25 de fevereiro de 2013

Domingo II da Quaresma


Domingo II da Quaresma

No meio da nuvem luminosa, ouviu-se a voz do Pai:
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
As leituras deste domingo convidam-nos a reflectir sobre a nossa “transfiguração”, a nossa conversão à vida nova de Deus; nesse sentido, são-nos apresentadas algumas pistas.
                A primeira leitura apresenta-nos Abraão, o modelo do crente. Com Abraão, somos convidados a “acreditar”, isto é, a uma atitude de confiança total, de aceitação radical, de entrega plena aos desígnios desse Deus que não falha e é sempre fiel às promessas.
 A segunda leitura convida-nos a renunciar a essa atitude de orgulho, de auto-suficiência e de triunfalismo, resultantes do cumprimento de ritos externos; a nossa transfiguração resulta de uma verdadeira conversão do coração, construída dia a dia sob o signo da cruz, isto é, do amor e da entrega da vida.
 O Evangelho apresenta-nos Jesus, o Filho amado do Pai, cujo êxodo (a morte na cruz) concretiza a nossa libertação. O projecto libertador de Deus em Jesus não se realiza através de esquemas de poder e de triunfo, mas através da entrega da vida e do amor que se dá até à morte. É esse o caminho que nos conduz, a nós também, à transfiguração em Homens Novos.
“… a Quaresma, com as indicações que dá tradicionalmente para a vida cristã, convida-nos precisamente a alimentar a fé, com uma escuta mais atenta e prolongada da Palavra de Deus e a participação nos Sacramentos e, ao mesmo tempo, a crescer na caridade, no amor a Deus e ao próximo, nomeadamente através do jejum, da penitência e da esmola
(Bento XVI, Mensagem para a Quaresma, 2013
LITURGIA DA PALAVRA DO DOMINGO II DA QUARESMA
 I Leitura:               Gen 15, 5-12.17-18
Deus estabelece a aliança com Abraão
 Toda a história da salvação, desde o princípio até ao fim dos tempos, não é outra coisa senão o estabelecimento de uma aliança entre Deus e os homens, aliança que é oferta gratuita de Deus e que há-de ser aceitação humilde e agradecida da parte do homem. Mas há momentos mais significativos no estabelecimento desta aliança. Um deles, que é o seu ponto de partida mais explícito, é o da Aliança com Abraão, o crente por excelência, que, pela fé, se entrega totalmente à palavra de Deus. Nesta leitura, a aliança é significada por meio de um antigo rito: os animais oferecidos e esquartejados são o gesto do homem e o fogo que passa pelo meio deles é sinal da presença de Deus. Assim, de aliança em aliança, nos encaminhamos para a celebração da nova e eterna aliança na Páscoa do Senhor.
 Salmo 26
O Senhor é a minha luz e a minha salvação
 II Leitura:             Filip 3, 17 – 4,1
Cristo nos transformará à imagem do seu corpo glorioso
 Cristo glorioso é o termo de toda a história humana, o objecto da esperança de toda a nossa vida e a meta para onde se orienta o nosso itinerário quaresmal. Ao tempo da ascese difícil e dolorosa na subida, que acompanha a vida que vivemos neste corpo mortal, responde a vida gloriosa, que já se manifesta no Corpo do Senhor transfigurado. Mas o caminho e a porta da glória passa pela Cruz.
Aclamação antes do Evangelho       
No meio da nuvem luminosa, ouviu-se a voz do Pai:
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Evangelho             Lc 9, 28b-36
Enquanto orava, alterou-se o aspecto do seu rosto
 A Transfiguração aparece todos os anos no Segundo Domingo da Quaresma, como anúncio da Ressurreição, de modo que, ao longo deste tempo de preparação pascal, estejamos bem conscientes de que o termo, para onde caminhamos, é Jesus ressuscitado. A Transfiguração, lida neste Domingo depois do Domingo da Tentação, faz com ela uma espécie de preâmbulo, antes de chegarmos à parte central da Quaresma. Mortificação e glorificação, tentação e glória, morte e ressurreição, são de facto, a síntese do mistério pascal que vamos celebrar.


