8 de outubro de 2012

DOMINGO XXVII DO TEMPO COMUM


DOMINGO XXVII DO TEMPO COMUM
7 de outubro de 2012


“E os dois serão uma só carne”

Gen 2, 24




As leituras do 27º Domingo do Tempo Comum apresentam, como tema principal, o projecto ideal de Deus para o homem e para a mulher: formar uma comunidade de amor, estável e indissolúvel, que os ajude mutuamente a realizarem-se e a serem felizes. Esse amor, feito doação e entrega, será para o mundo um reflexo do amor de Deus.


A primeira leitura diz-nos que Deus criou o homem e a mulher para se completarem, para se ajudarem, para se amarem. Unidos pelo amor, o homem e a mulher formarão “uma só carne”. Ser “uma só carne” implica viverem em comunhão total um com o outro, dando-se um ao outro, partilhando a vida um com o outro, unidos por um amor que é mais forte do que qualquer outro vínculo.

A segunda leitura lembra-nos a “qualidade” do amor de Deus pelos homens… Deus amou de tal forma os homens que enviou ao mundo o seu Filho único “em proveito de todos”. Jesus, o Filho, solidarizou-Se com os homens, partilhou a debilidade dos homens e, cumprindo o projecto do Pai, aceitou morrer na cruz para dizer aos homens que a vida verdadeira está no amor que se dá até às últimas consequências. Ligando o texto da Carta aos Hebreus com o tema principal da liturgia deste domingo, podemos dizer que o casal cristão deve testemunhar, com a sua doação sem limites e com a sua entrega total, o amor de Deus pela humanidade

No Evangelho, Jesus, confrontado com a Lei judaica do divórcio, reafirma o projecto ideal de Deus para o homem e para a mulher: eles foram chamados a formar uma comunidade estável e indissolúvel de amor, de partilha e de doação. A separação não está prevista no projecto ideal de Deus, pois Deus não considera um amor que não seja total e duradouro. Só o amor eterno, expresso num compromisso indissolúvel, respeita o projecto primordial de Deus para o homem e para a mulher.


LITURGIA DA PALAVRA DO DOMINGO XXVII DO TEMPO COMUM


I Leitura:                            Gen 2, 18-24


“E os dois serão uma só carne”


A uma pergunta dos discípulos Jesus expõe a doutrina evangélica sobre a indissolubilidade do matrimónio. Jesus apela para a passagem da Sagrada Escritura, em que, logo desde o princípio, se expõe o sentido do casamento. De uma forma poética, apresenta-se a união do homem e da mulher como união de amor, que faz dos dois um só.  


Salmo    127


Refrão:                                O Senhor nos abençoe em toda a nossa vida 


II Leitura:                            Hebr 2, 9-11


“Aquele que santifica e os que são santificados

procedem todos de um só”


A Epístola aos Hebreus é um verdadeiro tratado sobre o sacerdócio de Jesus Cristo. Jesus é o Filho de Deus, mas que Se fez nosso irmão para nos conduzir, em Si, até ao Pai. Mistério de condescendência, de misericórdia, de humilhação e glória!               


ALELUIA                                              Jo 4, 12

 Refrão:                Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós

e o seu amor em nós é perfeito
                            

Evangelho:                         Mc 10, 2-16

“Não separe o homem o que Deus uniu”

Respondendo a uma pergunta posta pelos fariseus, Jesus pronuncia a condenação do divórcio, citando a palavra do Génesis, proclamada na primeira leitura. Aí o casal humano é apresentado como tendo sido assim constituído desde, o seu princípio, pela vontade de Deus Criador.

PALAVRA DE DEUS PARA A SEMANA DE 08  A  13  DE OUTUBRO


Seg 8 out
Gl 1, 6-12 – Salmo 110 – Lc 10, 25-37

“Quem é o meu próximo?”

Ter 9 out
São Dionísio, bispo, e companheiros, mártires; São João Leonardo, presbítero  (MF)

Gl 1, 13-24 – Salmo 138 – Lc 10, 38-42

“Marta recebeu Jesus em sua casa. Maria escolheu a melhor parte.”

