6 de maio de 2012

Domingo V da Páscoa

Domingo V da Páscoa
6 de maio de 2012


Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto
Jo 15, 5
Permanecer
“Permanecer” significa continuar, aguentar, ficar até ao fim.
Na belíssima imagem da videira e dos ramos Jesus convida-nos a permanecer nele. Não para fugir da realidade do mundo mas para nos comprometermos ainda mais. Como Ele. Esse compromisso que significa dar sentido à vida e valorizar as pessoas pelo que são e não pelo que têm.
Permanecer em Jesus é entrar no seu dinamismo de vida que procura mudar por dentro o sentido do viver humano. Que convida a colocar na base das escolhas humanas os valores espirituais da vida e do amor, da relação feliz com Deus que ama absolutamente, da vida em comunhão uns com os outros.
 Desenvolvendo o ser de cada um, as capacidades e dons que produzem frutos abundantes e saborosos. A fé em Cristo é um factor de multiplicação do ser humano, leva-o a alargar as fronteiras da sabedoria, da beleza e do amor.
Permanecer em Jesus, conjuga-se, então, com qualidade e excelência em todas as dimensões humanas. Permanecemos em Jesus na vivência do Evangelho, na autenticidade da vida cristã, de forma autêntica, vivencial e esclarecida.
Somos convidados a reflectir sobre a nossa união a Cristo. Só unidos a Cristo temos acesso à vida verdadeira.

LITURGIA DA PALAVRA DO V DOMINGO DA PÁSCOA
I Leitura:             Actos 9, 26-31

«Contou-lhes como, no caminho, tinha visto o Senhor»

A conversão de Saulo, que depois adoptou o nome de Paulo, é momento decisivo na história da expansão do Evangelho. Uma vez tornado discípulo de Jesus, junta-se aos que já o eram há mais tempo, não sem que estes, a princípio, mostrassem reservas a seu respeito, tal era a fama que corria acerca do perseguidor da nova religião. Mas, apesar da perseguição de certos, a Igreja ia-se edificando, pois que o Senhor Jesus era a sua pedra fundamental e o Espírito Santo a alma que a animava.

Salmo Responsorial:     Salmo   21 (22)

Refrão: Eu Vos louvo, Senhor, na assembleia dos justos

II Leitura:            1 Jo 3, 18-24

«É este o seu mandamento: acreditar e amar»

A verdade de que fala a leitura engloba a fé e o amor, que tornam o homem amigo de Deus e dão paz ao coração. E estas virtudes não são apenas atitudes que residam na intenção e boa vontade, mas princípio activo que leva a realizar as próprias obras de quem crê e ama. Assim se entra em comunhão com Deus e se vive n’Ele e Ele vive em nós.

ALELUIA Jo 15, 4a.5b

Diz o Senhor: 
«Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós;
quem permanece em Mim dá muito fruto»

Evangelho:         Jo 15, 1-8

«Quem permanece em Mim e Eu nele dá muito fruto»

A comparação entre o povo de Deus e a vinha é tradicional na Sagrada Escritura. Mas aqui é o próprio Jesus que Se apresenta como a videira, e aos seus discípulos como as varas da mesma. Tal comparação sublinha a identidade de vida, que, procedendo de Jesus, vivifica os membros da sua Igreja. Não se trata apenas de união exterior mas de comunhão de vida que d’Ele nos vem.

PALAVRA DE DEUS PARA A SEMANA DE 7 A 12 DE  MAIO

7 Seg - Act 14,5-18 – Sl. 113 B – Jo 14, 21-26
             O Paráclito que o Pai enviará em Meu nome vos ensinará todas as coisas

8 ter    Act  14, 19-28 – Sl. 114 – Jo 14, 27-31a
           Dou-vos a minha paz

9 qua  Act  15, 1-6 – Sl. 6121 – Jo 15, 1-8
           Quem permanece em Mim e Eu nele, dá fruto abundante

10 qui   Act  15, 7-21 – Sl.  95 – Jo 15, 9-11  
             Há tanto tempo estou convosco e não Me conheces?

11 sex   Act 15, 22-31 – Sl. 56 – Jo 15, 12-17
             É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros

12 sáb Beata Joana de Portugal, virgem; São Pancrácio, mártir e São Neru e Santo Aquileu, mártires
           Act 16, 1-10 – Sl. 99 – Jo 15, 18-21
           Não sois do mundo, mas Eu vos escolhi do mundo

PREPARANDO A LITURGIA PARA O PRÓXIMO DOMINGO

Actos 10, 25-26.34-35.44-48
«O Espírito Santo difundia-se também sobre os pagãos»

Salmo 97 (98)
Diante dos povos manifestou Deus a salvação

1 Jo 4, 7-10
«Deus é amor»

Jo 15, 9-17
«Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos»

INTENÇÕES LEMBRADAS NA EUCARISTIA  DE 6 DE MAIO
·         João de Jesus Pinto, de Requim e sua mãe; Natália Fernanda da Silva Alves e seus avós; Margarida Teixeira de Jesus, marido e filho; António Vieira, esposa e filho; Joaquim Pinto Vieira e esposa; Maria Rosa Leal Pinheiro; Emídio Luís; António Pinto Melo; Alexandre da Silva Azeredo; Maria Pinto da Costa e marido, de Requim; António da Silva Pinto e seus pais; Manuel Joaquim Teixeira; Maria da Conceição Leal Pinto; Adão Ferraz Luís e Arminda Lima Monteiro e marido

INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA  DE 13 DE MAIO
·         - António Antunes, esposa e filho; Pai e irmão de Maria da Conceição Soares; Missa de Acção de Graças; Luís Vieira e Maria da Conceição Pinheiro da Silva; helena de Jesus Martins, marido e filho; Luísa Pereira e marido, do Alto; Albino Teixeira Pinto e esposa, de Requim; Carlos André; José de Azeredo e Silva e António Monteiro Teixeira
·         RECITAÇÃO EM COMUNIDADE DO TERÇO

 - de domingo dia 6 a sexta-feira dia 11 sob a orientação da catequese infantil
domingo - 1.º ano; segunda-feira - 2.º ano; terça-feira - 3.º ano;
quarta-feira - 4.º ano; quinta-feira - 5.º ano;  sexta-feira -6.º ano
- dia 12: Ministros Extraordinários da Comunhão; dia 13: Grupo Coral
Dia 14: Leitores; dia 15: Vicentinas; dia 16: Comissão Fabriqueira;
Dia 17: Zeladoras; dia 18: Acólitos; dia 19: Movimento da Mensagem de Fátima