7 de julho de 2012


DOMINGO XIV DO TEMPO COMUM
08 de julho de 2012

Os nossos olhos estão postos no Senhor,
até que Se compadeça de nós
A liturgia deste domingo revela que Deus chama, continuamente, pessoas para serem testemunhas no mundo do seu projecto de salvação. Não interessa se essas pessoas são frágeis e limitadas; a força de Deus revela-se através da fraqueza e da fragilidade desses instrumentos humanos que Deus escolhe e envia.
A primeira leitura apresenta-nos um extracto do relato da vocação de Ezequiel. A vocação profética é aí apresentada como uma iniciativa de Jahwéh, que chama um “filho de homem” (isto é, um homem “normal”, com os seus limites e fragilidades) para ser, no meio do seu Povo, a voz de Deus.
Na segunda leitura, Paulo assegura aos cristãos de Corinto (recorrendo ao seu exemplo pessoal) que Deus actua e manifesta o seu poder no mundo através de instrumentos débeis, finitos e limitados. Na acção do apóstolo – ser humano, vivendo na condição de finitude, de vulnerabilidade, de debilidade – manifesta-se ao mundo e aos homens a força e a vida de Deus.
O Evangelho, ao mostrar como Jesus foi recebido pelos seus conterrâneos em Nazaré, reafirma uma ideia que aparece também nas outras duas leituras deste domingo: Deus manifesta-Se aos homens na fraqueza e na fragilidade. Quando os homens se recusam a entender esta realidade, facilmente perdem a oportunidade de descobrir o Deus que vem ao seu encontro e de acolher os desafios que Deus lhes apresenta.                                                                    www.dehonianos.org 

LITURGIA DA PALAVRA DO DOMINGO XIV DO TEMPO COMUM

I Leitura:                                            Ez 2, 2-5

“São uma casa de rebeldes,
mas saberão que há um profeta no meio deles”

De muitos modos Deus tem falado ao seu povo. Os profetas foram, no Antigo Testamento, um dos meios pelos quais Deus lhe falou. Mas nem sempre é fácil, porque nem sempre é cómodo, escutar os profetas de Deus. A palavra de Deus que eles transmitem pede atenção, escuta, obediência, fidelidade, atitudes que nem sempre foram fáceis ao povo de Deus. Mas, a vingança (!) de Deus foi enviar-lhe, por fim, o Profeta, que foi o seu próprio Filho.

Salmo  122
“Os nossos olhos estão postos no Senhor,
até que Se compadeça de nós”

II Leitura:                                           2 Cor 12, 7-10

“Gloriar-me-ei nas minhas fraquezas,
para que habite em mim o poder de Cristo”

S. Paulo é exemplo do homem verdadeiramente humilde, aquele que sabe reconhecer os dons de Deus, sobretudo quando eles triunfam das suas fraquezas. Forte só Deus, e o homem que n’Ele se apoia, n’Ele confia, a Ele atribui todo o bem e d’Ele espera tudo o que lhe falta. Tanto mais se enaltece a graça de Deus, quanto maior é a fraqueza de que ela triunfa.


ALELUIA              O Espírito do Senhor está sobre mim:
Ele me enviou a anunciar o Evangelho aos pobres.
      (Lc 4, 18)  

Evangelho:                                        Mc 6, 1-6

“Um profeta só é desprezado na sua terra”

O último dos Profetas foi o próprio Filho de Deus, Jesus. Mais do que Profeta, porque Ele, não só anunciou a palavra de Deus, mas Ele próprio é a Palavra do Pai, e veio a este mundo precisamente para ser a Palavra de Deus no meio dos homens. Apesar disso, os seus próprios compatriotas desprezaram-n’O. Era para eles apenas um vizinho, todos Lhe conheciam a história, e facilmente desprezamos o que só conhecemos por fora. Outros, ao longe, hão-de acreditar n’Ele, e, por Ele, chegar ao Pai.

PALAVRA DE DEUS PARA A SEMANA DE 09 A 14 DE JULHO

seg, 9 jul
Os 2, 16. 17b-18. 21-22 – Salmo 144 – Mt 9, 18-26
“A minha filha acaba de morrer: Mas vem impor-lhe a mão e ela viverá.”

ter, 10 jul
Os 8, 4-7. 11. 13 – Salmo 113b – Mt 9, 32-38
“A seara é grande mas os trabalhadores são poucos.”

qua, 11 jul
S. Bento, abade, pdroeiro da europa (F)
Pr 2, 1-9 – Salmo 33 – Mt 19, 27-29
“É mais fácil passar um camelo pelo fundo duma agulha do que um rico entrar no reino de Deus”.

qui, 12 jul
Os 11, 1-4. 8c-9 – Salmo 79 – Mt 10, 7-15
“Recebestes de graça; dai de graça”.

sex, 13 jul
Santo Henrique  (MF)
Os 14, 2-10 – Salmo 50 – Mt 10, 16-23
“Não sereis vós a falar, mas o Espírito de vosso Pai”.

sáb, 14 jul
São Camilo de Lellis, presbítero   (MF)
Is 6, 1-8 – Salmo 92 – Mt 10, 34-33
“Não temais os que matam o corpo

PREPARANDO A LITURGIA PARA  O PRÓXIMO DOMINGO:

Amós 7, 12-15
“Vai, profeta, ao meu povo”    
Salmo 84
“Mostrai-nos, Senhor, o vosso amor
e dai-nos a vossa salvação”

Ef 1, 3-14
“Ele nos escolheu, em Cristo, antes da criação do mundo”
Mc 6, 7-13
“Começou a enviá-los”


INTENÇÕES LEMBRADAS NA EUCARISTIA  DE 08 DE JULHO
·         António Silva; Emídio Luís; António Pinto Melo; Alexandre da Silva Azeredo; Maria Pinto da Costa e marido, de Requim; António Silva Pinto e seus pais; Manuel Joaquim Teixeira; Luís Vieira e Maria da Conceição Pinheiro da Silva; António Silva Luís, missa de 30.º dia; Pai e sogros de Madalena do Carreiro

INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 15 DE JULHO
 Helena de Jesus Martins, marido e filho; Luísa Pereira e marido, do Alto; Albino Teixeira Pinto e esposa, de Requim; Carlos André; José de Azeredo e Silva; António Monteiro Teixeira; António Soares Pinheiro

·         Hoje de tarde, no Amieiro: Leilão de Oferendas a favor da Comissão de Festas. 
·         Sexta-feira, 13, às 21.00:  reunião com os adolescentes e seus pais e mostra das fotografias e filme da via-sacra ao Buçaco.
·         Sábado, 14, às 20.30h: Oração Comunitária de Vésperas no Primeiro Sábado

50 anos de Partilha do Dom de Deus


Ø  Ainda está a tempo de se inscrever para a Via Sacra na serra do Buçaco. O prazo termina hoje!

Ø  Inscrições para o jantar da Celebração dos 50 anos da Ordenação Sacerdotal do Sr. Pe. Vales no dia 5 de agosto até ao próximo dia 15 de julho