8 de junho de 2014

Domingo de Pentecostes

Vinde, Espírito Santo,
enchei os corações dos vossos fiéis
e acendei neles o fogo
do vosso amor.

O tema deste domingo é, evidentemente, o Espírito Santo. Dom de Deus a todos os crentes, o Espírito dá vida, renova, transforma, constrói comunidade e faz nascer o Homem Novo.
O Evangelho apresenta-nos a comunidade cristã, reunida à volta de Jesus ressuscitado. Para João, esta comunidade passa a ser uma comunidade viva, recriada, nova, a partir do dom do Espírito. É o Espírito que permite aos crentes superar o medo e as limitações e dar testemunho no mundo desse amor que Jesus viveu até às últimas consequências.
Na primeira leitura, Lucas sugere que o Espírito é a lei nova que orienta a caminhada dos crentes. É Ele que cria a nova comunidade do Povo de Deus, que faz com que os homens sejam capazes de ultrapassar as suas diferenças e comunicar, que une numa mesma comunidade de amor povos de todas as raças e culturas. Temos, neste texto, os elementos essenciais que definem a Igreja: uma comunidade de irmãos reunidos por causa de Jesus, animada pelo Espírito do Senhor ressuscitado e que testemunha na história o projeto libertador de Jesus. Desse testemunho resulta a comunidade universal da salvação, que vive no amor e na partilha, apesar das diferenças culturais e étnicas.
Na segunda leitura, Paulo avisa que o Espírito é a fonte de onde brota a vida da comunidade cristã. É Ele que concede os dons que enriquecem a comunidade e que fomenta a unidade de todos os membros; por isso, esses dons não podem ser usados para benefício pessoal, mas devem ser postos ao serviço de todos. O Espírito foi distribuído a todos os crentes e reside na totalidade da comunidade. É Ele que alimenta, que dá vida, que anima, que distribui os dons conforme as necessidades; é Ele que conduz as comunidades na sua marcha pela história.
A comunidade cristã só existe de forma consistente, se está centrada em Jesus. Jesus é a sua identidade e a sua razão de ser.
As comunidades construídas à volta de Jesus são animadas pelo Espírito. O Espírito é esse sopro de vida que transforma o barro inerte numa imagem de Deus, que transforma o egoísmo em amor partilhado, que transforma o orgulho em serviço simples e humilde… É Ele que nos faz vencer os medos, superar as cobardias e fracassos, derrotar o ceticismo e a desilusão, reencontrar a orientação, readquirir a audácia profética, testemunhar o amor, sonhar com um mundo novo.       

Liturgia da Palavra do Domingo de Pentecostes


I Leitura                 Actos 2, 1-11
«Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar»

De harmonia com a promessa de Jesus, o Espírito Santo, manifestando a Sua presença sob os sinais sensíveis do vento e do fogo, desce sobre os Apóstolos, transforma-os totalmente e consagra-os para a missão, que Jesus lhes confiara.
Com este Baptismo no Espírito Santo, nascia assim, oficialmente, a Igreja. Nesse dia, homens separados por línguas, culturas, raças e nações, começavam a reunir-se no grande Povo de Deus num movimento que só terminará com a Vinda final de Jesus.      
               
Salmo     103 (104)
Mandai, Senhor o vosso Espírito,
e renovai a terra.

II Leitura:              1 Cor 12, 3b-7.12-13
«Todos nós fomos baptizados num só Espírito, para formarmos um só Corpo»

O Espírito Santo é «a alma da Igreja». É Ele que dá aos Apóstolos a perfeita compreensão do Mistério Pascal e os leva a anunciar a Ressurreição a todos os homens, sem excepção. É por Ele que nós acreditamos que Jesus é Deus e essa nossa fé se mantém. É Ele que enriquece o Corpo Místico com dons e carismas, numa grande variedade de vocações, ministérios e actividades. É Ele que, ao mesmo tempo que nos distingue, dando-nos uma personalidade própria dentro da Igreja, nos põe em comunhão uns com os outros, de tal modo que a diversidade não destrói a unidade.             

