28 de abril de 2013

Domingo IV da Páscoa


Domingo IV da Páscoa

Eu sou o bom pastor, diz o Senhor:
                         conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-Me
                                                                                                                                                     Jo 10, 14

O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como Bom Pastor. É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus hoje nos propõe.
A primeira leitura propõe-nos duas atitudes diferentes diante da proposta que o Pastor (Cristo) nos apresenta. De um lado, estão essas “ovelhas” cheias de auto-suficiência, satisfeitas e comodamente instaladas nas suas certezas; de outro, estão outras ovelhas, permanentemente atentas à voz do Pastor, que estão dispostas a arriscar segui-l’O até às pastagens da vida abundante. É esta última atitude que nos é proposta.
A segunda leitura apresenta a meta final do rebanho que seguiu Jesus, o Bom Pastor: a vida total, de felicidade sem fim.
O Evangelho que hoje nos é proposto convida-nos a descobrir a figura bíblica do Pastor: uma figura que evoca doação, simplicidade, serviço, dedicação total, amor gratuito. É alguém que é capaz de dar a própria vida para defender das garras das feras as ovelhas que lhe foram confiadas.
Para os cristãos, o Pastor é Cristo: só Ele nos conduz para as “pastagens verdadeiras”, onde encontramos vida em plenitude. Nas nossas comunidades cristãs, temos pessoas que presidem e que animam. Podemos aceitar, sem problemas, que eles receberam essa missão de Cristo e da Igreja, apesar dos seus limites e imperfeições; mas convém igualmente ter presente que o nosso único Pastor, aquele que somos convidados a escutar e a seguir sem condições, é Cristo.
As “ovelhas” do rebanho de Jesus têm de “escutar a voz” do Pastor e segui-l’O… Isso significa, concretamente, percorrer o mesmo caminho de Jesus, numa entrega total aos projectos de Deus e numa doação total, de amor e de serviço aos irmãos.                                                        
                                                                                                                                                                                      Dehonianos


LITURGIA DA PALAVRA DO DOMINGO IV DA PÁSCOA

I Leitura:               Actos 13, 14.43-52
«Vamos voltar-nos para os pagãos»

Desde o princípio, os discípulos de Jesus compreenderam que o amor e os planos de salvação do «Bom Pastor» eram universais, abarcavam toda a humanidade.
Por isso, S. Paulo, vendo na hostilidade dos judeus uma indicação de Deus, volta-se, definitivamente, para os pagãos, no desejo de continuar a missão de Jesus, estabelecido por Deus luz das nações e Salvador de toda a terra. O Apóstolo estava, na verdade, convencido de que a Igreja tem de ser missionária. Tem de levar a todos os homens e a todos os povos sem distinções a salvação alcançada por Jesus.               

Salmo 99
Nós somos o povo de Deus, somos as ovelhas do seu rebanho

II Leitura:             Ap 7, 9.14b-17
«O Cordeiro será o seu pastor
e os conduzirá às fontes da água viva»

Unido, pelo seu Baptismo, a Cristo, Bom Pastor, o cristão participa já do triunfo do Ressuscitado. O cristão, vivendo a fé recebida, trabalhando pela construção de um mundo melhor, um mundo sem injustiças, sem desigualdades, sem divisões, prolonga, no tempo presente, esse mesmo triunfo.
Contudo, o seu destino é mais glorioso, pois ultrapassa os horizontes do mundo. A vida do cristão, com efeito, é uma caminhada, sob a direcção do Bom Pastor, para as águas vivas da vida eterna, para o Céu. Será aí que, finalmente, a grande família de Deus, composta de homens de todas as raças e culturas, se reunirá, para viver uma felicidade sem sombra, no gozo pleno do triunfo definitivo de Cristo Ressuscitado.

Aclamação ao Evangelho                   Jo 10, 14
Eu sou o bom pastor, diz o Senhor:
conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-Me

Evangelho                             Jo 10, 27-30
«Eu dou a vida eterna às minhas ovelhas»

Aquele que, pela fé, aceitou a palavra de Jesus e aderiu à Sua Pessoa, fica estreitamente unido a Ele. Na verdade, o Senhor Jesus estabelece com o Seu discípulo relações de profunda intimidade, caracterizadas por um conhecimento mútuo e uma amizade recíproca, que levam a uma comunhão de vida: Jesus comunica àquele que acredita n’Ele a Sua vida, a vida mesma de Deus, a vida que não morre.


