21 de outubro de 2012

DOMINGO XXIX DO TEMPO COMUM


DOMINGO XXIX DO TEMPO COMUM
21 de outubro de 2012

Quem entre vós quiser tornar-se grande, será vosso servo, e quem quiser entre vós ser o primeiro, será escravo de todos        Mc 10, 43-44
A liturgia do 29º Domingo do Tempo Comum lembra-nos, mais uma vez, que a lógica de Deus é diferente da lógica do mundo. Convida-nos a prescindir dos nossos projectos pessoais de poder e de grandeza e a fazer da nossa vida um serviço aos irmãos. É no amor e na entrega de quem serve humildemente os irmãos que Deus oferece aos homens a vida eterna e verdadeira.




A primeira leitura apresenta-nos a figura de um “Servo de Deus”, insignificante e desprezado pelos homens, mas através do qual se revela a vida e a salvação de Deus. Lembra-nos que uma vida vivida na simplicidade, na humildade, no sacrifício, na entrega e no dom de si mesmo não é, aos olhos de Deus, uma vida maldita, perdida, fracassada; mas é uma vida fecunda e plenamente realizada, que trará libertação e esperança ao mundo e aos homens.


Na segunda leitura, o autor da Carta aos Hebreus fala-nos de um Deus que ama o homem com um amor sem limites e que, por isso, está disposto a assumir a fragilidade dos homens, a descer ao seu nível, a partilhar a sua condição. Ele não Se esconde atrás do seu poder e da sua omnipotência, mas aceita descer ao encontro homens para lhes oferecer o seu amor.

No Evangelho, Jesus convida os discípulos a não se deixarem manipular por sonhos pessoais de ambição, de grandeza, de poder e de domínio, mas a fazerem da sua vida um dom de amor e de serviço. Chamados a seguir o Filho do Homem “que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida”, os discípulos devem dar testemunho de uma nova ordem e propor, com o seu exemplo, um mundo livre do poder que escraviza.


LITURGIA DA PALAVRA DO DOMINGO XXIX DO TEMPO COMUM

I Leitura: I                          Is 53, 10-11

«Se oferecer a sua vida como sacrifício de expiação,
terá uma descendência duradoira»

Esta leitura é um dos chamados “Cânticos do Servo de Deus” do Livro de Isaías. Este Servo apresenta-se como alguém que leva o seu espírito de serviço até ao ponto de dar a própria vida pela salvação da multidão. Jesus há-de realizar, da maneira mais perfeita que se possa imaginar, esta figura do Servo de Deus, e ensinou que este é o único caminho para entender a sua missão e a nossa, como seus discípulos e membros do seu povo.  

Salmo  32

Refrão:              
  Desça sobre nós a vossa misericórdia,
porque em Vós esperamos, Senhor.
 I
I Leitura:                            Hebr4, 14-16
«Vamos cheios de confiança ao trono da graça»



Por uma coincidência feliz, esta leitura liga-se hoje muito bem às outras duas. Fala-nos ela de Cristo como nosso Sacerdote. Ele não só Se ofereceu a Si mesmo ao Pai por nós, mas, como fruto dessa oblação, Ele mesmo, em sua humanidade, penetrou nos Céus e lá colocou, à direita do Pai, a nossa pobre humanidade, por Ele salva. Aí Ele continua a ser o Sacerdote da humanidade, por quem sempre intercede junto do Pai. Podemos, por isso, aproximar-nos confiantes de Deus, que nos acolhe com a sua graça.              

ALELUIA                              Mc 10, 45

O Filho do homem veio para servir
e dar a vida pela redenção de todos.                    
                            
Evangelho:                         Mc 10, 35-45

«O Filho do homem veio para dar a vida pela redenção de todos»

Jesus realizou em Si a figura do Servo de Deus, de que falava a primeira leitura. E, se hoje O reconhecemos como “Senhor”, foi porque o Pai O exaltou e Lhe deu esse nome, que está acima de todos os nomes, depois de Ele ter sido obediente até à morte e morte de cruz. O caminho que O levou à glória foi o do serviço até à morte.   