Aclamação ao Evangelho                  
Vinde, Espírito Santo,
enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.

Evangelho:            Jo 20, 19-23
«Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós:
Recebei o Espírito Santo»


Com a Páscoa, inicia-se a nova Criação. E, como na primeira, também agora o Espírito Santo está presente, a insuflar aos homens, mortos pelo pecado, a vida nova do Ressuscitado. Jorrando do Corpo glorificado de Cristo, em que se mantêm as cicatrizes da Paixão, o Sopro purificador e recriador do mesmo Deus, comunica-se aos Apóstolos. Apodera-se deles, a fim de que possam prolongar a obra da nova Criação, e assim a humanidade, reconciliada com Deus, conserve sempre a paz alcançada em Jesus Cristo.



Domingo de Pentecostes                 SABER para alcançar a PAZ e a CARIDADE

Leitura Bíblica (Jo 20, 19-23): Jesus aparece aos discípulos
«Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, com medo das autoridades judaicas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: “A paz esteja convosco”! Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor. E Ele voltou a dizer-lhes: “A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós”. Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos».

Breve reflexão:  O “anoitecer”, as “portas fechadas”, o “medo”, são o quadro que reproduz a situação de uma comunidade desamparada que perdeu as suas referências e a sua identidade. É este o cenário que Jesus encontra, no entanto, coloca-se no meio deles, saúda-os, deseja-lhes a paz e oferece-lhes o Espírito Santo. A presença de Jesus gera alegria e consolação. Será que Cristo é fonte de consolação na minha vida? Ou, pelo contrário, não vejo n’Ele a força para superar o desânimo e o meu fracasso? Estou atento às manifestações da presença de Cristo? Como cultivo a paz que a presença de Cristo gera em mim? (…).

Oração
Senhor Jesus, Tu que trouxeste a paz aos discípulos, suscita em mim o dom da SABEDORIA, para que pela ação iluminadora do Espírito Santo, irradie em mim o gosto da vida em Ti e a vontade amorosa de Te servir e de servir os irmãos na PAZ e na CARIDADE. Senhor, que eu procure mais a simplicidade pois nela reside a fonte da Sabedoria e assim me torne um obreiro da paz…“Bem aventurados os pacificadores porque serão chamados filhos de Deus”.

Proposta de actividade: Elabora o teu livro dos dons e das virtudes e frutos do Espírito. Procura por palavras tuas escrever o que é para ti a Sabedoria, a Paz e a Caridade.

Dom do Espírito Santo: SABEDORIA

Fruto do Espírito Santo ou Virtude: PAZ e CARIDADE

Palavra de Deus para a semana de 9 a 14 de junho  


9
Seg
S. Efrém, diácono e doutor da Igreja – MF
1 Reis 17, 1-6 - Salmo 120 (121) - Mt 5, 1-12
Exultai e alegrai-vos, porque é grande nos Céus a vossa recompensa.

10
Ter
S. Anjo da Guarda de Portugal – MO
Dan 10,2a.5-6.12-14ab ou Ex 23,20-23ª - Salmo 90 (91) - Lc 2, 8-14
Brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras
e glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus.
11
Qua
                S. Barnabé, Apóstolo – MO
Act 11, 21b-26; 13, 1-3 - Salmo 97 (98) - Mt 5, 17-19 ou Mt 10, 7-13
Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos, guiai-me na vossa verdade.
12
Qui
1 Reis 18, 41-46 - Salmo 64 (65) - Mt 5, 20-26
Dou-vos um mandamento novo, diz o Senhor;
amai-vos uns aos outros como Eu vos amei.

13
Sex
S. António de Lisboa, presbítero e doutor da Igreja,
Padroeiro secundário de Portugal – FESTA
Sir 39, 8-14 (gr. 6-11 -  Salmo 18 B (19B) - Mt 5, 13-19
Brilhe a vossa luz diante dos homens,
para que, vendo as vossas boas obras,
glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus.
14
Sáb
Santa Maria no Sábado – MF
1 Reis 19, 19-21 - Salmo 15 (16) - Mt 5, 33-37
Inclinai o meu coração para as vossas ordens
e dai-me a graça de cumprir a vossa lei.


