20 de abril de 2013

Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor


Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor

O Senhor ressuscitou verdadeiramente. 
Aleluia. Glória e louvor a Cristo para sempre. Aleluia

Proclama-se Hoje, Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor, o grande Evangelho de João 20,1-9. Na madrugada da Ressurreição, a Madalena vai ao túmulo, vê a pedra retirada, e corre ao encontro de Simão Pedro e do «discípulo amado», e diz: «Retiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o puseram». O exame atento que Pedro e o «discípulo amado» efectuarão de seguida no túmulo confirma que este, na verdade, está aberto, mas não vazio! Está cheio de «sinais» do Ressuscitado! O túmulo não foi arrombado. Não roubaram o Senhor.
O outro discípulo, «o discípulo amado», corria juntamente com Pedro, mas chegou primeiro, inclina-se e vê as faixas de linho no chão. Pedro, então, que corria juntamente com o «discípulo amado», mas SEGUINDO-O, - não obstante um ir à frente e o outro atrás, correm os dois juntos: belíssima comunhão em corrida! - entra no túmulo que o «discípulo amado» cuidadosamente sinaliza e lhe aponta  e vê as faixas de linho no chão e o sudário que cobrira o Rosto de Jesus, à parte, dobrado cuidadosamente, como «sinal» do Corpo ausente do Ressuscitado!
     Com a indicação preciosa de que o véu foi cuidadosamente retirado do seu Rosto, a Revelação convida agora a contemplar o Rosto divino no Rosto humano do Ressuscitado: vendoo a Ele, vêse o Pai.«O discípulo amado» entrou e viu  e acreditou                                                   
D.António Couto

LITURGIA DA PALAVRA DO DOMINGO DE PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

I Leitura:               Act. 10, 34a, 37-43

Diante de pagãos, em casa do centurião Cornélio, Pedro anuncia o que já lhes havia chegado aos ouvidos: Cristo ressuscitou! E, completando aquela «boa notícia», garantindo, com o seu testemunho pessoal, a verdade dos acontecimentos daqueles dias, o Apóstolo explica-lhes o que eles querem dizer:
– Jesus de Nazaré, homem que viveu como eles e com Quem Pedro convivera, não é um simples homem. Ungido do Espírito de Deus, tem a plenitude de Deus em Si. Ele é o Messias, o Filho de Deus, como o demonstrou pelos milagres por ele mesmo presenciados e, sobretudo pelo milagre definitivo – a Ressurreição.
Pela Ressurreição, de que Pedro é testemunha, Jesus de Nazaré é o Juiz dos vivos e dos mortos, é o Salvador de todos os homens, judeus ou pagãos.           

Salmo 117
Este é o dia que o Senhor fez: exultemos e cantemos de alegria.

II Leitura:             I Cor 5, 6b-8

Para significar o começo de uma nova existência, que teve lugar com a libertação do Egipto, os judeus celebravam a Páscoa com pão sem fermento, pois deitavam para fora de casa o fermento antigo.
Com Cristo Ressuscitado, começou para o Povo de Deus uma vida nova. Por isso, o cristão, deitando fora o fermento antigo (o pecado e a mentira), deve ser pão «ázimo», liberto de todo o mal, de tal modo que nele transpareça sempre a presença do Espírito..

Aclamação ao Evangelho                   I Cor 5, 7b-8a

Cristo, nosso Cordeiro Pascal, foi imolado: celebremos a festa do Senhor.

Evangelho             Jo 20, 1-9

Pedro e João, juntamente com Madalena, são as primeiras testemunhas do túmulo vazio, naquela manhã de Páscoa. Não foi, porém, muito facilmente que eles chegaram à conclusão de que Jesus estava vivo. A sua fé será progressiva, caminhará entre incredulidade e dúvidas. Só perante as ligaduras e o lençol, cuidadosamente dobrados, o que excluía a hipótese de roubo, se lhes começam a abrir os olhos para a realidade.
No seu amor intuitivo, João é o primeiro a compreender os sinais da Ressurreição. Mas bem depressa Pedro, que, não por acaso mas intencionalmente, ocupa o primeiro lugar e nos aparece já nesta manhã como Chefe do Colégio Apostólico, descobre a verdade, anunciada tão claramente pela Escritura e pelo mesmo Jesus. Depois, em contacto pessoal com o Ressuscitado, a sua fé tornar-se-á firme como «rocha» inabalável.
.
              PALAVRA DE DEUS PARA A SEMANA DE 01 A 06 DE ABRIL

SEGUNDA FEIRA DA OITAVA DA PÁSCOA
Act 2, 14. 22-33 - Salmo 15 - Mt 28, 8-15
«Ide avisar os meus irmãos que devem ir para a Galileia»

TERÇA FEIRA DA OITAVA DA PÁSCOA
S. Francisco de Paula, eremita
Act 2, 36-41 - Salmo 32 - Jo 20, 11-18
«Vi o Senhor e disse-me...»