PALAVRA DE DEUS PARA A SEMANA DE  22  A  27 DE OUTUBRO

Seg, 22 out
Beato João Paulo II, Papa  (MF);

Beato Timóteo Giaccardo, presbítero  (MF)

Ef 2, 1-10 – Salmo 99 – Lc 12, 13-21
“O que preparaste, para quem será?”

Ter, 23 out
São João de Capistrano, presbítero  (MF)

Ef 2, 12-22 – Salmo 84 – Lc 12, 35-38

“Felizes os servos, que o Senhor, ao chegar, encontrar vigilantes”
 
Qua, 24 out
Santo António Maria Claret, bispo  (MF)

Ef 3, 2-12 – Salmo Is 12, 2-6 – Lc 12, 39-48

“A quem muito foi dado muito será exigido”

Qui, 25 out
Ef 3, 14-21 – Salmo 32 – Lc 12, 49-53

“Não vim trazer a paz, mas a divisão”

Sex, 26 out
Ef 4, 1-6 – Salmo 23 – Lc 12, 54-59

“Se sabeis discernir o aspecto da terra e do céu, por que não sabeis discernir o tempo presente?”

Sáb, 27 out
Beato Gonçalo de Lagos, presbítero  (MF)

Ef 4, 7-16 – Salmo 121 – Lc 13, 1-9

“Se não vos arrependerdes, morrereis do mesmo modo”

 
PREPARANDO A LITURGIA PARA  O PRÓXIMO DOMINGO:
Jer 31, 7-9
«Vou trazer de novo o cego e o coxo entre lágrimas e preces»
Salmo   125         Grandes maravilhas fez por nós o Senhor, por isso exultamos de alegria.
Hebr 5, 1-6
«Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec»
Mc 10, 46-52
«Mestre, que eu veja»
INTENÇÕES LEMBRADAS NA EUCARISTIA  DE 21 DE OUTUBRO
·         Emídio Ribeiro; Associados da Mensagem de Fátima; Rosa de Jesus; Maria da Conceição Moreira, de Vila; António Carneiro Silva e sogro; Manuel Barbosa Araújo; Manuel da Silva Pinto; Martinho da Silva Pereira; António Araújo, das Lapas; Manuel Pinto da Costa; Arcanjo Luís, esposa, filhos e restantes familiares; António Joaquim Morais, de Lamego; António Silva Luís; António José Lino; Luís Gonçalo Pinto; José Ferreira Aguiar (falecido na França)

INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 28 DE OUTUBRO   (09:30h)
·         Acção de Graças à Sra. da Boa Viagem; Maria Emília Ferreira, da Sra. da Piedade; Joaquim Moreira e esposa, do Alto; Maria Luísa de Sousa e marido, de Vila nova; Joaquim Vieira e esposa, das Regadas; Gualter Ferraz Pinto, de Vila Nova; Maria Emília Leal Teixeira.
·           26 out.: Reunião Ministros Extraord. Comunhão, 21:00h
·          28 out.: Reunião do Grupo de Acólitos, depois da Missa
·         28 out.: Reunião do Grupo de Leitores, depois da Missa
Na nossa sociedade, os primeiros são os que têm dinheiro, os que têm poder, os que frequentam as festas badaladas nas revistas da sociedade, os que vestem segundo as exigências da moda, os que têm sucesso profissional, os que sabem colar-se aos valores politicamente correctos… E na comunidade cristã? Quem são os primeiros? As palavras de Jesus não deixam qualquer dúvida: “quem quiser ser o primeiro, será o último de todos e o servo de todos”.
Na comunidade cristã, a única grandeza é a grandeza de quem, com humildade e simplicidade, faz da própria vida um serviço aos irmãos. Na comunidade cristã não há donos, nem grupos privilegiados, nem pessoas mais importantes do que as outras, nem distinções baseadas no dinheiro, na beleza, na cultura, na posição social… Na comunidade cristã há irmãos iguais, a quem a comunidade confia serviços diversos em vista do bem de todos. Aquilo que nos deve mover é a vontade de servir, de partilhar com os irmãos os dons que Deus nos concedeu.