22 de julho de 2012

DOMINGO XVI DO TEMPO COMUM 22 de julho de 2012


DOMINGO XVI DO TEMPO COMUM
22 de julho de 2012 

Vinde comigo para um lugar isolado e descansai um pouco.”
Mc 6, 31
Que descanso?

As páginas dos evangelhos estão cheias de uma actividade contínua de Jesus e dos apóstolos. Como no fundo estão as páginas da história e da vida de todos nós. Não há uma história do descanso, do tempo necessário para retemperar forças. Ele é suposto e parece que, por ficar no silêncio da vida tem uma importância menor, mas a sua falta origina grandes males. Por isso é saboroso o convite a descansar que Jesus propõe aos discípulos. Se até o Pai ao criar o mundo descansou ao sétimo dia!
Descanso, por estes dias, ganha o nome de férias. Esse tempo sonhado e conquistado de parar um pouco e apreciar a vida com olhos novos.             Mas estas supõem o trabalho e bem sabemos como esta palavra faz sofrer no nosso tempo. Ouço e vejo a dor de tantos para quem as férias são como um aguilhão a espetar mais fundo a sua vida de “férias forçadas” de desempregados.
Mas o descanso é necessário para melhor sentirmos as necessidades dos outros, para nos enchermos de compaixão, e até para escutar melhor o que Deus vai sussurrando na brisa do vento. É um trabalho diferente, mas tão importante!                     P. Vítor Gonçalves

LITURGIA DA PALAVRA DO DOMINGO XVI DO TEMPO COMUM

I Leitura:                             Jer 23, 1-6
«Reunirei o resto das minhas ovelhas e dar-lhes-ei pastores»

No Evangelho, Jesus vai revelar-Se cheio de compaixão pela multidão, que é como um rebanho sem pastor. Mas já desde o Antigo Testamento Deus Se tinha revelado como bom Pastor do seu povo. Os cuidados do pastor pelo seu rebanho são uma boa comparação que nos pode fazer compreender o amor com que Deus Se preocupa com os homens e deseja que eles encontrem os verdadeiros caminhos da vida e o verdadeiro alimento que os há-de sustentar nesses caminhos. E logo se anuncia um “rebento justo”, um “verdadeiro rei”, o Messias futuro que Se há-de um dia apresentar como o “Bom Pastor”, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Salmo  22
                               “O Senhor é meu pastor: nada me faltará”

II Leitura:                            Ef 2, 13-18
«Ele é a nossa paz, que fez de uns e outros um só povo»

Continuando a expor o plano de Deus sobre o mundo, S. Paulo mostra como Jesus fez a união de todos os homens por meio da sua Cruz, em particular, a união entre o povo de Deus do Antigo Testamento e o do Novo Testamento. Nem são rigorosamente dois povos, mas dois momentos do mesmo povo em que se manifesta a continuação e o desenvolvimento do mesmo e único plano divino de levar todos os homens, de todos os tempos, à unidade do Corpo que tem Cristo por cabeça e pastor.


ALELUIA                                              Jo 10, 27
“As minhas ovelhas escutam a minha voz, diz o Senhor;
Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me.”

Evangelho:                                        Mc 6, 30-34
«Eram como ovelhas sem pastor»

Sem a palavra de Deus os homens não encontram a união, são como ovelhas tresmalhadas de um rebanho a que falta o pastor. Jesus, ao contemplar a multidão que O seguia, mas que não era ainda a sua Igreja, sente por ela grande compaixão e vai-lhes dando o pão da palavra de Deus: “começou a ensinar-lhes muitas coisas”.

PALAVRA DE DEUS PARA A SEMANA DE 23 A 28 DE JULHO

seg 23 jul
Santa Brígida, religiosa, padroeira da Europa  (F)
Gl 2, 19-20 – Salmo 33 – Jo 15, 1-8
“Quem permanece em Mim e Eu nele dá muito fruto”

ter 24 jul
São Sarbélio Makhluf, presbítero  (MF)
Mq 7, 14-15. 18-20 – Salmo 84 – Mt 12, 46-50
“Apontando para os discípulos, disse. Estes são a minha mãe e os meus irmãos”

quar 25 jul
São Tiago, Apóstolo
2Cor 4, 7-15 – Salmo 125 – Mt 20, 20-28
“Bebereis do meu cálice”

qui 26 jul
São Joaquim e Santa Ana pais de Nossa Senhora  (MO)
Jr 2, 1-3. 7-8. 12-13 – Salmo 35 – Mt 13, 10-17
“A vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não”

sex 27 jul 
Jr 3, 14-17 – Salmo Jr 31 – Mt 13, 18-23
“Aquele que ouve a Palavra e a compreende, esse dá fruto”

sáb 28 jul
Jr 7, 1-11 – Salmo 83 – Mt 13, 24-30
“Deixai-os crescer ambos até à ceifa
PREPARANDO A LITURGIA PARA  O PRÓXIMO DOMINGO:

2 Reis 4, 42-44
«Comerão e ainda há-de sobrar»
Salmo 144
                               Abris, Senhor, as vossas mãos
e saciais a nossa fome
Ef 4, 1-6
«Um só Corpo, um só Senhor, uma só fé, um só Baptismo»
Jo 6, 1-15
«Distribuiu-os e comeram quanto quiseram»

INTENÇÕES LEMBRADAS NA EUCARISTIA  DE 22 DE JULHO
·         Rosa de Jesus; Emídio Ribeiro; Associados da Mensagem de Fátima; Maria da Conceição Moreira, de Vila; António Carneiro Silva e sogro; Manuel Barbosa Araújo; Manuel da Silva Pinto; Martinho da Silva Pereira; António Araújo, das Lapas; Manuel Pinto da Costa; Maria Emília Ferreira, da Sra. da Piedade; Emídio Luís; António Soares, da Pena; José Araújo; António José Lino

INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 29 DE JULHO
·         Ricardo Luís e filha; Joaquim Moreira e esposa, do Alto; Maria Luisa de Sousa e marido, de Vila Nova; Joaquim Vieira e esposa, das Regadas; Gualter Ferraz Pinto, de Vila Nova; António Silva Luís; Hugo Lima; Eva Monteiro Lima e Mário Armindo Soares


50 anos de Partilha do Dom de Deus

Ø  26 de julho: Participação na Caminhada e Encontro Vicarial.             Dia dos Avós. Concentração no Entroncamento em frente ao edifício Plaza, às 20:30h.
Ø  28 de julho: Caminhar para o Encontro. Atividade com os jovens da paróquia e seus pais. Concentração dos jovens no adro da Igreja às 9:00h.
Ø  29 de julho: No cume da montanha, mais perto de Deus. Via Sacra na serra do Buçaco. Saída às 7.30h nos locais habituais.