Qua 10 out
Gl 2, 1-2. 7-14 – Salmo 116 – Lc 11, 1-4

“Senhor, ensina-nos a orar”

 Qui 11 out

Gl 3, 1-5 – Salmo Lc 1 – Lc 11, 5-13

“Pedi e ser-vos-á dado”

Sex 12 out
Gl 3, 7-14 – Salmo110 – Lc 11, 15-26

“Se Eu expulso os demónios pelo dedo de Deus, então o Reino de Deus chegou até vós.”

Sáb 13 out
Gl 3, 22-29 – Salmo 104 – Lc 11, 27-28

“Feliz o ventre que Te trouxe.”

Mais felizes os que ouvem a palavra de Deus.”


PREPARANDO A LITURGIA PARA  O PRÓXIMO DOMINGO:


Sab 7, 7-11

«Considerei a riqueza como nada, em comparação com a sabedoria»


Salmo 89             Saciai-nos, Senhor, com a vossa bondade

e exultaremos de alegria
Hebr 4, 12-13

“A palavra de Deus é capaz de discernir os pensamentos e intenções do coração”

Mc 10, 17-30

“Vende o que tens e segue-Me!

INTENÇÕES LEMBRADAS NA EUCARISTIA  DE 7 DE OUTUBRO

·         João de Jesus Pinto, de Requim e sua mãe; Natália Fernanda da Silva Alves e seus avós; Margarida Teixeira de Jesus, marido e filho; António Vieira, esposa e filho; Joaquim Pinto Vieira e esposa; Maria Rosa Leal Pinheiro; Emídio Luís; António Pinto Melo; Alexandre da Silva Azeredo; Maria Pinto da Costa e marido, de Requim; António da Silva Pinto e seus pais; Manuel Joaquim Teixeira; António Antunes, esposa e filho; António Silva Luís

INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 13 DE OUTUBRO   (18:30h)

·         David Tendela Pereira e sua mãe; António Pinto, da Sra. da Piedade; Helena de Jesus Martins, marido e filho; Luísa Pereira e marido, do Alto; Albino Teixeira Pinto e esposa, de Requim; Carlos André; Rosa Pereira de Jesus; José de Azeredo e Silva; António Monteiro Teixeira; António Soares de Almeida, pais e sogros.

Ø  Dia 11:   Reunião com todos os agentes da pastoral (21:00h)

Ø  Dia 13:   Acolhimento das crianças  da Catequese infantil

Reunião com os pais das crianças (17:00h)

Missa Vespertina (18:30h)

O Evangelho deste domingo apresenta-nos o projecto ideal de Deus para o homem e para a mulher que se amam: eles são convidados a viverem em comunhão total um com o outro, dando-se um ao outro, partilhando a vida um com o outro, unidos por um amor que é mais forte do que qualquer outro vínculo.. O amor de um homem e de uma mulher que se comprometem diante de Deus e da sociedade deve ser um amor eterno e indestrutível, reflexo desse amor que Deus tem pelos homens.

Apesar de tudo, a vida dos homens e das mulheres é marcada pela debilidade própria da condição humana.. A vida de todos nós está cheia de fracassos, de infidelidades, de falhas. Nessas circunstâncias, a comunidade deve, em todos os instantes, acolher, integrar, compreender, ajudar aqueles a quem as circunstâncias da vida impediram de viver o tal projecto ideal de Deus: testemunhar a bondade e a misericórdia de Deus para com todos aqueles a quem a partilha de um projecto comum fez sofrer e que, por diversas razões, não puderam realizar esse ideal que um dia, diante de Deus e da comunidade, se comprometeram a viver.

As crianças que Jesus nos apresenta no Evangelho deste domingo como modelos do discípulo convidam-nos à simplicidade, à humildade, à sinceridade, ao acolhimento humilde dos dons de Deus.. A dinâmica do Reino exige pessoas dispostas a acolher e a escutar as propostas de Deus e dispostas a servir os irmãos com humildade e simplicidade.