PREPARANDO A LITURGIA PARA O DOMINGO XI DO TEMPO COMUM

SANTÍSSIMA TRINDADE

Ex 34, 4b-6.8-9     

  «O Senhor, o Senhor é um Deus clemente e compassivo»

SALMO  Dan 3, 52.53.54.55.56      

Digno é o Senhor de louvor e de glória para sempre.

2 Cor 13, 11-13  

  «A graça de Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo»

Jo 3, 16-18           

«Deus enviou o seu Filho ao mundo, para que o mundo seja salvo por Ele»

Intenções para a Eucaristia de 8 de junho (9:30h)

Maria da Graça da Glória, marido e filho; Emídio Luís e Maria da Conceição Alves; António Pinto Melo; Alexandre da Silva Azeredo; António da Silva Luís, do Lameu; António Soares Pinheiro; Familiares de Madalena Teixeira de Almeida e de António Casimiro Almeida; Manuel Vieira Ribeiro; João de Jesus Pinto, de Requim, mãe e sogros; Albino Teixeira Pinto e esposa, de Requim



Intenções para a Eucaristia de 15 de junho (10:00h)


Associados da Mensagem de Fátima; António da Silva Luís, do Lameu; Maria da Conceição Leal Pinto; Elvira Oliveira Vales; António Pereira da Silva Guimarães; Luísa Pereira e marido, do Alto; Carlos André; José de Azeredo e Silva; Maria da Conceição Soares; José de Araújo.



Agenda


15 jun
    • Eucaristia, igreja, 10:00h
    • Dia Diocesano da Família – S. João da Madeira, 16:00h


Dons do Espírito Santo 
    Piedade - Desperta um forte sentido filial nas relações com Deus e de fraternidade nas relações com os irmãos, vendo neles a presença de Jesus Cristo. Aprofunda a virtude da justiça; produz os frutos da bondade, benignidade e mansidão. “Bem-aventurados os mansos (humildes) de coração, porque possuirão a terra”.
    Temor de Deus - Desperta grande aversão ao pecado e às coisas indignas e passageiras deste mundo, procurando a plena liberdade para a adesão ao Bem supremo; produz os dons da modéstia e da temperança. “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus”.
    Fortaleza - Robustece a alma e assegura-lhe, pela ação do Espírito Santo, o exercício heróico das virtudes, coragem invencível perante as dificuldades e perigos, e permanente alegria no meio dos maiores sofrimentos. Aperfeiçoa a virtude da fortaleza; e produz os frutos da paciência e longanimidade. “Bem-aventurados os “que têm sede e fome de justiça (santidade) porque serão saciados” e “os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus”.
    Ciência - Permite julgar retamente as coisas criadas em ordem à salvação, levando a usar santamente dos bens deste mundo, sem apego a eles. Aperfeiçoa o exercício da virtude da esperança. Produz, como frutos, também a certeza da fé e o gozo espiritual. “Bem-aventurados os que choram (os pecados próprios e os do mundo), porque serão consolados”.
    Entendimento Revela o sentido dos acontecimentos, da Escritura, dos sacramentos, dos mistérios da fé e dos desígnios salvíficos de Deus. Aperfeiçoa o exercício da virtude da fé. Produz como frutos do Espírito Santo a certeza da fé e o gozo espiritual . “Bem-aventurados os puros de coração, que verão a Deus”.
    Sabedoria – Leva ao heroísmo na prática do amor de Deus e dos irmãos. Aperfeiçoa o exercício da virtude da caridade. Produz como frutos a paz e o gozo espiritual. “Bem-aventurados os obreiros da paz, porque serão chamados filhos de Deus”.
    Conselho - Permite, com as luzes do Espírito Santo, deliberar retamente sobre o que mais convém à salvação e santificação própria e alheia, levando a ver claro nos casos mais difíceis. Aperfeiçoa a virtude da prudência; produz como frutos do Espírito Santo a bondade e a benignidade. “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”.