portas ao Senhor para que Ele não possa fazer nada. Pelo contrário, diante de um problema, de uma situação difícil, de uma calamidade, a oração abre as portas ao Senhor, para que Ele venha. Ele refaz as coisas, Ele sabe arranjar as coisas, colocá-las no lugar. Rezar é isso: abrir as portas ao Senhor. Se as fecharmos, Ele não pode fazer nada” (Papa Francisco).

2. Leitura do Evangelho:Jesus partiu para a Galileia e começar a pregar o evangelho, dizendo: “Cumpriu-se o tempo e está próximo o Reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no evangelho” (Mc.1,12-15)

3. Breve diálogo sobre este evangelho:

a) Acolher a alegria, que o evangelho nos traz, exige um coração aberto à mudança, à conversão. Por isso Jesus nos diz: “Arrependei-vos”. É o desafio à mudança da nossa forma de pensar, de sentir, de agir.

b) Pensemos nos aspetos da nossa vida, que gostaríamos de mudar, a começar pelo nosso ambiente familiar, para que possamos abrir, na nossa casa, a porta da alegria.

4. Gesto: Escrever na 1ª porta o nome de três pessoas, com quem devo mudar a minha atitude. Durante a Quaresma, não deixar de ter para com essas três pessoas uma atitude que aproxime, reconcilie, ajude, e que proporcione uma verdadeira alegria…

5. Pai-Nosso

6. Oração conclusiva:  Senhor, abri a porta do nosso coração, ao arrependimento, à mudança da mente e da vida. Soprai nela, outra vez, o vosso alento. Dai-nos a vossa força, dai-nos nova coragem e veremos nela impressa a Vossa imagem.            R: Ámen.