PALAVRA DE DEUS PARA A SEMANA DE 25 FEVEREIRO A 02 MARÇO
 SEG 25
1 Dan 9, 4b-10 - Salmo 78 - Lc 6, 36-38
«Perdoai e sereis perdoados»
TER 26
Is 1, 10. 16-20 - Salmo 49 - Mt 23, 1-12
«Dizem e não fazem»
 QUA 27
Jer 18, 18-20 - Salmo 30 - Mt 20, 17-28
«Condená-l’O-ão à morte»
QUI 28
Jer 17, 5-10 - Salmo 1 - Lc 16, 19-31
«Recebeste os teus bens em vida e Lázaro apenas os males.
Agora ele encontra-se aqui consolado, enquanto tu és atormentado
SEX 01
Gen 37, 3-4. 12-13a. 17b-28 - Salmo 104 - Mt 21, 33-43. 45-46
«Este é o herdeiro; vamos matá-lo»
SAB 02
Miq 7, 14-15. 18-20 - Salmo 102 - Lc 15, 1-3. 11-32
«O teu irmão estava morto e voltou à vida»
PREPARANDO A LITURGIA PARA O DOMINGO III DA QUARESMA
Ex 3, 1-8a.13-15
«O que Se chama ‘Eu sou’ enviou-me a vós»
Salmo 102
O Senhor é clemente e cheio de compaixão
Cor 10, 1-6.10-12
A vida do povo com Moisés no deserto foi escrita para nos servir de exemplo
Lc 13, 1-9
«Se não vos arrependerdes, morrereis do mesmo modo»
INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 24 DE FEVEREIRO   (09:30h)
·         Maria da Conceição Moreira, de Vila; António Carneiro Silva e sogro; Manuel Barbosa Araújo; Manuel da Silva Pinto; Martinho da Silva Pereira; António Araújo, das Lapas; Manuel Pinto da Costa; Maria Emília Ferreira, da Sra. da Piedade; Joaquim Moreira e esposa, do Alto; Maria Luísa de Sousa e marido, de Vila Nova; Joaquim Vieira e esposa, das Regadas; Gualter Ferraz Pinto, de Vila Nova; Maria Emília Leal Teixeira; António Pereira de Freitas e esposa; Emídio Ribeiro; da Associação por João Ferreira; Luís Barbosa; Pais e irmã de António de Araújo Pinto
INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 03 DE MARÇO   (09:30h)
·         Joaquim Pinto Vieira e esposa; 30.º dia por Maria Júlia Araújo e família; João de Jesus Pinto, mãe e sogros; Natália Fernanda da Silva Alves e seus avós; Margarida Teixeira de Jesus, marido e filho; Maria Rosa Leal Pinheiro; Emídio Luís; António Pinto Melo; António Silva Luís, do Lameu; José Ferreira Aguiar
 24  FEV  -  Via Sacra, Igreja, 15:00h
 02 MAR – Oração de Vésperas, Igreja, 20:00h
 09 MAR - Jornadas Vicariais da Fé     Alpendorada, 15:00h
                                                                   Avessadas, 21:00h
10 MAR  - Jornadas Vicariais da Fé     Fornos, 15:30h      
IÇAR AS VELAS DA NOSSA FÉ…NA BARCA DA IGREJA…
(DA QUARESMA À PÁSCOA)

SEMANA

TEMÁTICA

ATIVIDADE

ORAÇÃO

ATITUDE





Transfi

guração

 

a

meta



RUMO


AO


 CAIS


DE


CHEGADA

A segunda semana coloca-nos perante a meta de todo o caminho quaresmal: a transfiguração, como experiência de transformação e antecipação da ressurreição. É preciso divisar a meta. São Paulo exorta-nos a pôr olhos na esperança da pátria futura. E Abraão, na 1ª leitura, é desafiado a olhar o céu e as estrelas. Para conhecer o rumo e chegar à meta, precisamos de percorrer o caminho certo. A nossa Carta de marear é a palavra da Escritura que nos orienta, como bússola. Precisamos de ler e de escutar esta Palavra na voz do Filho: «Escutai-O» (cf. Evangelho).


COLOCAR O CÍRIO

NO BARCO


Início do desenho do logotipo da Barca no círio


Desenhar retângulo, letras e números




“Este é o meu Filho: escutai-O” (Evangelho).


Deixar-se guiar pelo evangelho do dia.


Tomar a Palavra, como uma bússola


“Subir ao monte da oração, trazendo o amor e a força que daí derivam, para servir os nossos irmãos e irmãs com o próprio amor de Deus” (MQ2013,n.3).


Maior atenção e serviço às pessoas que vivem debaixo do mesmo teto.