QUARTA FEIRA DA OITAVA DA PÁSCOA        
Act 3, 1-10 - Salmo 104 - Lc 24, 13-35
«Reconheceram-n’O ao partir o pão»

QUINTA FEIRA DA OITAVA DA PÁSCOA
S. Isidoro, bispo e doutor da Igreja
Act 3, 11-26 -  Salmo 8 -  Lc 24, 35-48
«Assim está escrito que o Messias havia de sofrer
e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia»

SEXTA FEIRA DA OITAVA DA PÁSCOA
S. Vicente Ferrer, presbítero
Act 4, 1-12 - Sal 117 - Jo 21, 1-14
«Jesus aproximou-Se, tomou o pão e deu-lho,
fazendo o mesmo com o peixe

SÁBADO DA OITAVA DA PÁSCOA
Act 4, 13-21 - Sal 117 - Mc 16, 9-15
«Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho»  


PREPARANDO A LITURGIA PARA O DOMINGO II DA PÁSCOA
 ou da Misericórdia Divina

Actos 5, 12-16
«Cada vez mais gente aderia ao Senhor pela fé,
uma multidão de homens e mulheres»

Salmo 117            Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom,
porque é eterna a sua misericórdia

Ap 1, 9-11a.12-13.17-19
«Estive morto, mas eis-Me vivo pelos séculos dos séculos»

Jo 20, 19-31
«Oito dias depois, veio Jesus...»


INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 31 DE MARÇO   (08:30h)
·       Joaquim Moreira e esposa, do Alto; Maria Luísa de Sousa e marido, de Vila Nova; Joaquim Vieira e esposa, das Regadas; Gualter Ferraz Pinto, de Vila Nova; Maria Emília Leal Teixeira; Aniversário de Manuel Oliveira Barreto, de Favões

INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 01 DE ABRIL   (10:30h)
·                       Manuel Vieira Ribeiro; António da Silva Luís, do Lameu; José Gomes de Araújo

INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 07 DE ABRIL   (09:30h)
João de Jesus Pinto, mãe e sogros; Natália Fernanda da Silva Alves e seus avós; Margarida Teixeira de Jesus, marido e filho; Maria Rosa Leal Pinheiro; Emídio Luís; António Pinto Melo; Alexandre da Silva Azeredo; Albano Ferraz, do Carreiro; António da Silva Luís, do Lameu; José Ferreira Aguiar


01 ABR – Celebração da Eucaristia, 10:30h
06 ABR – Oração de Vésperas 1º Sábado, Igreja, 20:00h
08 ABR – Conferência:       A Fé Professada, P. Emanuel Brandão de Sousa, Igreja Paroquial de Várzea do Douro, 21:30h
13 ABR – Reinício da Catequese Infantil e da Adolescência


IÇAR AS VELAS DA NOSSA FÉ…NA BARCA DA IGREJA…
(DA QUARESMA À PÁSCOA)





Sábado Santo:
Vigília Pascal


Domingo de    Páscoa
da Ressurreição
do Senhor


Na Vigília Pascal de Sábado Santo, na noite de Páscoa, acendemos o lume novo,  e nele “içámos as nossas velas”, para que, de velas acesas, professássemos a nossa fé.

No Domingo de Páscoa, na Visita Pascal, vamos ter acesa a vela da nossa barca e em família professarmos a nossa fé em Cristo ressuscitado.

V. Cristo Ressuscitou!
R.  Aleluia! Aleluia!

V. A sabedoria de Deus é admirável!
    Cristo ressuscitou e está connosco
    para sempre!
R. Aleluia! Aleluia!

V. Senhor Deus do Universo, que, neste dia, pelo Vosso Filho Unigénito, vencedor da morte, nos abristes as portas da eternidade, concedei-nos que, celebrando a solenidade da ressurreição do Senhor, renovados pelo Vosso Espírito, ressuscitemos para a luz da vida.
R. Ámen