Domingo VI da Páscoa
13 de maio de 2012
DEUS
É AMOR
A liturgia do 6º Domingo da Páscoa convida-nos a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa, nos gestos e nas palavras de Jesus e dia a dia tornado presente na vida dos homens por ação dos discípulos de Jesus, conduzidos pelo Espírito Santo
A segunda leitura apresenta uma das mais profundas e completas definições de Deus: “Deus é amor”. A vinda de Jesus ao encontro dos homens e a sua morte na cruz revelam a grandeza do amor de Deus pelos homens. Ser “filho de Deus” e “conhecer a Deus” é deixar-se envolver por este dinamismo de amor e amar os irmãos.
No Evangelho, Jesus define as coordenadas do “caminho” que os seus discípulos devem percorrer, ao longo da sua marcha pela história… Eles são os “amigos” a quem Jesus revelou o amor do Pai; a sua missão é testemunhar o amor de Deus no meio dos homens. Através desse testemunho, concretiza-se o projecto salvador de Deus e nasce o Homem Novo.
No Evangelho, Jesus define as coordenadas do “caminho” que os seus discípulos devem percorrer, ao longo da sua marcha pela história… Eles são os “amigos” a quem Jesus revelou o amor do Pai; a sua missão é testemunhar o amor de Deus no meio dos homens. Através desse testemunho, concretiza-se o projecto salvador de Deus e nasce o Homem Novo.
A primeira leitura afirma que essa salvação oferecida por Deus através de Jesus Cristo, e levada ao mundo pelos discípulos, se destina a todos os homens e mulheres, sem excepção. Para Deus, o que é decisivo não é a pertença a uma raça ou a um determinado grupo social, mas sim a disponibilidade para acolher a oferta que Ele faz.
LITURGIA DA PALAVRA DO VI DOMINGO DA PÁSCOA
I Leitura: I Actos 10, 25-26.34-35.44-48
«O Espírito Santo difundia-se também sobre os pagãos»
Nesta leitura contam-se os primeiros frutos da pregação do Evangelho entre os pagãos. A conversão e o baptismo do oficial do exército romano, de nome Cornélio, fez compreender aos primeiros cristãos, e particularmente ao próprio S. Pedro, que a graça de Jesus Cristo, anunciada no Evangelho, se destina a todos os homens, porque Deus a todos quer chamar à fé e à conversão.
Salmo Responsorial: Salmo 97 (98)
Refrão: Diante dos povos manifestou Deus a salvação.
II Leitura: 1 Jo 4, 7-10
«Deus é amor»
A revelação última de Deus ao homem é a de que Ele é amor. E o testemunho de que é assim é o facto de Ele nos ter enviado o seu Filho, para que, por Ele, nos tornássemos filhos de Deus. Nesta fraternidade divina só o amor pode ser o móbil de toda a actividade entre os irmãos.
ALELUIA Jo 14, 23
Refrão: Se alguém Me ama, guardará a minha palavra.
Meu Pai o amará e faremos nele a nossa morada
Evangelho: Jo 15, 9-17
«Ninguém tem maior amor
do que aquele que dá a vida pelos amigos»
Deus é amor. Ele revelou-Se como tal, principalmente ao dar-nos o seu Filho,
Jesus, como nosso Salvador. A Igreja, que é o corpo de Jesus e a sua presença sobre a terra, tem como lei fundamental a lei do amor; tendo amor uns aos outros, os cristãos manifestam em si a própria vida de Deus, ao mesmo tempo que a comunicam.
PALAVRA DE DEUS PARA A SEMANA DE 14 A 19 DE MAIO
14 seg São Matias, Apóstolo
Act 1, 15-17.20-26 – Sl 112 – Jo 15, 9-17
“Não fostes vós que Me escolhestes, fui Eu que vos escolhi”
15 terç Act 16, 22-34 – Sl 137 – Jo 16, 5-11
Se Eu não for, o Paráclito não virá a vós”
16 qua Act 17, 15.22-18.1 – Sl 148 – Jo 16, 12-15
“Tudo o que Meu Pai tem é Meu. O Espírito receberá deo que é Meu, para vo-lo anunciar”
17 qui Rogações
Act 18, 1-8 – Sl 97 – Jo 16, 16-20
“Estareis tristes, mas a vossa tristeza converter-se-á em alegria”
18 sex São João I, Papa e mártir
Act 18, 9-18 – Sl 46 – Jo 16, 20-23ª
“Ninguém vos pode tirar a vossa alegria”
19 sáb Act 18, 23-28 – Sl 46 – Jo 16, 23b-28
“O Pai vos ama, porque vós Me amastes e acreditastes”
PREPARANDO A LITURGIA PARA O PRÓXIMO DOMINGO
ASCENÇÃO DO SENHOR
Actos 1, 1-11 “Elevou-Se à vista deles”
Salmo 46 “Ergue-Se Deus, o Senhor,
em júbilo e ao som da trombeta”
em júbilo e ao som da trombeta”
Ef 1, 17-23 “Colocou-O à sua direita nos Céus”
Mc 16, 15-20 “Foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus”
INTENÇÕES LEMBRADAS NA EUCARISTIA DE 13 DE MAIO
· António Antunes, esposa e filho; Pai e irmão de Maria da Conceição Soares; Missa de Acção de Graças; Luís Vieira e Maria da Conceição Pinheiro da Silva; Helena de Jesus Martins, marido e filho; Luísa Pereira e marido, do Alto; Albino Teixeira Pinto e esposa, de Requim; Carlos André; José de Azeredo e Silva; António Monteiro Teixeira e Missa de 7.º dia por António Silva
INTENÇÕES PARA A EUCARISTIA DE 20 DE MAIO
· Missa da Associação por António Silva; Emídio Ribeiro; Rosa de Jesus; Américo Alves Luís; Associados da Mensagem de Fátima; Maria da Conceição Moreira, António Carneiro Silva e sogro; Manuel Barbosa Araújo; Manuel da Silva Pinto; Martinho da Silva Pereira
· RECITAÇÃO EM COMUNIDADE DO TERÇO
dia 13: Grupo Coral; dia 14: Leitores; dia 15: Vicentinas; dia 16: Movimento da Mensagem de Fátima; Dia 17: Zeladoras; dia 18: Acólitos; dia 19: Comissão Fabriqueira
· dia 19: “Um Dia de Deserto”. Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima do Movimento da Mensagem de Fátima