PALAVRA DE DEUS PARA A SEMANA DE 22 A 27 DE ABRIL

22 SEG
Act 11, 1-18 -  Salmo 41 – Ev Jo 10, 1-10

«Eu sou a porta das ovelhas»
23 TER

S. JORGE, mártir, S. Adalberto, bispo e mártir
Act 11, 19-26; Sal 86 (87), 1-3. 4-5. 6-7 -  Ev                Jo 10, 22-30

24 QUA

 Louvado sejais, Senhor, pelos povos de toda a terra. 

S. FIEL DE SIGMARINGA, presbítero e mártir
Act 12, 24 – 13, 5almo Salmo 66 – Ev Jo 12, 44-50

«Eu vim como luz do mundo»

25 QUI
S. MARCOS, Evangelista    
1 Pedro 5, 5b-14 - Salmo 88 – Ev Mc 16, 15-20

«Pregai o Evangelho a toda a criatura»


 26 SEX 
Act 13, 26-33 - Salmo 2 – Ev Jo 14, 1-6

«Eu sou o caminho, a verdade e a vida»


27 SAB
Act 13, 44-52 - Salmo 97 -  Ev Jo 14, 7-14

«Quem Me vê, vê o Pai»



PREPARANDO A LITURGIA PARA O DOMINGO V DA PÁSCOA


Actos 14, 21b-27
«Contaram à Igreja tudo o que Deus tinha feito com eles»
Salmo  144
Louvarei para sempre o vosso nome,
Senhor, meu Deus e meu Rei.

Ap 21, 1-5a
«Deus enxugará todas as lágrimas dos seus olhos»

Jo 13, 31-33a.34-35
«Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros»

 INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 21 DE ABRIL   (09:30h)




·         José Ferreira Aguiar e Joaquim Ferreira; Maria da Conceição Moreira, de Vila; António Carneiro Silva e sogro; Manuel Barbosa Araújo; Manuel da Silva Pinto; Martinho da Silva Pereira; António Araújo, das Lapas; Manuel Pinto da Costa; António Pereira de Freitas e esposa; António Soares de Moura e pais de Maria Elisa; Emídio Ribeiro; Associados da Mensagem de Fátima; Manuel Duarte Moreira; Conceição Silva, da Quinta; António José Lino; Acção de Graças e familiares de Maria José Luís, do Lameu;

INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 28DE ABRIL   (09:30h)
António da Silva Luís, do Lameu; Maria Emília Ferreira, da Sra. da Piedade; Manuel Vieira Ribeiro; Joaquim Moreira e esposa, do Alto; Maria Luísa de Sousa e marido, de Vila Nova; Joaquim Vieira e esposa, das Regadas; Gualter Ferraz Pinto, de Vila Nova; Maria Emília Leal Teixeira



21 ABR – 50º Dia Mundial de Oração pelas Vocações:
As vocações, sinal da esperança fundada na fé
21 ABR – Adoração ao Santíssimo Sacramento,  Igreja, 15:00h
25 ABR– Passeio Paroquial:  saída às 08:00 horas nos locais habituais
03 MAI – Documentário: Concílio Vaticano II, Sede da Junta, 21:00
06 MAI  – Conferência:      A Fé Celebrada, Cón. João Silva Peixoto, Igreja  de Constance, 21:30h


IÇAR AS VELAS DA NOSSA FÉ…NA BARCA DA IGREJA…

(DA PÁSCOA AO PENTECOSTES)
ATIVIDADE
Temática
Breve explicação do dom do Espírito Santo
Oração Invocação do Espírito Santo

III SEMANA DA PÁSCOA
Colar
ou
 inscrever
na
 vela
a
 chama
 do

CONSELHO
“Mantende viva a vossa fé em Cristo, amai a Igreja de que sois membros ativos. À semelhança do que Cristo disse a Pedro, repito a todos: Sede pescadores de homens. Sobre a barca da Igreja todos nós devemos remar. Ninguém se pode limitar a ser espectador. «Toda a Igreja é chamada a evangelizar» (E.N.66) (Card. Ângelo Sodano, Homilia no Mosteiro dos Jerónimos,28.061998)
CONSELHO: É o dom do discernimento da vontade amorosa de Deus na vida concreta, dos seus apelos nas várias situações e acontecimentos da vida e do mundo, da descoberta dos valores evangélicos, de modo a viver uma vida santa e agradável a Deus. É o dom da lucidez da fé para interpretar os acontecimentos

Vinde, Espírito Santo, Deus amigo,
Divino abrigo, Dom do bom CONSELHO!

Dai-nos a graça do discernimento
Para decidir à luz do Evangelho!

Email: paroquiadespaiodefavoes@gmail.com
Pároco: 963330564     
Diácono Permanente: 962613363